terça-feira, 17 de outubro de 2006

Brazilian Flan - Pudim de Leite Condensado

Estava lendo La Tartine Gourmande outro dia e a Bea fez um 'Crème Renversée' que é muito parecido com esta receita que minha mãe gosta de preparar sempre que os visitamos. Com uma família grande (tenho 4 irmãos e 2 irmãs) minha mãe precisava de receitas fáceis e rápidas e esta era nossa sobremesa favorita. Em homenagem a ela, segue a receita:

Tão fácil como contar 1.2.3... e o resultado é uma sobremesa de outro mundo!

Pudim de Leite Condensado

1 lata de leite condensado
1 lata de leite (usa a lata para medir)
1 colher (chá) de maizena
3 ovos

Caramelo:

1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água

1) Adicione 2 dedos de água quente em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C.

2) Em uma forma para pudim pequena, coloque o açúcar e leve ao fogo brando. Segure a forma com uma luva e vá girando até o açúcar tomar uma consistência dourada, cuidado para não queimar muito pois interfere no sabor do pudim. Acrescente a água, deixe ferver até engrossar. Deixe esfriar.

3) Em um liquidificador, bata o leite condensado, o leite, a maizena e os ovos. Despeje o conteúdo na forma caramelizada. Leve ao forno em banho-maria por 45 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira para esfriar por cerca de quatro horas. Antes de servir, aqueça a forma por alguns segundos e passe a ponta de uma faca ao redor para desgrudar totalmente o pudim. Desenforme em um prato fundo.

6 comentários:

  1. Cris, esta era exatamente a receita que eu fazia, a única diferença é que sempre usei 4 ovos. Mas eu achava meio sem graça, sem gosto de nada... Então, já há alguns anos,
    eu passei a acrescentar 1/2 xícara de açúcar e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha à mistura no liquidificador. Eu achei que fica bem mais saboroso!
    E parabéns pelas fotos, estão lindas!

    ResponderExcluir
  2. Ci, obrigada pela dica e pelo elogio, vou tentar sua receita. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. YUm yum. I would love it for dessert tonight. Looks delicious!

    ResponderExcluir
  4. Bea, it is really yummy, hope you get to try it!

    ResponderExcluir
  5. Cris, amei esta receita e como voce a apresentou. 7 filhos é muita coragem e imaginação. Deve ser muito bacana ter muitos irmãos e irmãs. Parece brincadeira mas nao tinha receita deste pudim e esta esta facil de guardar na memoria e vai me lembrar sempre de ti.bjs

    ResponderExcluir
  6. Cris, grata pela receita é deliciosa. Ainda coloquei raspas de um tablete pequeno de chocolate meio amargo.

    bjs
    Erika

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!