domingo, 17 de dezembro de 2006

Coleslaw - Salada de Repolho

O nome “cole slaw”, derivado de 'koolsla' (provavelmente holandês), significa 'salada refrescante' e é uma salada clássica americana, servida na maioria dos restaurantes. Eu comi pela primeira vez nos meus tempos de estudante de intercâmbio e o nome não me disse muito a respeito, só ao experimentar consegui identificar os ingredientes. Feita com repolho e cenoura crus, coberta com um molho de maionese, ela é servida gelada. A receita básica é simples, exigindo dez minutinhos de nosso precioso tempo. Eu gosto de variar acrescentando várias frutas como maçã, melão e abacaxi, tornando-a, neste caso, uma bela salada de Natal.

Coleslaw - Salada de Repolho - Receita Básica

1/2 cabeça de repolho ralado (pode misturar roxo e branco, mas leia a dica abaixo)
1 cenoura média ralada
1 cebola pequena ralada
1/2 xícara de uvas-passas (opcional)

Molho:
½ xícara de maionese (eu usei 1, ficou bem cremoso)
1/2 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão
1 colher (sopa) de açúcar (isso mesmo, açúcar)
1 colher (chá) mostarda preparada (opcional)
sal e pimenta-do-reino a gosto
cheiro verde

Em uma tigela, misture bem os ingredientes do molho. Junte o repolho bem escorrido, a cenoura, a cebola e as passas. Acerte o sal. Sirva bem gelada.

Dicas:
- Tire o talo do repolho e rale no mesmo ralador de cenouras.
- Se usar repolho roxo, lave bem e escorra para não 'manchar' a maionese.
- Se preferir uma salada crocante, deixe o repolho de molho por 1 hora em água com gelo.


19 comentários:

  1. Eu adoro coleslaw! Seguindo minha paixão pela mistura doce-salgado, essa salada é mesmo refrescante e acompanha quase todas carnes assadas! Eu gosto de acrescentar salsão em tiras pra dar um gostinho a mais...

    ResponderExcluir
  2. Parece uma delícia de salada e bem refrescante mesmo! Estou aqui derretendo de calor! Há dias parece que vai chover e refrescar um pouco mas a chuva vai pra outras bandas!
    Já já estou respondendo ao seu e-mail! Mais incríveis coincidências você vai ver!

    ResponderExcluir
  3. Camila, sou fã também da mistura doce-salgado. Agradeço a dica do salsão... gostei! Vou implementar a novidade... Bjs!

    Sonia, eta mundo pequeno! Vou já ler seu e-mail e descobrir as novas coincidências! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Cris, adorei a receita aqui em casa todo mundo adora cole slaw e eu nunca fiz; agora já está na minha lista.
    Beijos.
    P.S. faça a frigideira de siri é facílima em 40 minutos você tem uma refeição deliciosa e que só suja uma panela.

    ResponderExcluir
  5. Dani, vou testar sua frigideira de siri depois das festas... e conto como ficou! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu comi este coleslaw da Cris e vocês não comeram, lá-lá-lá-lá-lá... :oD
    Delicioso, Cris!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu devo ser a única, mas não suporto coleslaw. Deve ser a minha aversão à maionese. :P

    A foto é linda, adorei o pratinho.

    Bjs

    Raquel

    ResponderExcluir
  8. Marie Amélie não é só você que não gosta de coleslaw, meu marido também não. O pratinho deve ter uns 80 anos, pois foi presente de casamento da avó de meu marido, que já se foi faz tempo. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. essa salada eh boa demais! mas as de restaurantes deixam muito a desejar. a feita em casa dah de dez a zero... [quase hora do almoco aqui [roooooonnncccc!! ;-)]

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Humm que delícia de salada! E que mimo de foto. Sabe eu queria muito sua receita de pão de ervas feito na máquina, se você puder me enviar por email. elianascaramal@gmail.com muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, está servida? Fiz esta salada novamente esta semana. Solicitação de uma amiga, para nosso jantar de 'pré-Natal'. Bjs!

    Eliana, vou passar a receita por e-mail, se der certo você coloca no seu blog. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Aqui tem repolho todo santo dia na marmita da fábrica, fico até sem vontade de fazer em casa, mas esta sua salada está um show de linda! Fora este prato super delicado, adorei!

    ResponderExcluir
  13. Oi Akemi, fiquei pensando na sua marmita, pelo menos é tipo 'obentô'? Ah, o pratinho ganhei estes dias da 'tia Dé' lá de Poço Fundo. Ela distribui de vez em quando alguma herança da família. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Cris , gosto de coleslaw em todas as variações.Acho que é heranca inglesa pois na Inglaterra aonde vivo coleslaw é quase staple food.O teu está tao bonito!

    ResponderExcluir
  15. Valentina, eu também gosto, é uma coisa que me lembra muito minha época de Estados Unidos e como era feito por uma pessoa especial, eu tenho um carinho por esta receita. Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Cris, eu costumo fazer esta salada acompanhada de lascas de parmesão faixa azul,o sabor é maravilhoso. É servida como entrada e acompanhada de uma bela cerveja estupidamente gelada.

    ResponderExcluir
  17. Adorei Adorei, entrei na primeira escolha e deu sper certo, estou indo correndo terminar minha salada coleslaw, HuMMMMMMMMMM achei tua receita ótima, o teu blog tambem volto depois pra xeretar mais.

    Abraço
    LoBo

    ResponderExcluir
  18. Oi, estou vivendo uma fase saudosista e de repente resolvi procurar pela receita de coleslaw, que como você, também experimentei pela primeira vez quando fiz intercâmbio no início de 1971 e também só descobri o que era ao experimentá-la...e é simplesmente deliciosa!
    Será que viajamos no mesmo avião?
    Um grande abraço, Vitoria

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!