quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Congo Bars - Quadrados do Congo

Na primeira semana de dezembro de 2006 fizemos o jantar de confraternização do grupo de mulheres que se reúne semanalmente para um café da manhã em minha casa, uma das participantes é a querida Camila. E a anfitriã, uma nutricionista famosa por suas receitas naturebas nos deu de presente estes bolos embalados em papel celofane. Achei um charme e pedi a receita. Resolvi testar, a cobaia foi a Fezoca que estava em nossa cidade. E não é que ela me pediu a receita? Bom sinal! Eu ainda não descobri por que se chamam 'Congo Bars', são conhecidos também como 'Congo Squares' e 'Blonde Brownies'. A única coisa que descobri é que podem se chamar 'blonde brownies' porque ficam parecidos com brownie, só que sem o chocolate em pó adicionado à massa.

Aqui a receitinha... eu alterei um pouco a original da amiga Ester.

Congo Bars - Quadrados do Congo
100 g de manteiga
3 ovos
2 xícaras de açúcar mascavo (não use açúcar branco, fica dura a massa)
1 xícara de castanhas do pará picadas (ou nozes)
1 xícara de chocolate meio amargo picado (ou gotas de chocolate)
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

1) Derreta a manteiga, adicione o açúcar e deixe esfriar. Coloque os ovos inteiros um a um nessa mistura. Acrescente as castanhas e o chocolate picado. Junte os ingredientes secos peneirados. A massa fica bem consistente.

2) Asse em forma untada (25 x 40 cm) no forno preaquecido a 180 °C por cerca de 30 minutos. Corte em quadradinhos, polvilhe açúcar de confeiteiro e coloque num vidro tampado.

Dicas:
- Eu usei uma panela grande para derreter a manteiga e fiz a massa nela, assim tive pouca louça para lavar!
- Este bolo vai muito bem com chá (o chai da Akemi) ou leite a noite... eu aqueço um pouquinho o bolo no microondas, as gotinhas de chocolate derretem...
- Outra opção é assar em forma de muffins ou de minibolos, tipo bundt como nas fotos abaixo.



12 comentários:

  1. ai ficou com uma cara ótima mesmo!! adorei!!! será que posso fazer nas forminhas de muffins convencionais (aquelas tipo folha de alumínio com 12 "buracos"...rs...) só untando bem??? ai ai, fiquei com vontade...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. olha o mico...

    quero dizer...rs.. será que posso fazer nas formas de muffins SEM as forminhas de papel??? só untando bastante, ou será que vai grudar tudo???? afff...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Maria Helena, bem-vinda ao meu blog! O bolo maior eu untei muito bem e saiu direitinho, pode fazer sim na forminha convencional de muffin sem as forminhas de papel. Só acho mais prático comprar estas de papel (uns 2 reais e vem 100 unidades) para evitar de ficar untando forminha de muffins, sempre fica faltando um cantinho... Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Cris, ficou uma delicia! Todos aprovaram! Vou passar a receita pra minha mae. Achei legal a forminha bundt que voce usou. Super beijo! :-*

    ResponderExcluir
  5. Cris, amei este pratinho de animais! Que fofura! Congo, África, animais selvagens, tudo a ver mesmo!
    Arigatou por mencionar o chai!
    Concordo com a Fezoca, esta forma de bundt é chique total!

    ResponderExcluir
  6. Akemi, você também gosta de porcelana né? Este pratinho eu ganhei de uma amiga e é do Zimbábue, mais original impossível. A forminha bundt estava abandonada e a resgatei do fundo do armário. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais linda esse bolo, Cris! Este eu ainda não provei, não vou poder deixar os outros com inveja... :o( Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ci, além de lindo é muito gostoso, vou fazer um para você na volta das férias. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo o bolo! E adorei o nome, diferente!

    Ficou tão bonito embrulhado no celofane, um ótimo presente!

    ResponderExcluir
  10. We love Congo bars in this house but mine are not as fancy as yours.

    I enjoyed Mariah singing and I hope you and yours had a wonderful holiday and will have a happy New Year!

    Thank you for your visit Cris! (so sorry I can only do English well)

    ResponderExcluir
  11. Hi Deana! Thanks so much for stopping by. If you need me to translate any recipes please do not hesitate to ask, even though most of them are soo American, or you can try the Babel translator I added to my blog (a little tricky though). Wishing you a happy New Year!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!