quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Jambalaya

Para amantes de risoto, esta é uma variação versátil, saborosa e bem temperada! Um prato típico da região sul dos Estados Unidos, que nos lembra a Louisiana, Nova Orleans, jazz e blues. Sempre fiz esta receita a olho, portanto tive que pesquisar no google a fórmula mágica. Segui a receita do espalhafatoso chef, autor, proprietário de restaurantes e mentor de uma fundação de ajuda humanitária que leva seu nome: Emeril Lagasse. Criada pelo chef em 2002 para financiar e estimular programas de educação e desenvolvimento infantil, a fundação participou ativamente da reconstrução da cidade de Nova Orleans depois de atingida pela passagem do furacão Katrina em 2005. Amado por uns e odiado por outros, ele também apresenta um programa diário no canal Food Network, que faz muita gente rir com suas piadas e a popular batida "bam," sua marca registrada.

Jambalaya

2 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas picadas em cubos
1 colher (sopa) de alho ralado
500 g de linguiça cortada em cubos (usei calabresa)
3/4 xícara de pimentão vermelho em cubinhos
3/4 xícara de aipo (não usei)
1 colher (chá) de pimenta-de-caiena (usei pimenta calabresa em flocos)
2 xícaras de arroz branco (eu tinha arbório e usei)
1 lata de tomates pelados picados no próprio suco
4 xícaras de água (ou 6 no caso do arbório)
500 g de camarão limpo
tomilho a gosto (pode ser orégano, mas não usei nenhum dos dois)
cheiro-verde a gosto
4 folhas de louro (essencial no sabor)
1. Aqueça o óleo em uma panela grande ou wok. Frite a lingüiça por 2 minutos. Acrescente a cebola, o pimentão e o aipo. Tempere com a pimenta calabresa e refogue por 6 a 8 minutos até dourar.

2. Adicione o alho e o arroz. Junte os tomates, as folhas de louro, o orégano e a água (se usar o arbório vá acrescentando a água aos poucos e mexa sempre por cerca de 20 a 30 minutos). Cubra e cozinhe por cerca de 20 minutos.

3. Tempere o camarão com sal em um tigela. Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente o camarão cru e misture por uns cinco minutos, até que ele fique rosado. Acerte o sal e a pimenta do arroz.

4. Apague o fogo e deixe descansar coberto por cinco minutos ou aproveite para tirar as fotos... Retire as folhas de louro (caso algum desavisado resolva comê-las), acrescente o cheiro verde e sirva.

Dicas:
- Algumas pessoas acrescentam peito de frango picado ou presunto ao refogar a lingüiça.

16 comentários:

  1. Cris, embora eu não goste de frutos do mar, este prato é muito bonito! Quanto ao Emeril, eu não cheguei a virar fã dele, mas também não odiei... Acho que precisava ter assistido a mais programas. Mas o "bam" é engraçado! ;o) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi falar tanto em Jambalaya - teu prato está lindo, Cris!

    ResponderExcluir
  3. Assim como a Patrícia, smpre ouvi falar, mas nunca experimentei. Acho que é pq as fotos sempre parecem um prato meio desarrumado, sei lá. Como a sua parece mais um risoto, apeteceu-me muito mais!!!
    Hum, e adorei os frascos da Cia das ervas ali na última foto, todas usamos, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ci, lembra-se de uma vez que o Fernando fez jambalaya sem camarão para você? As receitas do Emeril são muito boas... Bjs!

    Patrícia, é um prato fácil e rápido! Bjs!

    Márcia, o nome combina com "balaio" e esta é a idéia de tudo numa panela só, mas o sabor é incrível! E os frasquinhos sim... são práticos e duráveis :-) Bjs

    ResponderExcluir
  5. O prato eh otimo, mas o Emeril... Sou do grupo que detesta ele como personalidade do FN. Um dia quase tive um treco qdo vi ele fazendo "comida brasileira" no programinha dele, uma coisa totalmente sem nexo, mas ele bota a maior panca que sabe, afinal ele eh descendente de portugueses. :-))

    bjs,

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu jambalaya, mas também sou das que nunca provou. Adoro coisa assim beeem temperada...rs..

    beijocas

    ResponderExcluir
  7. Cris, eu não como camarão mas essas suas fotos estão demais, esse amarelinho faz a gente salivar. :)

    ResponderExcluir
  8. Eu fazia jambalaya antes de casar, é muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Cris, parece que vc adivinhou meus pensamentos, mulher!
    Meu marido adora jambalaya. Tenho todos os ingredientes aqui, acho que vai pintar no jantar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lembro sim, Cris! Eu ia dizer que só meu amigo Fernando tinha pensado em mim e feito Jambalaya sem camarão *especialmente* para mim, mas tive receio de você levar a sério! :oD

    ResponderExcluir
  11. Cris eu nunca fiz esse prato agora vendo o seu que está LINDO! Fiquei com vontade de tentar. :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Cris,

    que coisa fabulosa. A primeira vez que comi jambalaya foi em New Orleans em 1982 e nunca mais esqueci... A última creio que foi em Miami, na Cheesecake Factory, em Abril de 2000. Acho que vou já experimentar esta receita amanhã, que é domingo...
    Gil :-)

    ResponderExcluir
  13. Que delícia ler todos estes comentários, para quem conhece jambalaya recordar é viver... talvez fazendo a receita... este é um prato que marca, parece que cada um tem uma história com ele... No meu caso aconteceu uma coisa engraçada, uma vez não consegui comer num restaurante na Carolina do Norte, de tanta pimenta! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Cris,

    Interessante a coincidência, pois eu ia contar a minha história com o jambalaya: comi um tão apimentado que saí do restaurante com a boca anestesiada. E na verdade eu nem havia pedido o prato, cedi o meu para que a pessoa que me acompanhava não passasse fome. Uma grande amizade vale um pequeno sacrifício, não concorda?

    ResponderExcluir
  15. Ui! Este prato é realmente muito, muito bom!

    ResponderExcluir
  16. Cris, te achei no blogue de minha amiga Sonia.
    Água na boca, mas estou tentando, pela 18362a. vez, emagrecer!
    Me viro na cozinha e até invento uns, de vez em quando, como o bobó de bacalhau, uma delícia.
    Se puder me visite:
    BOA LEITURA onde há um link para Bolo de Nescau da Vó.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!