terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Tzatziki - Pepinos com Iogurte Grego

Minhas revistas preferidas são de decoração e culinária de onde sai a maioria de minhas receitas. E como vocês já perceberam meu fraco por chefs, testei mais esta receita, desta vez de Jim Botsacos, do restaurante grego Molyvos em Nova York. Mas não fui lá não, usei uma revista Good Housekeeping de 2004 e executei a cópia quase fiel da receita que também está no site do restaurante. Comece a receita preparando o iogurte grego, com antecedência mínima de 4 horas.

Tzatziki

1 pepino grande descascado e sem sementes
1 pitada de sal
1 dente de alho ralado ou picado finamente
2 xícaras de iogurte grego (veja o preparo abaixo)
1 colher (sopa) de hortelã fresco picado
1 colher (sopa) dill ou endro fresco picado
1 colher (sopa) suco de limão
pimenta-do-reino a gosto

Rale o pepino no lado grosso do ralador (corte-o antes ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes com uma colher). Acrescente uma pitada de sal, transfira para uma peneira e deixe escorrer por 30 minutos sobre uma tigela alta, que não toque a peneira.

Esprema o pepino ralado, adicione os ingredientes restantes e misture bem. Sirva com pão sírio cortado em triângulos e levemente torrado.

Para preparar o iogurte grego:
Para conseguir 2 xícaras de iogurte serão necessários 4 potes de iogurte natural. Eu usei 2 potes de iogurte natural com mel e a receita ficou perfeita. A única alteração que fiz foi esta!
Coloque o iogurte em um filtro de papel ou guardanapo de tecido em uma peneira. Coloque a peneira sobre uma tigela, com bastante folga até o fundo, pois sai muita água! Deixe escorrer por no mínimo 4 horas ou durante a noite, descarte o líquido e use o iogurte como indicado.

11 comentários:

  1. É verdade, menina! mas o tzatziki é mais saboroso, eu acho. A sopa de pepinos me pareceu uma coisa meio sem gosto... até que adicionei toda aquela temperalhada :D
    No fim eu até gostei, mas hoje prefiro seu tzatziki...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse potinho eh de pedreira?
    Acho que reconheci o padrao...

    Eu adoro essa receita! bjs,

    ResponderExcluir
  3. Dadi, o tzatziki realmente é saboroso, minha irmã esteve aqui ontem, com a vovó moderna e não sobrou nada!

    Fezoca, o pratinho é de Monte Sião, mas tem na tokstok também, mais pertinho. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Cris,

    Esqueceram do vovô, mas tudo bem... Ainda bem que seu marido não gosta de patê, pois de qualquer forma teria ficado sem, hehe... E a Insalata Tricolore também estava ótima, pode nos chamar quando quiser para (a)provarmos outras receitas inéditas: estas mereceram o Grandpa's and Grandma's Seal of Approval!

    ResponderExcluir
  5. Cris,

    Não conheço esta receitinha e devo confessar que não sou muito fã de sopas frias...

    Mas adorei a dica para fazer o iogurte grego - já o vi em tantas receitas, amiga, vou fazer em casa!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Geraldo, é mesmo, o vovô foi o que mais comeu! :-) Obrigada pela visita, desta vez real, não virtual!

    Patrícia, foi a primeira vez que fiz iogurte grego e fiquei espantada com a quantidade de água que saiu! Eu servi esta receita como patê, ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  7. Cris, eu já tinha visto iogurte grego em tantas receitas, mas não sabia o que era. Que bom que você postou aqui como fazê-lo. Não gosto muito de pepinos, mas acho que o iogurte grego deve servir para outros patês, não é? Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Cris, é o que eu sempre digo, este seu blog é muito chique. Eu gosto muito de pepino e de iogurte, é uma boa pedida para minhas férias! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que bom Renata, gosto de passar para a frente tudo que aprendo! Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Cris, seu blog é o meu favorito de receitas, você explica bem explicadinho, me deixa sempre com água na boca e com uma vontade danada de ir para a cozinha... rsrsrs... Obrigada por compartilhar essas delícias.
    bjo.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!