segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Buttermilk Pancakes - Panquecas Doces de Buttermilk

[ButtermilkPancakes+010copy.jpg]
Esta panqueca doce tão americana eu adaptei de um blog australiano que sempre visito, o Kitchen Wench. Todo final de semana tentamos preparar um café estilo americano, as crianças já se acostumaram e hoje até ajudam, seja arrumando a mesa ou fazendo um scrambled eggs. É um tempo que temos, geralmente aos sábados, para gastarmos juntos, sem a pressa de levantar da mesa para os nossos compromissos diários.

Duas coisas me chamaram a atenção nesta receita, o açúcar de confeiteiro, que deixa a massa levemente adocicada e as claras em neve fazem uma panqueca alta e fofa.

Panquecas de buttermilk
1 1/4 xícara de farinha de trigo (150 g)
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro (50 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) fermento em pó
2 ovos, separe as claras
1 1/4 xícara de buttermilk* (310 ml)

2 colheres (sopa) de óleo e 20 g de manteiga para fritar

1) Em uma tigela grande, peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento.

2) Em outra tigela, misture as gemas, o buttermilk e a baunilha. Em seguida, acrescente à farinha e misture apenas para incorporar.

3) Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa.

4) Em uma frigideira ou grill elétrico, aqueça metade da manteiga e do óleo e frite 1/4 de xícara da mistura por vez, dourando cada lado por cerca de 2 a 3 minutos (quando a panqueca começar a fazer bolhas, vire). Dependendo do tamanho da frigideira faça de 2 a 3 panquecas por vez.

5) Sirva com manteiga e mel ou glicose de milho derretido no microondas. Eu acrescento uma essência à glicose de milho, que se chama "maple," única forma de conseguir o delicioso "maple syrup" mas acho que a baunilha faz uma boa substituição.

Nota: Esta receita rende aproximadamente 12 panquecas. Lembre-se de não bater muito a massa e nem cozinhar em fogo muito alto, pois a manteiga queima.

*Buttermilk: Deixe descansar por 10 minutos 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de vinagre ou limão.

28 comentários:

  1. linda a carinha do mickey! e a massa parece bem levinha né, Cris? adorei! bjos

    ResponderExcluir
  2. Cris, adorei tudo, a panqueca com jeito de Mickey, a receita e mais ainda a parte de tomar café com a família reunida, curtindo o momento.
    Isso vale ouro!
    Beijos!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cris por me mostrar o truque para o buttermilk. Estas panquecas estão lindas. Sobre o maple syrup, tive a sorte de uma tia que vive no Canadá me ter oferecido uma garrafinha desse precioso xarope, é de facto delicioso. Vou fazer as suas panquecas e usar o maple syrup.

    ResponderExcluir
  4. Fabulosas para o café da manhã do Domingo! :-)

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Cris, estão com um aspecto delicioso as panquecas...no domingo também fiz panquecas à Americana, mas as suas estão bem mais lindas!!! :0)

    ResponderExcluir
  6. Que leves e fofas?! Adorei amiga! E seu capricho é algo de outro mundo!

    ResponderExcluir
  7. Estas panquecas parecem deliciosas, Cris! Adoro como ficam altas e gordinhas, fofinhas mesmo. Yummy!

    ResponderExcluir
  8. Lindas panquecas, como gostei da massa por ser fofinha.

    ResponderExcluir
  9. Sua apresentação Disney foi demais, as crianças (tb!)devem ter adorado! Ficaram lindas, altas e fofinhas!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  10. Adorei o capricho Parabéns!Fiquei com desejo!

    ResponderExcluir
  11. Oi,Amiga. Adorei as panquecas, tenho uma receita parecida, que tb se chama panquecas americanas e também vai buttermilk, mas as suas são melhores, devem ficar bem mais fofas do que as minhas por causa das claras em neve. Aqui em casa também curtimos fazer um café da manhã aos sábados com todos ajudando, bem caprichado, com ovos mexidos, às vezes faço panquecas, à vezes os biscuits, etc... Que legal que temos mais uma coisa em comum. Adorei a sua dica da essência de maple, eu adoro esse gostinho. Vi a garrafinha de maple syrup, fora de brincadeira, por R$29,90 recentemente. Não comprei.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Menina, que lindas e você ainda conseguiu a façanha das orelhas ... eu adoro o Kitchen Wrench também. Até aqui maple syrup é caro.

    ResponderExcluir
  13. Cris do céu!! Que panqueca é essa? Uma tentação!! Delícia!!

    ResponderExcluir
  14. Devem ser deliciosas. O muito bom aspecto não deve emganar...

    ResponderExcluir
  15. Cris, que deliciosas, vou fazer as minhas em formato de coração, rs.
    Eu adoro maple syrup, felizmente é uma das poucas coisas importadas que encontro aqui na terrinha.

    ResponderExcluir
  16. Eu quero, quero, quero!!! Principalmente do ratinho fofo...
    hehehehehe
    Menina, essas daqui estão uma perdiçããããoooo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. A minha eu vou querer com geléia, pode ser? :oP Beijos!

    ResponderExcluir
  18. hummmmmmmm
    amo panquecas fofinhas de manhã! com maple syrup ..delicious!!
    tenho certeza que ficarao uma delicia no proximo sabado qdo vou tentar a receita!!
    bjo
    edna
    ps- vc viu? arrumei um jeito de vc me ver por aqui...rsrs

    ResponderExcluir
  19. Que delícia isso!
    Poderia comer agora mesmo de tanta fome que me deu por aqui.

    ResponderExcluir
  20. Lindas! Colocou na lista oro nosso próximo café da manhã? ;-)

    ResponderExcluir
  21. Cris, este é um ponto fraco meu atualmente: panquecas. E estas estão bem interessantes com claras em neve. primeira vez que as vejo assim.Vou dar uma anotada.

    ResponderExcluir
  22. Esta receita me surpreendeu muito pelo fato de eu já ter testado inúmeras receitas de panquecas americanas. A Claudia do
    Doces Encontros viu aqui e fez para a família, que também aprovou. A carinha do Mickey eu aprendi a fazer com minha mãe de intercâmbio, quando a visitei com meus filhos. E se alguém mais experimentar a receita, ou fizer a carinha do Mickey eu gostaria muito de saber! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  23. Adoro tudo o que possa ser recheado! E para mim, sai uma com bastante chocolate... rsrs
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  24. Olá :) Experimentei fazer as panquecas no café da manhã do feriado e adorei! Ficam muito fofas e deliciosas, meu marido devorou várias... beijos!

    ResponderExcluir
  25. eu provei (e aprovei) as suas panquecas! só não ficaram tão bonitinhas quanto as suas... : ) obrigada por compartilhar.

    http://www.flickr.com/photos/83603558@N00/2226469367/

    ResponderExcluir
  26. Cris adorei esta receita de panqueca!
    Olha eu fiz aqui em casa e todo mundo aprovou,ficou uma delicia!!!
    Vou ter que praticar um pouquinho mais,se eu quiser que fique tão bonitas quanto as suas.Ficou muito bom tá!bjosss!!!

    ResponderExcluir
  27. adorei a sua receitinha e amei o seu blog, parei e fiquei porque gostei muito de tudo q tem por aqui, parabéns, estou te seguindo para nao perder nadinha, venha conheçer o meu cantinho.
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    grata
    christina

    ResponderExcluir
  28. Adoro panquecas.

    ______________________
    ♠ Ana Teles | Telita ♠
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!