quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Milk Caramel - Doce de Leite - Sabores da Minha Terra

[DocedeLeite+005_edited.jpg]
Minha mãe fazia este doce de leite pastoso quando éramos crianças. Quando eu tinha sete anos, sentada no murinho da varanda com uma tigelinha de doce na mão, fui picada por um marimbondo enorme porque minha boca estava toda lambuzada com este doce! O tempo passou, nós nos mudamos para a cidade e ela deixou de fazer, pois dizia que ficava bom com leite cru que vinha do curral. Há um tempinho eu disse a ela que estava com saudade do tal doce que me deixou de lábios carnudos por uns dias, ela fez com leite pasteurizado mesmo, e eis que ressurgiu o meu delicioso doce de leite!

Doce de leite
1 litro de leite integral
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
(tem gente que usa uma pitada de bicarbonato em lugar da maizena, oops, falei a marca!)

Basta colocar uma caçarola ou leiteira no fogo com todos os ingredientes e mexer sem parar por cerca de 45 minutos ou até engrossar. Tire o ponto num prato com água, pingue o doce e se não se espalhar está bom.

Sirva com doces caseiros ou use como recheio de bolos.

Se criar "grumos" passe pela peneira no final ou bata com mixer manual na panela, foi o que fiz para que ficasse bem cremosinho.

PS: A Márcia me lembrou do doce de leite talhado, ou ambrosia (sem ovos), basta pingar gotas de vinagre ou limão para fazer o doce! E lá em casa minha irmã gostava dele talhado.

Atualização: A Claudia me convidou para participar do "Sabores da minha terra" há muito tempo e acabei me esquecendo de mencionar aqui. Eu nasci em Mococa, a terra da vaquinha. Quando era pequena tinha um comercial em que ela mogia e dizia: "Beba leite, leite Mococa" e achei que o doce de leite representaria bem a região.

36 comentários:

  1. Doce de leite é o melhor doce do mundo... Amo.

    ResponderExcluir
  2. Menina, minha avó também fazia com leite de fazenda e o gosto era mais acentuado, sei lá. Para mim também tem gosto de infância, sem marimbondo.

    ResponderExcluir
  3. k maravilha amiga ...deve ser mesmo dos deuses o sabor..bjokas grandes

    ResponderExcluir
  4. Amo doce de leite, e o que voinha fazia (hj tá preguiçooosa...) era com o leite talhado (pingavam-se gotas de vinagre ou limão, para talhar), e ficava exatamente cheinho de grumos.
    Esse seu com uma panquequinha fofa... hummm...delícia!

    ResponderExcluir
  5. Cris, que coisa maravilhosa, o doce está lindíssimo nesse prato mais lindo ainda! Adoro doce de leite, nunca fiz em casa mas lembro de uma receita que minha mãe conseguiu em Tiradentes, Doce de Leite do Bolota, que é um must, usa muito leite e pouco açúcar e fica divino. Pena que não se ache fácil aqui o leite de fazenda mesmo...vou ver se consigo reproduzir...
    Ambrosia é perdição!
    Minha sobremesa hoje: doce de leite Aviação com uvas sem caroço! Amo de paixão!
    Beijos!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Cris, o único doce de leite que eu sei fazer é cozinhar uma lata de leite condensado na panela de pressão, quando fazemos feijão. Lembra a minha infância também. Agora com essa receita, acho que vai ficar bem mais saborosa. E o trauma do marimbondo? Já passou?
    Adoro ambrosia, é só botar limão? Ouvi dizer que tem que colocar um pires dentro da panela para o leite não subir.
    Bjs
    See you tomorrow!

    ResponderExcluir
  7. Doce de leite é tudo de bom!

    Simples e essencial vai bem com tudo e sozinho. O duro é que ele sempre acaba antes que sua vontade de comer termine.

    Até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este doce está maravilhoso, e que testura... abraços.

    ResponderExcluir
  9. Isso é irresistível! :-)

    Relembra mesmo a infância... :-)

    ResponderExcluir
  10. Cris, como a Cláudia, acabei me rendendo ao doce de leite vindo do leite condensado. Mas qdo eu fazia, punha mesmo um pires na panela, o leite não derramava.
    Mas o sabor do doce feito em casa é delicioso.
    A cor e consistência do seu, menina, que delícia!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  11. Se meu vir isso aqui, Cris, ele vai ficar doidinho! :)

    ResponderExcluir
  12. Cris: esse seu doce é um manjar dos deuses.

    ResponderExcluir
  13. Doce de leite também faz parte das minhas lembranças, minha mãe sempre fazia, mas o dela era durinho, de cortar, era muito bom! O seu está bem apetitoso!

    ResponderExcluir
  14. Cris convido-te a participar na corrente da amizade entre blogueiras,visita o meu blog e vê como participar.
    bjitos.

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro doce de leite. É tão simples e ao mesmo tempo tão saboroso, não é? Na minha infância, eu me esbaldava com o Chup Chup, aquele doce de leite que vinha em saquinho, lembra?
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Doce de leite: uma coisa que nunca falta na minha geladeira! Mas tem que ser caseiro como o seu...bjo, Nina.

    ResponderExcluir
  17. Este tipo de rango é muito bom. E a foto esta maravilhosa Cris. fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  18. Huummmmmmmmmmmm... não entendo porque minha mãe acha sem graça!

    ResponderExcluir
  19. Cris, pelo aspecto parece delicioso, dá até vontade de pegar numa colher e provar...as suas fotos são muito bonitas, ficam sempre bem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. nossa, Cris, meu bloglines parou de atualizar alguns blogs, incluido o seu. ja ia te perguntar se tinha desistido de escrever.... beijo,

    ResponderExcluir
  21. cris como boa filha de argentina o doce de leite é indispensável aqui em casa, certo dia me pus a fazer, não vingou...escureceu, ficou incrivelmente bronzeado mas parecia uma calda ralinha...vou tentar o seu e te conto! bjos

    ResponderExcluir
  22. Adoro doce de leite. Gostei da receita e também da historinha que veio junto. Fica bem mais saboroso conhecer também uma pitada de sua vivência de infância! Beijos!

    PS: Posso substituir o açúcar pelo adoçante Tal e Qual? E qual seria a proporção adequada?

    ResponderExcluir
  23. Cris: obrigada pelo seu coment�rio e pela vizita amei a sua receitinha e o seu cantinho que � uma maravilha. Terei muito gosto em tela como amiga.um beijinho grande Nat�rcia...

    ResponderExcluir
  24. Aí Cris que luxo!! Minha avó também fazia doce de leite no fogão a lenha e no tacho de cobre e eu sempre raspava a panela (risos). Sabe que eu também pensava que só dava certo com o leite da fazenda?! Adorei amiga!

    ResponderExcluir
  25. Cris fiz a receita das suas Madadelas, se quiser dê uma espreitadela para ver como ficaram giras!!!! :0)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Gente!!! Eu nem imaginava que este post iria gerar comentários tão lindos! A vida simples oferece muito mais pelo que pude constatar, são momentos felizes, lembranças agradáveis e muitas histórias! Agradeço muito o carinho! Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Minha avo fazia este e tb a ambrosia, deu ate vontade, faz seculos que nao como ! bjs

    ResponderExcluir
  28. À medida que ia lendo a sua mensagem ia ficando encantada com o sabor que descreveu... por momentos recuei à minha infância e senti os lábios doces ... excelente receita, e tão simples não é?
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. Cris, sem querer entre no seu blog e vi um relato sobre Doce de Leite e fiquei emocionada quando vi sobre o Doce de Leite do Bolota, que na minha opiniao é o melhor do mundo,sou suspeita pq sou filha do proprio, abaixo segue a receita do Doce:
    José de Oliveira de alcunha Bolota, aprendeu a arte de cozinhar ainda na infância com sua mãe Ana Clara eximia cozinheira, de família humilde exerceu esta arte como poucos em Tiradentes, valorizando nossa culinária regional, como o ora-pro-nobis, frango com quiabo e tantas outras iguarias que só o mineiro sabe preparar.
    Com o passar do tempo se dedicou as brincadeiras de criar sobremesas, era um cozinheiro apaixonado por doces, mas diabético . Dai então resolveu elaborar uma receita que pudesse saborear... e assim surgiu o doce, são 15(quinze) litros de leite e 200(duzentos) gramas de açúcar e muita , muita paciência para se chegar ao ponto certo de degustação.
    Hoje o DOCE DE LEITE DO BOLOTA é conhecido nacional e internacionalmente é fabricado e vendido por sua família na Rua Bias Fortes – 77 – bairro Cascalho em Tiradentes –Minas Gerais.
    O Doce de Leite do Bolota assim é descrito por um apreciador :
    Aprazível é o aroma
    Intangível é o sabor
    Memorável é o gosto
    Saboreie e defina você mesmo o sabor intangível deste doce....
    Karine

    ResponderExcluir
  30. Olá Karine! Não acredito que a própria filha do Bolota entrou aqui e deixou um recadinho, é minha amiga a Verena que conhece o doce do Bolota, agora eu fiquei morrendo de curiosidade! Será que encontro aqui? Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Ola Cris, da onde vc é? Dependendo podemos enviar para vc sentir o verdadeido sabor de um doce de leite.

    Karine

    ResponderExcluir
  32. Oi Karine, me passa seu telefone que eu ligo ai! Não estou achando na internet, os dois que consegui estavam errado. Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Cris, pode ligar para o meu trabalho - (32) 33551412 ou 1411.
    Karine

    ResponderExcluir
  34. Cris, que máximo!!! Adorei saber que eles ainda fazem o doce...e aí, você recebeu??? O que achou? Maravilhoso, não?
    Beijos!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  35. meu DEUS estada com muita vontade de comer doce e vi seu site fui para cozinha fazer ficou maravilhoso e só tenho 12 anos
    meus parabéns por ter publicado e á sua mãe por fazer um doce de leite tão bom;

    ResponderExcluir
  36. resolvi fazer o doce assim que vi seu site e ficou ótimo

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!