segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Soltando as frangas

Eu sou chegada num franguinho, no entanto, comecei a duvidar da qualidade da carne que a minha família estava consumindo quando conheci uma fazenda de criação de frangos. Nas primeiras fotos vemos galinhas felizes, criadas ao ar livre por meus sogros para consumo próprio, com alimentos naturais, sem antibióticos e promotores de crescimento. As galinhas caipiras lá tem seu espaço para ciscar o chão procurando bichinhos e vegetais; quando cansadas dormem no poleiro do galinheiro e botam ovos confortavelmente nos cestos cobertos de palha. Meus filhos adoram jogar couve apanhada na horta pela cerca para assistir as galinhas e o galo correndo em direção de sua comidinha natural!

Já estas imagens deixam bem claro o que passa por minha mente quando vejo frango não-orgânico a venda nos supermercados. Confinados nos aviários de produção industrial e transformados em máquinas de produzir carne e ovos, vivem no máximo 45 dias desde o nascimento até o abate. Enclausurados, sem ver a luz do sol, enganados com luz artificial, sem poder ciscar e nem correr!

O queridinho Jamie Olivier saiu em defesa das galinhas e incentiva o consumo consciente e a escolha saudável de frangos orgânicos. Na Europa existe a campanha Chicken out que promove a criação à solta de frangos (free-range) e tem o apoio de outro chef, Hugh Fearnley-Whittingstall.

Aqui... a única opção industrializada que conheço são os frangos da Korin.

Para se divertir, sugiro o filme inglês "A fuga das Galinhas," lançado há alguns anos e que conta a angústia das pobres coitadas que tentam fugir do galinheiro para não virar torta (reparem que elas têm dentes).

"Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém."
Dito popular

22 comentários:

  1. Estou com voce Cris!
    Os animais merecem respeito, ainda mais se iremos usufruir dos ovos das galinhas, do leite da vaca, q eles pelo menos sejam tratados humanamente, nao eh mesmo?!!
    So cuidado com o termo "organico", pois muito frango labeled como organico passa pelas mesmas condicoes q os outros, a unica diferenca eh q eles sao tratados com racao organica, mas continuam enclausurados e claustrofobicos como os outros coitadinhos q se alimentam de racao normal.
    O bom eh q ai no Brasil, nas cidades de interior, eh bem facil o acesso a galinhas de granja, aquelas caipiras que botam o ovo de gema laranja... ai q saudade do ovo bonito, meu pai comprava na fazendinha da tia dele e era o melhor ovo q havia. Ele nao eh mesmo bobo nem nada, nao!!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post, Cris. O título é Dez! Infelizmente cada dia que passa os animais são cada vez mais exigidos, não são mais livres. No meu ponto de vista (respeito quem pensa diferente) os animais foram criados para alimentar e servir o homem. Mas isso que está acontecendo já é uma distorção humana e sou totalmente contra. Em casa enquanto podemos, uso o frango da Korin, (espero que lá seja um pouco melhor do que a maioria das criações de frango, mas melhor mesmo, são os franguinhos e coelhos lá do meu sogro e ovo caipira que as crianças vão pegar quentinho, (é isso mesmo, a galinha acabou de botar).

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Cris! Adorei o título, bem adequado ao tema! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Concordo a 100% com você, Cris. Nunca compro frango de aviário, sempre do campo. Não só é muito mais saboroso, como não foi criado com crueldade.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Cris, os seus post são gostosos e super actualizados.
    Adorei as fotos.
    beijinhos
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Também gostei muito desta "reportagem". Eu, apesar de não ser muito fã de carne (prefiro peixe), sei que nunca conseguiria ser completamente vegetariana. De vez em quando apetece-me um bifinho, um franguinho... Mas também me faz muita confusão, a origem dos bichinhos. Aqui, por exemplo, as galinhas andam ao ar livre mas eu, não teria coragem de comer uma daquelas galinhas. Passam o dia na estrada, a picar areia e lixo. Aliás, há quem lhes chame "pica na areia". Por isso, quando me apetece frango, tenho mesmo de comprar os congelados, vindos do Brasil e Líbia e que penso não serem biológicos. Enquanto aqui estiver, e para minha "saúde mental", não posso pensar em origem e qualidade de produtos. E nem imagina, a confusão que isso me faz! :o(

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto ...... não sou fãzoca de frango ..raramente compro na verdade mas pocuro ter o mesmo cuidado. A carne de boi compro diretamente do produtor...sabemos a origem e tudo mais. Vamos lá pessoalmente e compramos sem medo de viver. O maridoco adora um franguinho.... A crueldade não para por aí.... basta não contribuirmos para tal injustiça. Quem sabe isso um dia não acaba.....seria um sonho.
    Bom ter falado contigo ontem....
    Bjcas para família linda e para ti.

    ResponderExcluir
  8. Cris adorei esse post!as fotos do sitio do seu sogro estao lindas!!!bjs

    ResponderExcluir
  9. Cris apoiada! Pena que não encotramos o "frango feliz" em qualquer lugar né? Sabe quando as pessoas falam que nenhum sabor é mais como era antigamente...o motivo é só olhar para a foto dos franguinhos enclausurados né? Bjks

    ResponderExcluir
  10. Nada como "galinha de quintal", como dizemos lá em casa.

    ResponderExcluir
  11. Cris, há um tempinho postei exatamente sobre isso no Mangia e compartilho da sua preocupação...não dá para ser saudável enclausurado com outros mil coleguinhas comendo porcaria (ração e etc), vivendo sob luz artificial e tomando bomba...Korin também entra aqui em casa... ou então frango caipira criado com milho ou restos de comida...nada de "falso caipira".
    Um beijo e saudades!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Cris, que classe e bom humor para escrever, parabens!
    As primeiras fotos me fez voltar a infancia na fazenda da bisavo em MG.
    O assunto eh mais que atual e oportuno. Por aqui vejo muitos produtos da mesma "marca" e vindos do mesmo lugar -uns com rotulo de "organico" mais caros e outros nao, mais baratos. Eh estranho no caso dos ovos, frango, leite e seus derivados. Ai fico pensando, sera que o dono da fazenda tem o paraiso, parte onde se cria galinhas e vaquinhas livres, leves e soltas - as organicas. Entao se fazem alguma coisa errada vao p/ confinamento - e nao sao mais organicas?! heheh - melhor abrir o olho porque rotulo nao eh tudo.
    O filme eh muito bom mesmo.
    Beijao

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você plenamente. Sempre que possível consumimos frangos e ovos de aves criadas livremente na fazenda do meu pai. No meu sítio tenho peru e galinha d'angola, mas não uso para consumo . É só para encher os meus olhos.
    Quando compro também tenho o cuidado de verificar a procedência. Hoje a Fernanda do Chucrute com Salsicha está abordando justamente este assunto, a crueldade e a falta de cuidado com os animais que são vendidos para o nosso consumo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris, que saudade!!!! Mas em breve tudo volta ao normal.

    Sabe que hoje mesmo estava comentando com um casal de amigos irmãos, a diferença tremenda que existe entre essas duas categorias de frango, galinhas e família...
    Começando pela criação e terminando na carne propriamente dita. O mundo em que vicemos esta cada vez mais capitalista e quando atinge o ramo alimentício, o ser humano sai mais que prejudicado, acaba afetando a nossa saúde. Infelizmente são poucos os produtos orgânicos e não são todas as pessoas que tem ascesso aos mesmo, seja por não encontrá-los em todo e qualquer supermercado, ou pela questão financeira, e até mesmo pela falta de conhecimento da situação. Enfim,essa é mais uma das particularidades do mundo moderno...difícil de engolir, né?

    ResponderExcluir
  15. Cris
    Bom post!
    Hoje minha filha Dani me trouxe da fazenda em Pirassununga umas cinco dúzias de ovos de galinha caipira!
    Fiz uma homelete como há tempos não fazia: 4 ovos batidos, mussarela ralada, muita salsinha, orégano, um pouco de sal e de pimenta do reino moída na hora!
    Bom demais, seu!!
    Se puder veja ainda:
    OS GORDOS TAMBÉM MENTEM.

    ResponderExcluir
  16. Cris eu também amo um franguinho e se for caipira então me acabo. O post foi notal mil amiga!

    ResponderExcluir
  17. Estou com muita vontade de montar um lugar no quintal para cria galinhas. Vocês estão (novamente) me inspirando a fazer algo criativo.

    Já pensou nos ovos, os omeletes, os soufflés!

    Beijos -

    ResponderExcluir
  18. Oi Cris, tenho sorte de morar em uma cidade com economia agrícola, aqui é tudo mais saudável, um frango caipira já limpo, sai por R$10,00 e compensa muito, graças a Deus tenho acesso a tudo isso!
    Valeu pelas dicas!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Amei,está demais eu estou contigo cris não compro do aviário...beijinhos doces

    ResponderExcluir
  20. Cris querida, saudade do cantinho. Olha, gostei deste teu post. é, realmente é um horror o que rola nestes centros de criação intensiva. Uma pena ainda mais é o fato de que frango orgânico aqui no Reino unido é muito caro para ser consumido pelas classes mais baixas.E eles acabam muitas vezes consumido um frango de proveniência bem duvidosa por causa do fator enconômico. O programa do Hugh foi excelente. E espero que aos poucos se tenha melhoras no geral.Que as pessoas comecem a ver que estes intesively farmed chickens nao devem ser consumidos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Cris. Assino embaixo!! Passa no Chucrute com Salsicha. A Fer bolou uma iniciativa super bacana relacionada com esse tema. As galinhas, tal como todos os outros animais merecem respeito, qualidade de vida e tratamento digno mesmo no momento do abatimento!
    Bj.
    P.S.: Link para o post do chucrute que te falei: http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/005612.html

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!