segunda-feira, 5 de maio de 2008

¡Viva Cinco de Mayo!

Cinco de Mayo é uma data comemorada no México por causa da vitória do Exército mexicano sobre o Exército francês na Batalha de Puebla, no ano de 1862. É também celebrada em muitos estados americanos pela comunidade mexicana.

Escolhi para a data esta receita de tortilla mexicana feita em casa com uma farinha derivada de milho que se chama "Masa de maíz" ou "masa harina." É uma farinha de massa de milho, feita a partir de uma mistura de milho amassado tratada com uma solução de água e limão.

A receita que faço aqui é com a masa harina original, mas infelizmente ela não é vendida no Brasil. Você pode fazer uma substituição com farinha, manteiga e sal e o blog Kafka na Praia da Karen tem uma receita ótima que transcrevo logo após a minha.

Ingredientes para 8 tortillas
1 xícara de masa harina
2/3 xícara de água
1 pitada de sal

1) Numa tigela, misture a masa harina, a água e o sal até obter uma mistura homogênea. Se a massa estiver muito seca acrescente mais água aos poucos.

2) Divida a massa em oito bolinhas iguais. Cubra com um pano úmido. Abra as tortillas entre dois pedaços de plástico grosso, pressione com uma panela de aço inoxidável que tenha o fundo bem retinho (rolo de macarrão não dá muito certo) para ela ficar bem redonda.
  • Nesta hora é necessário ter uma "tortilla press", como não tenho uso um porta-panelas de madeira maciça para pressionar a massa e fazer os círculos perfeitos entre dois pedaços de plástico.
3) Numa frigideira antiaderente, aquecida em fogo médio e sem óleo, doure as tortillas uma a uma por 50 segundos. Pressione com uma espátula para que se aqueça por igual. Vire e doure o outro lado por mais 50 segundos.

Sirva com camadas de carne em tiras (temperada com cominho, coentro, pimenta, sal e cebola), cebola picada, tomate, alface e queijo cheddar ou do reino.

Você também pode fazer quesadillas.

Tortillas de trigo
(Receita que a Karen fez do blog em francês Saveurs Mexicaines)

200 g de farinha de trigo
50 g de manteiga em pedaços
uma pitada de sal
uma pitada de açúcar

1) Peneire a farinha com o sal e o açúcar. Incorpore a manteiga à farinha e adicione água pouco a pouco até obter uma mistura homogênea e elástica. Faça 8 bolinhas iguais, achate-as e deixe descansar por 30 minutos cobertas por um pano de prato.

2) Abra as bolinhas com um rolo. Esquente uma frigideira antiaderente sem gordura e quando estiver bem quente, coloque um disco da massa e deixe tostar por cerca de 30 segundos de cada lado até que fique dourado.

3) Mantenha as tortillas envoltas em um pano de prato até o momento de consumi-las.








29 comentários:

  1. Hoje mesmo comentei no blog da Carla, Carpe Diem, que com você e com a Cinara e mais a Paula, fiquei viciada em comida mexicana. Ah, amo muito tudo isso! (Só para fazer pirraça ao poderoso americano)!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Aprendi mais uma delícia.......
    Ficou bonito, né não? !

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Cris,

    Que maravilha estas dicas. Logo ao ler o post, pensei como faria esta massa se este tipo de farinha não encontramos com facilidade, e para nos salvar logo em seguida demonstrou a receita no blog da Karen. A segunda foto esta irresistível, servido com estas folhas de alface, hhummmm...Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero...vou tentar fazer .... acho que encontro a harina por aqui.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. não me parece que eu consiga encontrar essa farinha por aqui, mas se encontrar esta receita não me escapa.
    eu adoro comida mexicana.

    ResponderExcluir
  6. Cris, vim conhecer o seu cantinho e já me deparo com uma das minhas comidas preferidas! Adorei! Nunca tive coragem (e paciência) de fazer tortillas... eu sempre compro prontas. Acho que está na hora de tentar, não é? Beijos!

    ResponderExcluir
  7. adoro comida mexicana..é tudo de bom..adorei a receita da tortillas..numca fiz antes..maravilhoso tudo..bjus

    ResponderExcluir
  8. Cris a tua receita está uma maravilha sabes que o meu filho mais velho viveu 5 anos no México mas a minha nora não vai muito com a comida de lá ao contrário uma das minhas netas só diz eu quero ir para o meu Pais eu gosto é do México com 7 anos vei tu duas delas nasceram lá! Um beijo. Natércia...

    ResponderExcluir
  9. Beeeemmmm, ... nem de propósito! Esta receita deu-me água na boca, andava a pensar fazer um chili com carne, mas a tua ideia parece-me melhor para dar conta de umas tortillas que ali estão no frigorífico. A apresentação é fantástica.

    Um beijinho,
    Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris...nossa amamos comida mexicana...pena não termos harina por aqui :-( Vc está muito chique em...bom vc é chique!!!)Até fabricando a massa...ai, ai, ai que menina prendada é essa gente!!!! Tá parecendo minha sogra que qdo faz tacos faz as massas...(um trabalhão!)eu ando meio preguiçosa, então compro pronta, mas sei q fica outra coisa home made!!!! Legal saber sobre o 5 de mayo!Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adoro comida mexica, mas também compro as tortillas prontas, com certeza as homemade são bem melhores, quem sabe um dia me animo e faço.
    Beijos
    Sabrina

    ResponderExcluir
  12. Cris, acredita que nunca comi uma tortilla? Já anotei e vou fazer qualquer dia destes...

    PS: Tendo um tempinho passe lá no blog, pois eu acho que você vai gostar do post que fiz sobre o Palácio Ideal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cris, só queria confirmar se recebeu meu convite sobre sua participação especial no 1 ano de Cuecas na Cozinha dia 12 de maio

    ResponderExcluir
  14. Cris, vamos juntar as panelas rapidinho pois eu amo comida mexicana e a Claudinha também, pode ser aqui em casa ok?É só marcar e viva o México.

    ResponderExcluir
  15. humm que delícia Cris!! Na verdade nunca comi tortillas, devem ser mesmo deliciosas!!

    ResponderExcluir
  16. Vi essa semana uma reportagem a respeito do 5 de mayo, e como foi aderida pelos norte-americanos,já que grande parte da população latina tem como origem o méxico.

    menina vc recebeu uma direção do Espírito Santo pra eu ser beneficiada, tava querendo essa receita de tortilha, só fiquei triste pela notícia de não encontramos a base por aqui...vou tentar a da Karem, imagino não ser o mesmo, pois não vai nada de milho...mas quem não tem cão caça com gato.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei!!!Tenho que experimentar...beijinhos doces

    ResponderExcluir
  18. Cris sempre que vejo comidinha mexicana me lembro de vc!!! Saudades...adorei também a receita do parfait...bjks

    ResponderExcluir
  19. Olá, conheci teu blog hoje e fiquei super contente por ter receitar tão claras e fotos lindíssimas.
    Pra ajudar fiquei mais feliz quando você citou um versículo da Bíblia, na parte do aniversário. Glórias a Deus pelo talento q Ele te deu!

    Beijos, Esther.

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal... agradeço os comentários, adoro ver pingando na caixa de entrada os recadinhos e lendo durante o dia.

    Esther, seja bem-vinda! Adorei suas fotos! Sim, com alegria compartilho minha fé. Bjs!

    ResponderExcluir
  21. delicia de receita ! estava queredno fazer tortilla em casa, mas acho que esta farinha nao encontrarei aqui !! beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Cris também é cultura, adorei saber da informação e adorei a receita também amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Menina, tem anos que não uso Maseca. Tenho que fazer umas tortilhas...

    ResponderExcluir
  24. Essa tortilha ficou um luxo. Ainda não provei nenhuma comida mexicana, mas penso que deve ser muito bom.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  25. tortilha mexicana! adorei a receita!
    mas fiquei com uma dúvida: é farinha de milho ou trigo?
    E adorei este cantinho aqui! Tem cada sugestão!...
    É de dar água na boca!

    ResponderExcluir
  26. Mas essa farinha é a de milho e é a que eles usam lá no México, o sabor é totalmente diferente da rap10 que é a de farinha! Você acha Maseca pra comprar aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  27. Oi Mariana, infelizmente não sei onde encontrar aqui... só comprei no exterior... o Rap10 é bem parecido inclusive com a da marca old el paso de farinha. Há dois tipos de tortilla, de farinha (a masa) que substituo pela nossa farinha de trigo e a de milho, que é o taco. Beijos, agradeço sua visita!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!