segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aqui nesse arraiá também tem festança

É junho... nossa herança portuguesa está presente nas festas juninas que se espalham por todo o país em dias frios e noites estreladas com fogueiras e danças de quadrilha realizadas em locais decorados com bandeirolas coloridas e muita palha de milho. As barracas nos atraem com bolos e doces feitos com amendoim, abóbora e milho e bebidas como quentão e vinho quente.

O nosso blog adora uma festinha junina! Uma de minhas festas favoritas pois transmite alegria sem pedir nada em troca. Quem participa debocha de si mesmo com uma camisa xadrez, a calça remendada e uma botina de couro surrada. Ninguém sente vergonha de pintar o dente, fazer bigode com um pedaço de rolha de cortiça queimada nem de pintar sardas no rosto com lápis de olho e usar um vestido rendado de chita comprado na lojinha do bairro ou nas lojas americanas...

E para comemorar, vamos tomar um quentão! Oops, crentão, pois este não é alcoólico!

A receita original foi minha prima Cidinha que passou e agradeço a ela não só a receita mas o carinho demonstrado nos e-mails que ela me envia quase que diariamente.

Esta minha versão é feita com suco de uva, assim até a criançada pode saborear! Conhecido como crentão, pois não leva cachaça, é o que tenho servido nos encontros com nossos amigos ultimamente, já que agora temos uma nova lei de bebida alcoólica que será rigorosa com o motorista que apresentar qualquer teor de álcool no sangue ao dirigir nas rodovias.

Quentão sem álcool

3/4 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de mel
Cascas de duas laranjas
Casca de um limão
50 g de gengibre cortado em lascas
4 cravos-da-índia
1 pau de canela
1 litro de suco de uva tinto integral sem açúcar
2 maçãs descascadas e picadas

Modo de preparo:
1) Leve o açúcar e 1/2 xícara de água ao fogo até dissolver completamente o açúcar.

2) Acrescente as cascas de limão e laranja, o gengibre, o mel, os cravos-da-índia e a canela. Ferva por cerca de 4 minutos e retire no final as cascas de limão e laranja.

3) Acrescente o restante da água e ferva. Só quando ferver junte a maçã picada, o suco de uva e ferva por mais 10 minutos. Sirva quente.

A receita original eu também já provei e seu sabor corresponde ao nome: Quentão Sofisticado. Minha prima disse que é da internet, vi mesmo que ela aparece em muitos sites de receitas, sem fonte definida, exatamente assim como recebemos.

Quentão Sofisticado

3 xícaras de cachaça
1 xícara de licor Cointreau (usei conhaque)
3/4 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de mel
Cascas de duas laranjas
Casca de um limão
50 g de gengibre cortado em lascas
2 cravos-da-índia
1 pau de canela

Modo de preparo:
1) Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo juntamente com o licor Cointreau.

2) Assim que o açúcar estiver totalmente dissolvido, acrescente as cascas de limão e laranja, o gengibre, o mel, cravos-da-índia e pau de canela, ferva por 4 minutos e acrescente a água.

3) Ferva por mais 5 minutos, acrescente o aguardente e ferva por mais 10 minutos. Coe e sirva quente.


27 comentários:

  1. Gostei de conhecer as vossas festas =)

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Os santos populares são dos festejos mais tipicos e populares em Portugal, e embora as vossas festas festas possam ter origem nas tradições portuguesas, gostei de ficar a conhecer os pormenores tão diferentes, mas sempre com uma coisa em comum: a algria do povo.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris..dia lindo pra você prima.
    Amei sua versão do quentão sem alcool, vou preparar no próximo fim de semana, tenho certeza que minha turminha vai amar.
    Beijão grande
    Cidinha

    ResponderExcluir
  4. Pois, não conhecia o quentão e crentão. Por aqui está calor, as caipirinhas sabem melhor, mas irei experimentar pois gosto de bebidas e vinhos aromatizados.

    ResponderExcluir
  5. Achei graça do nome!!!
    Pois é, a lei está rígida!!!

    ô festança da boa, sô!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Cris que delícia?! Amei!!

    Eu também acho divertido a festa junina. hehe

    ResponderExcluir
  7. Oise eu tiveses visto seu blog antes
    não ocnsegui fazer quentão no fds
    fiz uma festa surpresa pra minha mãe sem bebidas quentes, rs
    tem umas sugestões lá no blog sobre festa-junina e crianças
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Bebidinha que não pode "fartar" na festança né "cumade"?
    Bom demais..."sô".
    Bitoca.

    ResponderExcluir
  9. Cris, adoro festa junina e as duas receitas estão aprovadíssimas. Nas férias a minha família sempre que dá faz festa julina e com certeza vou colaborar com o crentão (já que somos crentes, mas também não dispensamos o quentão sofisticado, com moderação, claro)! Mas se vamos dirigir daí NÃO POOOOODE!

    ResponderExcluir
  10. Cris, genial, esse 'crentão'! E veio, mesmo, a calhar - preciso preparar alguma coisa para uma festa junina neste fim de semana. Vai ser ele, mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Hehehe, Cris gostei do nome "crentao" e ja vou passar essa receita com nome pra minha mae. Afinal meus pais nao tomam bebidas alcolicas.
    Adoro festas Juninas. Fotos lindas.
    beijo p/ ti e boas festancas

    ResponderExcluir
  12. Cris,

    aqui estão rolando varias festas juninas...ate já acabou meu estoque de combinacoes caipiras...to improvisando e adorando!!!adorei as duas opcoes mas acho q prefiro o incremndado...ai com cointrau q eu adoro..é luxuoso demais...é só para filha de patrào e nao caipirão..ehhehe

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Hummm... eu tb adoro festa junina!!
    Os quitutes, o clima, a alegria das pessoas... adoroooo
    E muito boa a sacada de chamar o quentão dem álcool de "crentão"! hehehehe

    ResponderExcluir
  14. Cris, eu tb adoro festa junina mas já esqueci da ultima vez que fui numa legal.
    sou apaixonada por quentao e faco algumas vezes no inverno. aqui na inglaterra se toma bastante mas eles usam pimenta. eu nunca fiz quentao com cachaca ou cointreau, somente com vinho. fiquei curiosa.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Crissss...eu tava querendo mesmo uma receita de quentão sem alcool...essa veio a calhar.
    Beijinho
    Amei sua visita. Qdo quiser, venha conhecer meus cantores da favela que postei, será uma honra.
    bj

    ResponderExcluir
  16. oi amiga Cris, quentão é bão de mais com alcool é claro esse ai vo tenta faze pra ve se da pra toma ,mais sem fogo será???kkkkk....
    Bjs direto da roça

    inté se ve

    ResponderExcluir
  17. Oláaaa!!!!
    Adorei as receitas e a animação.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Cris minha querida,
    Passa sim que ela vai amar....liga para ela. Hoje falei com ela ... disse estar orfã de filhos...os 3 estão juntinhos aqui no norte. Diga oi para o Boto....saudades.
    Bjcas para ti.

    ResponderExcluir
  19. Essa bebida é um sucesso ,gengibre é bom demais!

    ResponderExcluir
  20. Cris, que saudades das festas juninas! Fiquei com uma vontade louca de experimentar estas duas versões de quentão! Adoro mas agora com este calor nem pensar! Vou guardar as receitas para quando o friozinho chegar aqui de novo! Bjs

    ResponderExcluir
  21. aii A-D-O-R-O festas juninas!!! Sou do Ceará né? Nem tem como não ter vivido isso desde pequena, tá no sangue da gente! Quentão é uma tradição mais do Sul-sudeste... porque é uma bebida para esquentar... lá em cima, como é sempre quente... bebe-se Aluá (uma espécie de refresco de Abaxi)...

    e essa decoração toda lindinha? Foi no seu arraial?

    fizemos um aqui em casa (sp), chamamos os amigos, mas os ingredientes foram nordestinos. Em breve um post sobre isso. Eu ainda estou esperando as fotos que estão com uma amiga. ;-)

    ResponderExcluir
  22. Querida, tem um mimo pra ti no meu blog.
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Menina!"
    Assim não há frio que insista em permanecer... esquenta mesmo!!!
    Delicias de receitas, e essa sofisticada, muuuito chique!
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  24. Delícia!!!
    Estou tentando acertar fazer um com adoçante, depois te conto!
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  25. Cris que saudades menina!!!!!!!! Adoro festa junina!! E quentão é muito bão!!!! Bjks e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  26. Que incrível!! Eu adoro quentão, e achei muito interessante este sem alcool...

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!