quinta-feira, 31 de julho de 2008

Patê de requeijão caseiro e talos de agrião

Um dia uma amiga disse que tinha comido uma sopa deliciosa de talos de couve que me deixou intrigada e ao mesmo isto me incomodou, pois comecei a pensar em maneiras de combater o desperdício que havia em minha casa que tinha sempre o lixo cheio de cascas e talos... Ainda não sou um exemplo a seguir, mas estou mais consciente e acredito que aproveito mais os alimentos criando novas receitas que levam sobras e o uso integral dos alimentos, ou seja, desde folhas até talos ou cascas.

Servi para amigos este patê feito com requeijão caseiro e talos de agrião e o sabor surpreendeu a todos!

A receita adaptada de uma apostila do SESI com 152 receitas econômicas e nutritivas do programa "Alimente-se Bem" é minha contribuição para o evento de aproveitamento integral de alimentos no blog Sabor da Fer Ayer que está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do PNUD– Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.


Patê de requeijão caseiro com talos de agrião

1 colher (sopa) de cebola picada
1 dente de alho (não usei)
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara de talos de agrião picados finamente (ou couve)

Doure a cebola e o alho no azeite e refogue os talos de agrião. Reserve.

Faça o requeijão
3 xícaras de leite
1/3 xícara de vinagre
2 colheres (sopa) manteiga
sal a gosto

1) Esquente o leite até quase ferver. Junte o vinagre e deixe coalhar. Espere esfriar na geladeira.

2) Coe em peneira bem fina. Bata no liquidificador com sal e manteiga até ficar cremoso. Junte os talos refogados e misture bem, sem bater. Sirva com torradas.

Confira também esta outra receita de aproveitamento integral:
Batatas com alecrim, assadas com a casca.

10 comentários:

  1. Cris do céu!!! Este patê me deu água na boca, deve ter ficado divino!!! E as batatas abaixo, eu assino embaixo. Já fiz inúmeras vezes, eu amoooo :)

    ResponderExcluir
  2. Cris, sabe q eu amoo o talo da couve..eu fico procurando os talinhos qdo faço refogada..esse pate me parece delicioso!!adorei!!bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei! E dá pra fazer com outros legumes, né? Já estou até tendo idéias, rs.

    ResponderExcluir
  4. Parece muito bom! Aqui nos EUA raramente vi agrião e quando se encontra é caríssimo.
    Ainda bem que se pode utilizar a mesma receita com outros vegetais.
    Tb detesto disperdiçar alimentos, me sinto culpada.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Cris, também me custa imenso ver o caixote do lixo cheio de talos...
    Vou copiar para experimentar este patê, parabéns pela ideia!!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Cris, eu pareço até meio doida... Quando como agrião, rúcula, acelga e outras folhas, eu prefiro os talos... Acho essa textura fibrosa muito agradável!
    Sua receita está um arraso... Já viu a campanha sobre isso no blog da Fer?
    http://sabor.sampasite.com/default.htm
    Dê uma olhada lá, acho que você vai gostar...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Cris, que idéia boa! Minha avó faz farofa e omelete com talos de cenoura e beterraba e ficam ótimos. Vou contar pra ela sobre esse patê e ela vai amar!

    ResponderExcluir
  8. Oops! Hehehehe, foi mal, Cris! Passou despercebido...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Fantástico seu patê, Cris. Adorei. Também vou ficar mais consciênte e já preparei minha receita. Só falta postar.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Fiquei encantada Cris! E as fotos estão tão lindas!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!