segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Gobi Manchurian no Dia de Ação de Graças


Este foi o segundo ano consecutivo que nosso grupo de amigos se reuniu para comemorar o Dia de Ação de Graças. Fizemos um esquema de potluck (cada um traz um prato) e o resultado foi uma mesa linda, farta de comida tradicional para a data, decorada com flores e velas coloridas. A novidade deste ano é que tivemos americanos conosco, o que deu um brilho especial ao jantar.

Neste jantar eu sempre fico responsável por biscuits, legumes, uma sobremesa (cheesecake de abóbora ou torta de maçã) e pela farofa de bolo de milho.

Para dar um sabor picante ao jantar, fiz um prato de origem chinesa que é muito popular na Índia, chama-se Gobi Manchurian. Simples e saboroso... você empana a couve-flor, frita em óleo para ficar crocante e serve com um molho. O prato pode ser servido como tira-gosto (coloque uns palitinhos), salada, com arroz branco e as sobras você usa como recheio num sanduíche.
Gobi manchurian
Adaptado do blog de uma indiana.

4 xícaras de couve-flor
2 colheres (chá) de gengibre ralado (ou em pó)
1 colher (sopa) de alho ralado
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (chá) de farinha de milho (milharina) ou fubá
1 colher (chá) de chilli em pó (opcional)
1/2 colher (chá) pimenta-do-reino branca moída (usei um mix de pimentas)
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de shoyo
1/2 colher (chá) de vinagre


Molho
1 cebola picada
1 pimentão picado em cubos
2 pimentas americanas (não usei)
1 colher (chá) de pasta de alho e gengibre (usei 1 colher da mistura para empanar)
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de shoyo
3 colheres (sopa) de catchup
1 colher (chá) de sal (ou que baste)
3 colheres (sopa) de óleo ou azeite

1) Lave a couve-flor, separe em buquês pequenos. Se preferir, cozinhe al dente e escorra a água. Eu não cozinho, deixo crua.

2) Numa tigela com tampa ou saco tipo zip loc misture farinha de trigo, farinha de milho, sal, pimenta, gengibre, alho, vinagre e shoyo, mexa bem com uma colher. Junte a couve-flor, feche o saco e agite (ou tampe a tigela e agite) para que a farofa para empanar cubra bem os buquês.

3) Aqueça cerca de 1 xícara de óleo numa frigideira grande e frite os buquês por alguns minutos, até começarem a dourar. Escorra em papel-toalha. Reserve.


4) Faça o molho, refogue em óleo no fogo médio: azeite pimentão, cebola, pasta de gengibre e alho por 5 minutos. Junte o restante dos ingredientes e mexa bem. Junte a couve-flor frita e cozinhe até secar ou apenas espalhe este molho sobre a couve-flor.



Você sabia que no Brasil o Dia de Ação de Graças é uma data oficial? Eu não!!! Descobri ao pesquisar para este post. Existe até uma Lei que regulamenta que seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro e o Ministério da Justiça é o órgão incumbido de promover a celebração. Parece que esta data só existe no papel...

Você encontrará mais receitas e histórias sobre o "Thanksgiving" em meu blog, clique aqui para ler.

17 comentários:

  1. Cris essa couve-flor parece mesmo boa. Corn bread stuffing eh um dos meus favoritos do Thanksgiving.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cris querida, essa couve flor parece fantástica! Só não a farei logo (buaaaaaaaaaaa) pois é frita, e o Marcelo está com início de ulcera (o médico proibiu frituras terminantemente até o fim do tratamento)... mas será uma das primeiras coisas a ser feitas quando ele ficar melhor... eu amo!
    Super beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, que legal esta receita, eu tô numa fase de receitas indianas, a Dri minha sócia de blog também, em breve vamos postar um aniversário à indiana, vou anotar sua receita e o blog da indiana também.
    Outro dia saiu aqui no Estadão uma matéria só sobre comida indiana e eles dão a dica de um livro, Curries Made Simple, que eu tô para comprar em breve... parece muito legal. Você já ouviu falar??
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Uma verdadeira delícia, receita anotada, bjs

    ResponderExcluir
  5. Hum... eu "ouvi" comida picante?
    Sabe que sou fãnzona de um ardidinho né? rs
    Deve ser uma delícia! :)
    A receita do seu hot rolls, andou passeando pelo meu blog! rs
    Que delícia viu?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo o esquema de cada um levar um prato, dessa forma ninguém se sobrecarrega e todos se divertem !!!

    bjks

    ResponderExcluir
  7. Esse encontro deve ter sido maravilhoso :D

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cris! Obrigada pelo comentário em meu blog! Muitas vezes me deparo com uma couve-flor inutilizada em um cantinho, desprezada na gaveta da geladeira. Agora já sei o que fazer quando me deparar com essa triste situação, farei esse Gobi Manchurian!
    Não pude deixar de citar seu blog em minha lista de blogs preferidos!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Cris, seria bom né?!
    Mais um feriado kkk
    Adorei a sua receita querida.
    Bjss e feliz dia de ações de graça para vc que é uma graça hehe
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Esta receita deve ser muito saborosa e um ótimo jeito de disfarçar a falta de paladar da couve-flor americana.
    Ainda não fiz o corn stuffing. Tenho mania de comprar o que é uma mistura de pão branco com pão integral. Este ano, inclusive, comprei uma marca muito boa, que me surpreendeu!
    Puxa! Eu tinha praticamente certeza que o Ação de Graças tem ai no Brasil, pelo menos, naquela folhinha do Sagrado Coração de Jesus vem marcado. O pessoal não comemora por que não sabe. Uma pena!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Nao sabia que era oficial no Brasil nao ! Me lembro que na escola sempre comemorava, mas nao passsava de la. E esta receita esta do jeito que eu gosto, tenho voltade de comer algo bem picante, mas ai o filho nao consegue comer ! bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei encantada com essa receita de couve flor!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. tb uso o truque do saquinho com 'farinhas' para fritar.... hummmmm, me lembrei de lulas, aiai, bom demais lula empanadinha e frita....

    re data oficial brasileira.. não conhecia mesmo... e qtas 'coisas' oficiais que não rolam´... leis, por exemplo... ah, deixaprálá!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Cris receita bem diferente essa,, não costumo muito fazer esse tipo de comida pois o povo lá de casa não gosta, já eu amo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Cris, adoramos a cozinha indiana, estou esperando a safra de couve flor da horta para preparar esta delicia. adorei! beijos

    ResponderExcluir
  16. uma maneira bem diferente de comer couve-flor! gostei ;-)))

    ResponderExcluir
  17. Nova forma de preparar couve flor. já me desmanchei.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!