segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Struffoli para a Ceia de Natal

Achei em meu primeiro caderninho de receitas, que já fez bodas de prata, estes bolinhos de origem napolitana que são servidos no final da ceia de Natal regados com mel e empilhados em forma de cone. A receita foi anotada apenas como "bolachinha de pinga" e só agora descobri que são na verdade uma adaptação dos italianíssimos struffoli que muitos conhecem como pingos de mel!

Uma sobremesa que não pode faltar no Natale italiano e que dedico às amigas do blog Ragazze Brasiliane nella Cucina Italiana que estão compilando receitas italianas para o Natal. Participe também, mostre ao mundo aquela receita da nona guardada a sete chaves...
Mesmo sendo típicos de Natal gosto de fazer struffoli em qualquer época do ano. Foi muito agradável saboreá-los após uma noite com pizza e vinho na casa de meu irmão (moramos no mesmo complexo), a gente ia lambiscando aos poucos os struffoli e batendo papo! Estes meus ficaram meio grandes, o ideal é que fiquem um pouco maiores que um grão-de-bico cozido.

xícara medidora: 240 ml
Struffoli
2 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de rum (limoncello, conhaque ou cachaça)
2 colheres de manteiga
Raspas de 1 limão (usei de laranja)
1 2/3 xícara de farinha de trigo peneirada (ou que baste)

1) Bata com um garfo os ovos, o açúcar, o rum e a manteiga. Acrescente as raspas de limão e o fermento em pó, mexa bem. Vá juntando a farinha aos poucos até dar ponto de enrolar, fica uma massa lisa e brilhante. Deixe descansar coberta na geladeira por meia hora pelo menos. Eu já deixei a massa descansando até de um dia para o outro e não tive problemas.

2) Abra a massa em rolinhos compridos com 1 cm de diâmetro, como nhoque, e corte a espaços de 1 a 1,5 cm. Depois de cortar todos, enrole levemente só para deixar redondinho.

3) Frite em três dedos de óleo, fogo médio a baixo, numa frigideira alta, cerca de 8 bolinhas por vez, virando sempre, até dourar. Escorra e reserve.

Calda:
1/2 xícara de mel derretido
raspas de laranja e confeitos (usei pinholes)

Derreta o mel, regue as bolinhas e arranje-as sobre um prato em forma de cone, como uma pirâmide. Sirva com café ou licor no final da ceia.
  • Para grandes quantidades duplique a receita.
  • Frite as bolinhas com vários dias de antecedência e guarde em recipiente fechado.
  • Derrame mel várias vezes sobre as bolinhas, elas ficam crocantes por fora e absorvem o mel.

27 comentários:

  1. vc já viu minha empolgação com essa receita... estão lindissimos e adorei a historia de empila-los... ficam super charmosos! bjs

    ResponderExcluir
  2. ok, agora vc me ganhou!
    rendo-me a essas belezuras fofas com calda de mel...devem ter ficado com gosto de quero mais!
    lindo o prato!!
    bjaoo
    si

    ResponderExcluir
  3. Cris eu não conhecia a receita e adorei!
    O fato de poder fazer com antecedência ajuda muito na correria.
    O aspecto da apresentação ficou lindo tb!
    Boa sorte!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Que fofinhos :) Devem ser uma maravilha quentinhos!! Adoro fritos de Natal.

    ResponderExcluir
  5. Esse é do tipo sentar pra comer e jogar conversa fora mesmo.
    E a decoração tá lindinha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Bem, adorei. Adoro fritos doces e estes deixaram-me a pulga atrás da orelha.
    Costumo fazer uam receita brasileira da minha mãe que são fritos de massa dura, umas bolinhas do tamanho destas que fizeste mas a massa leva erva-doce.

    Vou anotar a tua receita, depois conto.

    ResponderExcluir
  7. Essa receita é mesmo um clássico!
    Adoroooo o gosto do mel.
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Cris, a foto ficou linda, o struffoli está como fazem os italianos, com confeitos e pinolis, essa receita é clássica, não pode faltar mesmo. Adorei a participação. Boa sorte, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Cris, que maravilhaaaaaaaaaaaaaa!
    Amei e obrigada por participar mais uma vez do nosso blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Cris, agora, foi voce que me fez lembrar minha infancia, minha nona fazia e estava esquecido. adorei.
    beijos e boas festas

    ResponderExcluir
  12. Cris, ficou divino, uma visão e tanto pela manhã. Vi essa receita a anos atrás no Note e Anote, se não me engano o culinarista chama-se Pascoale, italianíssimo.

    E a partir de agora tenho certeza que fará parte da mesa de brasileiros, portugueses, franceses...

    Beijos linda!!!

    ResponderExcluir
  13. Ficaram lindos esses struffolis! Já comi uns que minha sogra preparou e estavam deliciosos! Esse com certeza deva estar ótimo!

    ResponderExcluir
  14. uau!!!
    que delicia!!! adorei!
    vou pensar em algo da familia.. heehe
    bjkas dani

    ResponderExcluir
  15. Lindos! Só não copio porque também estou `
    a procura de uma receita para esse desafio ;) mas tenho de os provar.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Cris, estão maravilhosos, com certeza deliciosos, e este tamanho um pouco maior ficou lindo! As gotas em prata deram um toque sofisticado.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Crisssss,primeiro quero dizer que amei a cara natalina do blog,tá lindo!!!Fazia tempão que não dava uma passadinha por aqui!
    Segundo,oque é essa receita???que linda a apresentação e deve ser dili demaissssss!!!
    beijo beijoooooo

    ResponderExcluir
  18. Como vc montou a pagina??? Ficou fantástica e com esse doce, mais divino.Que doce é esse??????
    Lindo!!

    ResponderExcluir
  19. Cris, que contribuição legal, este Strufolli ficou PERFEITO...!! A minha tia Thereza (que é mãe do Chef Robert Strongoli) faz todo Natal, ela aprendeu com a sogra e fica igualzinho o seu... só as bolinhas que eu acho que no dela ficam um pouco menores. Foi uma idéia hiper legal. Como sempre, você arrasou. Um beijo e bom Natal para você!

    ResponderExcluir
  20. Cris querida, nao conhecia estas delícias. Que linda apresentação.Vc já se mudou? Amei esta mesa de natal. tua casa deve ser um mimo.

    ResponderExcluir
  21. Facinho Cris e ficam com uma cara ótima, hummm vou fazer lá em casa hoje.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Cris minha querida mas que maravilha!Um beijinho...

    ResponderExcluir
  23. Que maravilha!
    Batendo papo, saboreando esta delícia... bom demais!
    A foto ficou lindíssima! (alíás, como sempre!)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Lindos, maravilhosos, gostosos!!!

    Amei de verdade!

    Beijão e Feliz Natal!!!

    Os bebês estão bem? E a mamãe?

    ResponderExcluir
  25. nao conhecia e adorei só pelo aspecto! a decoracao ficou linda, parabéns ;-)) beijocas

    ResponderExcluir
  26. Boa noite querida, tudo bem? Olha achei sua receita pelo google e não resisti, copiei e colei na minha Comunidade Residência do Artesão, essa sua receita é clássica e nobre, parabéns pelo belo blog! Já ia me esquecendo, também postei o link de seu blog para que te visitem!!! bjsss e obrigada pela nobre receita!!!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!