sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um sorvete de limão super!

Primeiro de maio... dia do trabalho... para mim um ótimo dia de descanso... Nesta data sempre me lembro de meus avós paternos, que se esforçavam em ir todos os anos a um sorteio no estádio municipal de minha cidade porque a prefeitura distribuia prêmios, como carros, geladeiras, bicicletas, dentre outros, que eles sempre achavam que iriam ganhar. Eram noites muito frias, mas ninguém conseguia convencê-los de ficarem em casa. Mas eles adoravam, acho que era um evento único para eles, mesmo com pouco conforto nas arquibancadas.
Este primeiro de maio foi um dia de temperatura agradável, no shopping as lojas estavam fechadas, apenas restaurantes e cinemas abriram as portas. E depois de assistirmos ao filme Monstros vs Alienígenas meu filhinho saiu do cinema pedindo sorvete! Lembrei-me então desta receita que fiz num dia quente de verão.

Esta receita foi amor à primeira vista... Ao ler sobre o sorvete de limão que a Patrícia fez em seu blog super fotogênico Technicolor Kitchen (confiram sua fotografia e receitas) não resisti e fiz imediatamente a receita no meu apertado intervalo de almoço para poder saborear no jantar!

Sem dúvida a melhor receita de sorvete de limão que já experimentei! O autor da receita é o chef americano David Lebovitz radicado em Paris em seu livro The Perfect Scoop, precisa falar mais alguma coisa?

Super sorvete de limão
adaptado do Super sorvete de limão siciliano do Sr. Lebovitz

2 limões grandes
125 g de açúcar refinado ( ½ xícara + 2 colheres de sopa)
120 ml (½ xícara) de suco de limão espremido na hora (cerca de 3 limões)
240 ml (1 xícara) de leite integral
240 ml (1 xícara) de creme de leite
1 pitada de sal

1) Tire as raspas das cascas dos dois limões diretamente para dentro do copo do liqüidificador/processador. Junte o açúcar e o suco de limão e bata/processe até dissolver o açúcar. Acrescente o leite, o creme de leite, a pitada de sal e bata para homogeneizar.

2) Leve à geladeira por 1 hora e em seguida prepare o sorvete na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. - Ou coloque em uma tigela, leve ao freezer e bata dali a duas horas, leve novamente ao freezer e bata mais uma vez depois de 2 horas para ficar cremoso.

Eu usei uma sorveteira manual que meus filhos ganharam de Natal da "avó americana" deles. Quando ela envia presentinhos sempre tem uma novidade para os meninos. A sorveteira manual leva gelo e sal num compartimento para gelar o copo metálico onde vai o sorvete. Revezo com meus filhos quando faço o sorvete nela, pois é um trabalho braçal... e cansativo.

Além dos limões grandes usados na receita, aproveitei alguns outros que espremi para a limonada do almoço para servir o sorvete. Não é necessário tirar o miolo para colocar o sorvete.

21 comentários:

  1. o sorvete de limao é o meu favorito, mas nunca me atrevi a fazer, qualquer dia destes tento, o seu ficou divino. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa sorveteira faz falta mesmo. Eu ainda não tenho, dai só sorvete comprado pronto.
    De limão deve ser mesmo o paraíso!
    Ficou um charme servido na casca do limão.
    Que pena que seus avós nunca ganharam nada no sorteio!
    Me lembrou quando eu ia no Bingo num clube perto de casa. Tinha até carro as vezes. E saia gente pelo ladrão na tentativa de ganhar.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!

    A receita é divina e as fotos estão maravilhosas. Obrigada!

    PS: Aceita Parabéns e Feliz Aniversário com uma semana de atraso? Espero que sim... (rs)

    beijos querida,

    ResponderExcluir
  4. E aqui está começando a esquentar...uma ótima receita para os dias quentes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha...deve ser mesmo bom e fiquei curiosa com essa sorveteira :)

    ResponderExcluir
  6. Se eu tivesse espaço na geladeira eu iria fazer uns quantos sorvetes, este de limão deve ficar super refrescante :)

    ResponderExcluir
  7. Cris,
    que coisa deliciosa! Amei sua idéia de servir nas cascas dos limões...adoro esse tipo de invenções que deixam a comida mais singela e mais aprazível aos olhos...ainda me falta um pouco disso... e também na hora das fotos me perco um pouco...Minha máquina tem mil skills e minha casa pouca luz natural... e de noite é aquela luta...
    Adorei a receita...já estou de olho no livro do Lebovitz...mas enquanto ele não vem ($$$$) vou me deliciando com as receitas que acho nos blogs amigos!
    Se puder experimente a receita que postei...não te arrependerás!
    Um beijo e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Cris, nos temos uma bola sorveteira igualzinha, mesma cor and all!
    Matheus viu um dia e achou lindo, comprei um dia de presente p/ ele (e uma vermelha q levei p/ minha irma ai no Brasil - ela amou tbem! rs!) e ele amou!
    Engracado ler seu post pois aqui em casa quem mais chacoalha e gira a bola sou eu pois Matheus tbem cansa rapido!
    Bom feriado p/ voces!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. PARECE MESMO DELICIOSO E IDEAL PRA AGRADAR A CRIANÇADA
    VOU FAZER POR AQUI
    BJ

    ResponderExcluir
  10. Hoje já esteve um dia de calor, perfeito para experimentar este sorvete! Finalmente tive tempo de vir aqui e conseguir pôr em dia a leitura dos seus posts antigos. Está tudo excelente como sempre =)

    bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  11. Ficou uma autentica maravilha!Um beijinho...

    ResponderExcluir
  12. Ficou lindo. E que ideia mais charmosa de servi-los nas casquinhas de limão!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Cris que excelente idéia essa se servir o sorvete no limão, ficou ótimo, vou copiar, rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Cris:

    Adorei o modo como você serviu o sorvete e estou louquinha para comprar uma sorveteira!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  15. Que delícia!
    Onde encontra essa sorveteira? Estou curiosa... Não entendi em qual parte do processo coloca a pitada de sal... Quero fazer!
    Bjos,
    Andrea Ortega

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cris, que sorvete maravilhoso. Parabéns. Mandei um cartão pelo seu e-mail do hotmail, vc recebeu?Um abraço grande

    ResponderExcluir
  17. Cris, querida, fico tão feliz sabendo que vocês gostaram do sorvete - lá em casa acabei com ele sozinha, pois o João não é muito de coisa azedinha... :D

    Amei a sua maneira de servir dentro do limãozinho!

    ResponderExcluir
  18. Cris, que delícia... desde que vi a receita na Pat ja adicioneinos meus favoritos... ai minha listinha que só cresce, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Adorei essa sorveteira e fiquei imaginando a farra dentro de casa. risos

    Esse sorvete está na minha lista, esse final de semana eu fiz o que ela postou de flocos é realmente maravilhoso.

    Lindas fotos Cris!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Cris:

    É só você marcar as aulas, apesar de eu não ser muito boa nas agulhas...Eu te darei as aulas com o maior prazer! Pode marcar!
    Eu também estou esperando a sorveteira baixar...

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  21. Ahh, eu fiz esse sorvete também! Só que não tenho sorveteira. Aí tentei bater na batedeira. Mas deixei congelar muito aí bati e não deu certo. Mas antes de bater estava uma delícia. Imagino como deve ficar feito na máquina especial.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!