Neste cinco de mayo, o grande feriado mexicano, a minha contribuição para a data é uma receita simples e saborosa, o vinagrete mexicano, que se chama pico de gallo. A diferença para nosso vinagrete é que você acrescenta coentro fresco picado e pimenta chili, jalapeño ou para facilitar, a dedo-de-moça. A receita eu faço meio a olho e aprendi com uma mexicana, a Yolanda.
O pico de gallo é bem versátil, para você ter uma ideia ele foi servido num churrasco e substituiu o vinagrete tradicional.
Pico de gallo
3 tomates, sem sementes, picados em cubos pequenos
1 pimenta chili picada (substitua por pimentão verde, jalapeño ou dedo-de-moça)1 cebola picadinha
1 colher (chá) de coentro picado
1 colher (chá) cebolinha picada
Azeite de oliva que baste
suco de limão a gosto
sal a gosto
chili powder (opcional)
Misture todos os ingredientes numa tigela e sirva com comida mexicana (tacos, tortillas, quesadilla, salada de feijão preto, doritos, pizza mexicana etc.).
Inventei uma "bruschetta mexicana" assim: cortei fatias de pão italiano (baguete), coloquei uma colher de pico de gallo sobre as fatias e levei diretamente ao forno por alguns minutos.
A receita original feita pela Yolanda.
eu amo êsse sabores bem arididos..e ficou de dar agua na boca..bjus..
ResponderExcluirCris, adoro esse tipo de salsa mais pedaçuda...! E as comidas mexicanas me encantam! Aprendi a fazer algumas coisas quando estive por lá...afinal, fiquei super pertinho da fronteira Mex/USA!
ResponderExcluirA foto está linda! Beijos!
Nossa... eu to apaixonada por buschetas e nunca imaginei uma com vinagrete... Deve ter ficado uma delícia!!!
ResponderExcluirhttp://www.cozinhamagali.blogspot.com/
Adoro esses ingredientes e agora que vem o calor, sabe super bem :)
ResponderExcluirAdorei a idéia de colocá-lo no baguete. yum.
ResponderExcluirOla,Cris.
ResponderExcluirAqui onde moro,na India,onde o povo come ate bala de pimenta,rsrsr(e verdade),o pico de galo e bem usado.Fica muito bom mesmo com churrasco e outras comidas.Grande abraco.zenaide storino.
Humm parece muito gostoso!! Deve combinar com carne assada também!
ResponderExcluirBeijinhos
Nossa, tudo que é azedinho e com um toque apimentado eu amo. Num próximo churrasco vou apresentar esse novo "vinagrete".
ResponderExcluirUm abraço.
Uma versão mais completa daquela que provei no Chile, cai bem.
ResponderExcluirbeijinho
Adoro pico de gallo, comi ontem pois fizemos em aula para meus alunos de hotelaria. Deixando algumas horas repousar na geladeira fica ainda melhor, com os aromas bem amalgamados. Parabens pelo blog!
ResponderExcluir