quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Focaccia

Um pão italiano achatado e alto, com cerca de 2 cm de altura, coberto de sal grosso e algumas ervas, como alecrim, sálvia ou tomilho e um aperitivo que já me salvou muitas vezes quando tive visitas inesperadas.

Uso a massa de pão de hot rolls (clique no link para ver as variações desta massa) mas pode ser feita com massa de pizza comum. A focaccia não exige grandes acompanhamentos, ela reina sozinha em qualquer happy hour. Eu coloco azeite num prato e tempero com pimenta do reino, aí é só passar as fatias neste azeite... Ou com patês, coalhada e mesmo para acompanhar uma sopa em um dia mais frio.

Hot rolls - para focaccia
1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte natural
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.

2) Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

Para montar a focaccia: Unte uma forma retangular com manteiga ou óleo e fubá (ou farinha de milho fina tipo milharina, polentina etc). Separe metade da massa e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com +-1,5 cm de altura. Transfira para a forma untada.

Com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa. Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal. Espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a  230°C por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.

17 comentários:

  1. realmente esta massa é perfeita já perdi a conta de quantaa vezes fiz e m quantas variações fiz. sua focaccia ficou linda. bjs

    ResponderExcluir
  2. Conheço essa massa de hot rolls e foi super aprovada aqui em casa :) Em focaccia deve ficar ainda mais maravilhosa! Adorei o aspecto.

    ResponderExcluir
  3. que coincidencia..tô com uma massa de hot rools na geladeira que acabei de fazer!!!!adorei sua focaccia!!!bjus querida..li

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris, sempre fazendo coisas gostosas...hum..Um Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu visito esse blog há um bom tempo e amo as receitas apresentadas.
    Gosto muito da culinária americana e confesso que a sua receita de panquecas virou um vício aqui em casa. Depois que fiz a primeira vez não pode maple syrup e mel na despensa.
    Queria abusar um pouco e te pedir duas receitas: a tradicional de mac and cheese e uma receita e lasanha à moda americana, inclusive como é acompanhada.

    bjos, vc é uma artista!

    ResponderExcluir
  6. Oi amore,
    Só vc para misturar italianos com americanos...=)
    Gosto muito de alecrim...
    Sua cozinha está linda com essa decoração...
    Um bejim no seu coração e tenha dias cheios de alegrias!

    ResponderExcluir
  7. Cris querida,
    Adorei saber que voces gostaram do pumpkin cheesecake meio apundizado. Aqui em casa tambem fez sucesso com a familia e as visitas. Da proxima vez vou tentar com a calda de chocolate, sounds good!

    beijo grande

    ResponderExcluir
  8. e relamnte muito boa e quentinha ai ai adoro
    fizeste saudades ha imenso tempo que nao como
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Hummm babei com essa receita.
    Aliás, receitas, idéias, sugestões...o blog é uma delícia.
    Parabéns!
    bjus
    yvone

    ResponderExcluir
  10. Passei apenas para desejar um Bom Natal.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Cris, bom dia!
    Estou sempre dando uma espiadinha aqui. Eu acho que este ratatouille que vc mostrou vai sair na minha cozinha hoje! Depois eu te conto. Eu queria apenas te perguntar: quando vc fala de um envelope de fermento, como na receita da focaccia, vc está falando daquele fermento biológico seco? Eu imagino que sim. E vc sempre o mistura na água?
    Um beijo grande e ótima semana.
    Fabiola, do Brie com Goiabada

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabiola! O envelope de fermento é da Oetker ou Dona Benta Fermix, pode diluir na agua sim.Bj!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Cheguei agora no seu blog e adorei! Falando dessa receita de focaccia, fiz esses dias a versão francesa, é um pouquinho diferente, mas tão gostosa quanto!
    Abs,
    Bruna

    www.gourmandisme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Hey Cris.
    Sou uma super fã do seu blog, to sempre parando aqui quando fico com vontade de cozinhar alguma coisa e já recebi vaários elogios graças a sua receita da apple pie e de vários cookies.
    Anyway, minha pergunta é:
    é necessário a massa ficar na geladeira antes de assar (e se sim, qual o tempo mínimo) ou se pode fazer a receita e já botar no forno.

    Briga desde já e parabéns pelo blog, é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  15. Oi Bah, que joia que você tem testado as receitas! Esta massa você pode terminar de preparar e fazer os pães, não precisa colocar antes na geladeira, só se sobrar massa crua, aí guarda ok. Depois me conta como ficou. beijos

    ResponderExcluir
  16. Hey Cris,
    Eeeu denovo. AUSHUHSAUAHSUHS
    Vou fazer amanhã, sem falta, essa receita!
    Estava pensando se há outras especiarias que fica pôr sobre a focaccia. Em um vasinho aqui de casa tem manjeiricão e tava pensando em experimentar colocá-lo sobre a massa com o alecrim.
    Perguntinha rápida: as pedras de sal desaparecem depois de assada a massa? ou ficam as pedrinhas mesmo?

    Beijo (: Aviso como ficou anyway

    ResponderExcluir
  17. Oi Bah! Acho que a esta hora você já testou a receita, mas pode usar sim outras especiarias, no caso do manjericão eu colocaria mais no final, quase ao tirar do forno, caso contrário ele vai queimar... as pedrinhas de sal não derretem... Espero que gostem, qualquer dúvida me chame. Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!