quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coalhada seca ou iogurte grego

Com apenas dois ingredientes, e olhos abertos para não derramar o leite enquanto ferve, você faz um iogurte caseiro. Deixe escorrer o soro e ele vira uma deliciosa coalhada seca ou iogurte grego.

Com a coalhada dessorada surgem motivos para voltar à cozinha! É a hora de provar a coalhada com pães e torradas, rechear sanduíches, fazer bolos, pães, frozen yogurt e muitas outras coisas gostosas e saudáveis, pois a coalhada tem grande concentração de proteína e cálcio.

Esta é a receita que sempre faço aqui em casa e rende 500 ml de coalhada sem soro.


Coalhada seca
2 litros de leite integral (de garrafa ou saquinho, tipo A ou B)
2 potes (de 170 g cada) de iogurte natural - tire da geladeira enquanto ferve o leite

1) Coloque o leite numa panela grande, leve para ferver e fique de olho até ele levantar fervura - quando ameaçar subir já desligue o fogo.
2) Deixe o leite amornar, isto pode levar quase uma hora. Para descobrir o momento exato de acrescentar o iogurte: de vez em quando coloque o dedo no leite e conte até 10. Quando suportar no 10 é porque está na temperatura certa.
3) Acrescente os dois potes de iogurte e misture com uma concha, jogando de cima, para aerar o leite. Cubra a panela com uma tampa e enrole-a com uma toalha de mesa grande dobrada (ou cobertor). Deixe no forno ou em um local que ninguém mexa por 6 a 8 horas. Quando abrir você terá um iogurte natural.

Para fazer a coalhada seca (também já ouvi nomes como: coalhada síria, iogurte grego, coalhada dessorada, dahi e labneh):
Coloque um escorredor dentro de uma tigela funda que deixe espaço para o soro escorrer - ou melhor, use uma panela para cozimento a vapor - e forre com um pano de prato separado apenas para isto. Despeje a coalhada e deixe escorrer de um dia para o outro ou por umas seis horas na geladeira.


Sugestão para servir: com uma colher pingue bolinhas de coalhada no azeite e tempere com sal e pimenta calabresa. Ou regue com azeite, sal e ervas de provence ou orégano e azeitonas picadas.

Como lavar o pano de prato para a coalhada: lave à mão um pano de prato com detergente ou sabão. Na última água de enxague coloque 1 colher (sopa) de vinagre. Deixe de molho alguns minutos para soltar todo o sabão do tecido. Seque e passe. Separe este pano apenas para fazer coalhada.

Quando minha irmãzinha mais nova nasceu eu tinha cinco anos e me lembro que minha mãe falava que o vinagre tirava o sabão e deixava as fraldas de tecido macias. Isso faz muito tempo...

6 comentários:

  1. Cris, eu também costumo tirar o soro do iogurte, fica muito bom! Mas como aqui tem só 2 pessoas, minha quantidade é menor e eu uso coador de café (aqueles de papel mesmo). Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Eu fazia muito iogurte em casa e para manter a temperatura ao invés de deixar no forno eu colocava dentro de uma caixa de isopor. Deu vontade de voltar a fazer :)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse receita, mas nem sempre meu iogurte dá certo! bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris, adorei a receita, ja faço coalhada a algum tempo e fica muito bom. Na receita vc diz que pode ser usada no preparo de frozen yogurt, vc podia postar a receita né?
    Parabéns pelo blog que é show, ja preparei várias receitas dele!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Eu faço uma parecida com essa e fica também uma delícia.Mas, com certeza vou experimentar a sua, pois todas suas receitas são deliciosas.
    Gostei da dica do vinagre.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!