sábado, 21 de janeiro de 2012

Laranja confit

Confit, confitado? Já ouviu falar? Com certeza muitos de nós já tivemos contato com esta técnica antiga de preservar alimentos. Quando não havia ainda geladeira era assim que se conservava carne. Na banha, em uma lata. Do jeitinho que minha mãe conta que minha vó Maria fazia. E a vó Guilherma de meu marido também, ele sempre me fala desta carne na lata, de como era gostosa a comida feita com a banha do porco.

Já o verbo confit é de origem francesa e significa conservar, preservar. Alimentos são cozidos em baixa temperatura e imersos em gordura ou algum líquido para preservarem o sabor. Depois são armazenados em locais frescos.

Explicada a técnica vamos à receita de laranja confit, que faço rapidamente no microondas, para combinar com os tempos modernos.

Em tempo, na minha busca por receitas de confit encontrei uma receita de alho confit, da amiga Laila, chef do Comidinhas do Bem. Confira!

Laranja confit
Adaptado da receita da amiga Fabrícia - no blog Sopa Vermelha
Use como calda para salada de frutas, cobertura de bolos etc.

- 250 ml de água
- 1/2 xícara de açúcar
- 15 ml de xarope de milho (1 colher de sopa)
- 1 laranja pera, cortada em fatias de aproximadamente 1/2 cm de espessura

Num prato fundo grande ou num refratário misture a água, o açúcar e o xarope. Coloque durante 3 minutos no microondas na potência máxima para dissolver o açúcar. Acrescente as fatias de laranja e leve por mais 12 minutos ao microondas. Deixe esfriar. Cubra e refrigere durante 24 horas antes de servir.

Salada de frutas com a calda de laranja confit

10 comentários:

  1. Parece delicioso, Cris! Tão simples e fica lindo! ;-) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, eu gosto é da praticidade desta calda que dura bastante na geladeira e tem um sabor muito bom. bjo

      Excluir
  2. Oi Cris
    Gosto muito de laranja... Deve ser deliciosa essa calda. Beijinhos Arlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlene! Esta calda vai bem com um bolinho... vou publicar logo uma receita... beijos!

      Excluir
  3. Cris eu também comi muita carne de lata na fazenda quando criança pois lá não tinha energia elétrica. Essa calda deve ser D+.


    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica, é mesmo, e parece que foi ontem se a gente parar para pensar... Ainda hoje é possível encontrar lá na sua região né, parece que uma vez você publicou algo. Beijos

      Excluir
  4. Estamos na época das laranjas por aqui, deve ficar ótimo :)

    ResponderExcluir
  5. Ameixinha, além de prática esta receita pode ser usada de várias formas. beijos

    ResponderExcluir
  6. oi Cris, parabens pelo blog e sem duvida essa laranja deve ser deliciosa. Nós produzimos a Carne na Lata feita como antigamente, sem conservantes e conservada na gordura. Visite nosso site e entre em contato para que possamos enviar uma para voce experimentar www.carnenalata.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, não resisti em comentar, pois acabei de fazer uma calda bem parecida para preparar um sorvete de manga...funciona como um xarope de base, achei bem interessante e espero que fique bom!
    As laranjas parecem deliciosas assim, e a foto ficou linda!!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!