segunda-feira, 12 de março de 2012

Picles de rabanete

Coisa azeda, sabor agridoce, jiló e muitas coisas que as pessoas torcem o nariz estão na minha lista de  comidas favoritas. E meu filho mais novo também gosta de tudo azedinho. Hoje depois do almoço ele disse: "Mãe, só porque dizem que eu gosto até de limão, deixa experimentar." E não é que ele gostou mesmo? 

Numa manhã me deparei com um maço lindo de rabanetes no supermercado, comprei sem ter ideia do que faria, a intenção não era que acabassem em uma simples salada. Busquei uma receita fácil e simples e encontrei esta de picles. 

Quem gosta de comida japonesa vai apreciar esta receita. Gosto de usar sal gourmet para deixar os rabanetes de molho. Depois de um dia, eles perdem um pouco a cor e a calda fica rosada.




Picles de rabanete
Adaptado de LA Times

1 maço de rabanetes
1 colher (sopa) de sal para o molho e mais 1/4 colher (chá) para a calda
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1/2 colher (chá) de pimenta em grãos, inteiras
3/4 xícara de vinagre de arroz
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de açúcar

1) Corte as pontas dos rabanetes e divida-os em quatro partes. Em uma tigela de vidro cubra-os com 1 colher de sal. Cubra com água e vários cubos de gelo. Deixe neste molho na geladeira por 2 horas. (Como alternativa você pode colocar os rabanetes com sal, sem água e gelo, em um pote prensa para picles).

2) Enquanto os rabanetes estão de molho faça a calda... Em fogo médio, torre os grãos de mostarda e pimenta em uma panela pequena por cerca de 2 minutos. Adicione o vinagre, meia xícara de água, o açúcar e 1/4 de colher (chá) de sal restante. Deixe ferver por 3 a 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

3) Enxague bem os rabanetes e seque-os com papel toalha. Coloque-os em um recipiente de vidro e despeje a mistura sobre eles apenas para cobrir. Vede bem e deixe na geladeira pelo menos 1 dia antes de servir.

Um comentário:

  1. Cris, não sou muito fã desses avinagrados, mas o marido adora! Fora que fazer em casa deve ser 1 milhão de vezes mais gostoso e mais saudável do que comprar pronto. Vou guardar a receita :-) Beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!