sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Risoto de queijos como entrada







Amo risotos. São práticos. Encontro neles um meio de receber os convidados com requinte sem gastar muito. Tenho visto em recepções como casamentos e aniversários que eles são servidos como aperitivo em bowls (tigelas pequenas) e repeti a dose aqui em casa em uma reunião descontraída. Assim, para não ficar trabalhando na frente dos convidados, comecei o preparo com antecedência de umas quatro horas. 

Para antecipar o preparo do risoto: 
Refogue a cebola e o alho, misture o arroz arborio, junte 1 xícara do caldo de legumes até que seja absorvido; repita esta última etapa por três vezes, no tempo máximo de 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar, que o risoto estará parcialmente cozido, se usar em uma hora só tampe, se demorar mais que isso leve à geladeira. Quando estiver perto do horário de seus convidados chegarem ou estiver no momento de servir, reaqueça o caldo de legumes e adicione-o ao risoto até que o arroz esteja macio. 

Para fazer risoto são necessárias apenas três etapas:
1 - Refogar cebola e alho;
2 - Adicionar o arroz, evaporar o vinho e colocar a água aos poucos;
3 - Acrescentar o ingrediente final.
Bowls encontrados em lojas de produtos japoneses servem comida italiana
Risoto de queijos

- Rende 4 porções

500 g de arroz italiano tipo arborio
1 cebola média picada em cubos
1/4 de xícara vinho branco seco
2 dentes de alho ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1,5 litros de caldo de legumes (água + 2 tabletes de caldo de legumes)
1 colher (sopa) de manteiga

Escolha dois ou três queijos de sua preferência e use 1/2 xícara (chá) de cada (parmesão, parmesano, brie, provolone, gorgonzola, muçarela, meia cura etc.)

Para decorar:
Cheiro-verde ou tomilho picado
Queijo parmesão ralado na hora
Pimenta moída

1) Ferva 1,5 litros de água e dissolva nele o caldo de legumes. Reserve.

2) Numa panela grande de fundo grosso ou antiaderente aqueça o azeite com um fio de óleo para não queimar. Frite a cebola e o alho até ficarem transparentes, junte o arroz e refogue por cerca de 3 minutos.

3) Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Neste momento, comece a acrescentar o caldo de legumes - concha a concha - sem deixar secar e mexendo constantemente, por cerca de 20 minutos. Junte então os queijos escolhidos, continue mexendo e acrescentando água por mais alguns minutos.

4) Quando estiver al dente, ou no ponto desejado, apague o fogo, acrescente a manteiga e misture bem. Sirva em bowls como entrada ou como prato principal. Salpique queijo ralado, cheiro-verde ou tomilho e pimenta moída.

5 comentários:

  1. Já viu o risoto de panela de pressão do Panelinha?

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, esse risoto parece tão cremosinho.Deve ficar delicioso.Beijos querida e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Cris, as dicas são válidas para nos deixar mais à vontade na hora de receber os amigos. E risoto é tudo de bom! Dá para incrementar com muitos sabores. O de funghi é um dos meus favoritos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Cris, excelente a dica para dar uma adiantada no risoto! é uma receita prática, mas, na hora de se receber, esses truques ajudam :) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica, Cris. Acho que vou fazer aqui na próxima reunião com os amigos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!