sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Spätzle de espinafre e beleza põe mesa sim...

Quando alguém em casa pede algo que não preparo há muito tempo, eu logo me pergunto o que fez disparar na cabecinha da pessoa o pedido. Deve ser a memória culinária... E faço questão de atender logo ao pedido! Quando você vai para a cozinha sem reclamar e com amor, a relação de afeto que a preparação do alimento envolve dispara na família outros sentidos... Por exemplo, o apelo visual (imagine esta receita  na panela) e o cheiro bom disparam o paladar através do arranjo no recipiente e de ervas, temperos e ingredientes que você escolheu com suas próprias mãos. Na hora de sentar ao redor da mesa, os sons que chegam aos ouvidos devem ser de uma conversa agradável, pois o princípio da mesa, de sentarmos juntos para as refeições, é antigo, e deve ter um significado importante para a família,  o de experimentar algo além da comida, mas obter também o alimento para o espírito.

Estes princípios eu aprendi com minha mãe e meu pai sem saber... Minha mãe fazia todas as refeições conosco e meu pai a refeição da noite. Eu me lembro que minha mãe nos esperava chegar da escola para almoçarmos e tomávamos o café da tarde juntos todos os dias. Ultimante, o que aprendi com ela reforçou-se com a leitura de um livro que recomendo, principalmente para as mães: A experiência da mesa, da autora Devi Titus.

E vamos falar da receita agora, que é uma maneira básica de fazer um macarrão de origem alemã, o spätzle, e que meus filhos chamam de nhoquinho. Na simplicidade pode-se ter algo espetacular e diferente para um almoço ou jantar! 

Esta receita tem uma outra versão mais antiga AQUI no blog.

Spätzle - ou nhoque alemão
1 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de leite (ou água)
2 ovos
1 pitada de sal
2 colheres de espinafre cozido picado

Para cozinhar:
2 litros de água
1 fio de óleo
1 tablete/envelope de caldo de legumes (ou sal)

1) Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa.

2) Em água fervente com óleo e sal: despeje as mistura aos poucos  na água usando uma concha para pingar as gotas ou, se tiver o aparelho para spätzle, encaixe-o na panela, coloque a massa e deslize lentamente. Mexa com uma escumadeira para desgrudar as bolinhas e aguarde o cozimento, que é quando as bolinhas sobem. Retire da água com uma peneira ou escumadeira.

Modo de servir: coloque num recipiente e regue com molho de sua preferência. Sugestões: molho italiano para salada, alho e óleo, molho branco ou rosé, molho de tomates, alcaparras etc.

5 comentários:

  1. Que delícia de prato,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Esse spatzle deve ser muito bom.Anotei a dica do livro, já vou procurar.
    Bj e ótima terça,
    Lylia

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!