segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cranberry sauce - Molho de cranberry

Cranberry: uma frutinha vermelha, deliciosa, parecida com a cereja e muito americana! Em alguns mercados brasileiros já é possível encontrar "cranberries" desidratados e o suco da fruta. Famosa por seu alto poder antioxidante, rica em vitaminas A, C, ácido fólico, contém manganês, potássio e é muito usada no tratamento de doenças urinárias e renais.
 
Seu nome em português tem poucas chances de se tornar popular: oxicoco! Portanto, vamos continuar enrolando a língua dizendo "cran ber ry"  que se você chegar em algum lugar e pedir oxicoco, vão fazer cara de quem não entendeu.
 
Experimente o suco industrializado. Para cozinhar, a fruta seca serve para fazer cookies, bolos, geleias e caldas. A minha sugestão hoje é este molho agridoce de cranberry para servir com peru, carne de porco e com o tender, que já provei... E ficou muito bom!
 
Molho de cranberry
150 g de cranberries secos
3 colheres (sopa) de açúcar
Suco de 1 limão (pode ser suco de laranja, cointreau ou mesmo vinho do porto)
1 xícara de água
 
Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo médio para ferver, mexendo de vez em quando, por uns 10 minutos até começar a engrossar, teste o sabor e se preferir adicione mais açúcar. Não deixe engrossar muito pois ao esfriar ele fica um molho mais espesso. Se você deixar ferver mais um pouquinho terá uma deliciosa geleia. Sirva com carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita!