quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Salada de feijão em potinhos - ”Promoção Camil: com seu tempero fica muito mais gostoso”

 


Esta é minha receita para o Concurso Cultural culinário que o Encontro Gourmet está organizando!
 
Para dar um gostinho do encontro, ao efetivar a minha inscrição recebi em casa um mimo... O lançamento da Camil, o Feijão Pronto para Temperar!


Acredito que todo mundo tenha uma história da infância da experiência de estar sentado à mesa. Eu tenho muitas histórias, pois venho de uma família grande e me lembro com ternura dos momentos que passamos juntos, da espera pelos irmãos mais velhos que estudavam fora e chegavam de São Paulo no final de semana, do momento que meu pai entrava em casa à tarde e a preocupação de minha mãe em estar com o jantar pronto. É assim que me lembro do jeito de minha família enquanto eu crescia.

Preparar uma refeição simples, mas nutritiva, estar à mesa em família,  honrar o dia duro de trabalho de meu pai foram apenas algumas pitadas de sabedoria que minha mãe cultivou e que influenciam até hoje a maneira e a capacidade que tenho, como mulher e mãe, de valorizar minha família, de servir os outros, praticar a cortesia, repartir o que temos e conversar sobre os altos e baixos do dia. Tradição, hospitalidade, caráter, disciplina, responsabilidade, amor, compaixão, provisão de Deus, descanso, alegria e refúgio são coisas que aprendi na prática nas conversas ao redor da mesa com meus pais. E estas histórias aconteceram numa mesa de fórmica azul nos anos 80!

Além do compromisso de meus pais em manterem a família unida, eles nos envolviam no preparo das refeições e despertaram em mim o gosto pela culinária e pelas coisas simples.

A receita de hoje é de minha infância com um toque gourmet nos ingredientes. Minha mãe fazia uma salada de feijão deliciosa e que parecia muito simples de preparar. Inovei a receitinha dela, distribui o feijão e vários ingredientes em camadas nos potinhos de 250 g de geleia que tinha guardado e montei uma mesa de piquenique. Uma forma criativa de comer fora em dias comuns. Cada um pega a sua salada e também fica fácil para transportar.

Salada de feijão em potinhos
1 caixa de Feijão Pronto Camil para Temperar
1 pepino japonês picado em cubos
1 pimentão amarelo ou vermelho picado em cubos
1 cebola roxa picada em cubos
1 xícara de cebolinha picada
1 bandeja de tomatinhos, tipo italianinho ou cereja, cortados ao meio
Folhas de manjericão (uso o de folha miudinha que não precisa picar)
Pimenta biquinho para decorar

Molho balsâmico
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
6 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de mel
Ervas finas e pimenta-do-reino

1) Coloque os ingredientes do molho em um vidro com tampa e agite bem.

2) Comece a montagem do pote colocando no fundo duas a três colheres de feijão pronto para temperar. Depois acrescente os outros ingredientes da salada em camadas. Antes de colocar o tomatinho, despeje uma colher (sopa) de molho balsâmico. Decore com manjericão, tomatinho e uma pimenta biquinho. Agite antes de abrir o pote para misturar bem o molho.

Pode ser feito de véspera e guardado na geladeira.

Dica: Para preparar molhos, use uma proporção de 1:3, ou seja,  para cada parte de ácido (limão, vinagre) use três de azeite ou óleo.

Resultado: sshhhh não contem para a minha mãe, mas ficou mais gostosa que a dela! Uma salada de feijão divinamente deliciosa!
 

16 comentários:

  1. Que linda participação, Cris! Eu também agradeço a Deus ter pais, como os seus, que , com seu exemplo, me deixaram lições de educação, amor, harmonia e civilidade. Ficou muito bonita a apresentação da sua salada, além de deliciosa.
    Bj e boa sorte,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia! Este é um dos motivos que trabalho com o ministério de mães, para que todas nós possamos nos conscientizar sobre a importância e o impacto que nossas atitudes têm na vida de nossos filhos. Beijão!

      Excluir
  2. Ficou uma delicia de salada,ficou linda nos potinhos
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou realmente deliciosa, obrigada pela visita! beijos

      Excluir
  3. Cris, o que mais me deixou feliz agora foi saber da sua participação. Você promete que vai me procurar no encontro? Quero te dar um abraço!
    Cris, ficou simplesmente linda a sua receita, fofa, cheio de cores e sabores. Adorei a ideia dos potinhos. Parabéns! e muito boa sorte.
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiola! Obrigada!! Que bom que gostou, fico muito feliz de participar com vocês! Vou procurar sim e por enquanto somos "amigas" apenas no face heheh, mas em breve nos encontramos!! bjo

      Excluir
  4. Gostei da descrição das memórias de infância. É realmente muito importante ter memórias e capacidade de as criar nos filhos para que mais tarde eles possam recordar. Gostei da "mesa de fórmica", por aqui também há :)
    Hoje ao publicar uma receita de entrecosto na crock-pot indiquei um link teu, pois foi a partir desse link, em 2008, que tomei conhecimento da panela elétrica. A tua panela é mais pequena qiue a minha mas continua mais bonita :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, delícia ler seu comentário. Vou lá ver a receita! abraços

      Excluir
  5. A história da família é linda, Cris!
    A foto também está muito atraente. Posso imaginar cada um chegando, pegando seu potinho, acomodando-se e colocando a conversa em dia.
    Ah, a mesa de fórmica, quem não teve uma nessa época?
    Ficou bem bacana sua participação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gina! Eu acho até que tenho uma foto da minha mãe tomando café com uma amiga nela, e ela me enviou quando fui morar fora de intercâmbio. Ela sabia que eu sentia falta até da hora do café! Beijos!

      Excluir
  6. Cris,

    Eu também tenho grandes lembranças da época de infância, saudades que até hoje deixaram marcas. Gosto de falar do passado, reviver momentos que marcaram minha vida, minha infância e emoldurar quem eu sou hoje.
    É tão gostoso ouvir os momentos em família, irmãos, pai e mãe...Tenho lembranças de uma época em que éramos plenamente felizes, pois tínhamos ao nosso redor os nossos entes mais queridos, e hoje a nossa realidade é diferente para sempre sentiremos essa dor da falta...Mas Deus nunca nos deixará sozinhos, a nossa alegria é saber que um dia pela graça e bondade do nosso Deus, todos estaremos juntos e felizes.

    Relembrar é reviver!

    Um grande abraço.

    Heidi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Heidi!!! Como é bom saber que ele cuida dos seus! E que ele traga à nossa lembrança aquilo que pode dar esperança! Beijos

      Excluir
  7. Cris, que delícia e que linda a receita! Você se superou com essa produção!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Keila! Fazia tempo que não tinha o tempo para criar algo assim. bjo

      Excluir
  8. Cris, linda lembrança, vi um filme passando na minha cabeça, tudo muito parecido, em volta da sempre presente mesa de fórmica, a de casa era marmoriza em tons de rosa. bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito úteis estas sugestões!
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ana

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!