sexta-feira, 30 de maio de 2014

Salada Chicago - Com amêndoas caramelizadas!



Toda viagem curta ou longa que faço tem me mostrado que para ver a beleza de uma cultura  você precisa ser intencional, estar aberto e ficar atento ao modo de vida daquele lugar. Atravesse a linha de fronteira entre dois estados e você encontrará diferenças sutis que podem ser simples, mas que permitem mudar criativamente pequenas coisas no seu cotidiano, alinhando nossa jornada a nossos valores e paixões (aprendi isso no livro "Notes from a Blue Bike: The Art of Living Intentionally in a Chaotic World" de Tsh Oxenreider que uma amiga me emprestou!). E é libertador saber que o que a sociedade dita como regra, não tem o poder de mudar o que você sonhou para sua família. Escolha viver de maneira diferente...

Observe... A comida, as construções, a paisagem e mesmo o cheiro no ar. O sol se põe mais cedo se sua casa está no pé da montanha. Mais tarde se no topo, em outro momento se na planície. Como é que isto influencia a sua experiência e o que isto acrescenta à sua história é o que conta.

Não importa se estou no interior de Minas ou no subúrbio de uma grande cidade americana. Toda viagem tem seu sabor gastronômico que gosto de aprender para compartilhar com minha família e meus amigos na volta.

Esta salada é simples, todo mundo sabe fazer uma salada de alface. Mas eu nunca tinha comido uma salada com morangos e amêndoas caramelizadas antes! Por isso dei um nome a ela: Salada Chicago. E agradeço a um casal muito hospitaleiro que mora nos arredores de Chicago por esta dica! Além das receitas que fizeram em nossa estada, uma coisa me marcou. O acolhimento com atenção, a bondade, a disposição em servir e o tempo que planejaram estar conosco, tornando nossa viagem especial.
Uma outra versão, com tomatinhos e endívia.

Salada Chicago
Folhas verdes variadas (alface roxa e verde, rúcula, agrião, endívia etc.)
1 caixinha de tomate cereja ou morangos
1/4 cebola roxa picada

Molho de sua preferência (ou simplesmente azeite, sal, limão, pimenta)

Amêndoas caramelizadas
1/2 xícara de amêndoas sem sal em lascas ou trituradas (ou castanha do Brasil/Pará)
1/3 xícara de açúcar (usei orgânico)

Coloque as amêndoas e o açúcar em uma frigideira. Leve ao fogo bem BAIXO e vá mexendo a panela até dourar o açúcar. Deixe esfriar e coloque sobre a salada. Também vira um ótimo aperitivo... Já fiz também com castanha do Pará/Brasil triturada levemente no miniprocessador... Delícia!

5 comentários:

  1. Adoro saladas e esta ficou mesmo ao meu gosto
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, os detalhes foram os morangos e as amêndoas crocantes, vale a pena experimentar. bjo

      Excluir
  2. Cris, a tua salada está bem bonita. Colorida, com uma linda seleção de folhas. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valentina! Obrigada querida. Que bom ter sua visita. Beijos

      Excluir
  3. Cris que delicia!!!! Vou fazer!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!