quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Chutney de figo fresco, abacaxi e maçã

Festas de fim de ano. Cada família tem suas histórias e lembranças boas e engraçadas ou mesmo aquelas que gostaria de apagar da memória. Numa família de sete irmãos, nós cultivamos por anos o hábito de nos encontrarmos no Natal ou no Ano Novo. Porém, ultimamente as reuniões familiares com a presença de todos têm sido mais difíceis de conciliar. A família se transforma... os filhos crescem, se casam, têm seus filhos, que por sua vez, crescem, se casam e têm seus filhos e passam a conviver com seus familiares estendidos que moram em outras regiões. É a vida! Então, aproveite oportunidades e crie ótimas lembranças, deixando de lado o mimimi!

Mas se é bom criar boas lembranças dessa época, também é difícil agradar a todos os paladares. Das tradições de comida do Natal uma eu sei que não agrada minha família. O cheiro de chutney no ar! Eles não gostam! Mas eu amo essa época em que posso dedicar uma tarde na cozinha fazendo picles, chutney e a conserva que me dá na cabeça... Guardo em potes e dou de presente nas confraternizações realizadas em casas de amigos.

Esse ano resolvi mudar o tipo de ingrediente da minha receita de chutney favorita, a de figo. Usei figo fresco e açúcar orgânico no lugar de figos secos e açúcar mascavo. O resultado foi um chutney clarinho com sabor mais suave.

Chutney de figo fresco
Adpatado da revista Good Food

1 abacaxi grande, de cerca de 1 kg ou 1 lata de abacaxi picado, sem a calda
500g de maçãs, sem casca e sementes, picadas finamente
5 cm de gengibre fresco, ralado
4 figos maduros sem a casca e picados
2 colheres (chá) de grãos de mostarda preta (ou amarela)
1 cebola roxa, picadinha
1/2 colher (chá) de noz moscada ralada
500 ml de vinagre de maçã
1 colher (chá) sal
400 g açúcar orgânico

1) Bata o abacaxi no liquidificador ou use o processador. Transfira para uma panela grande o abacaxi, as maçãs, o gengibre, a cebola, o figo, os condimentos, vinagre e sal. Ferva por 10 minutos até que a maçã esteja macia.

2) Adicione o açúcar e mexa para dissolver. Cozinhe no fogo baixo por 20 a 30 minutos mexendo de vez em quando até que o chutney engrosse.

Sirva com cream cheese, queijos, crackers, canapés etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita!