segunda-feira, 14 de março de 2011

Blueberry lemon muffins - Muffins de blueberry e limão

Já houve uma época não muito distante em que blueberry, ou mirtilo, era conhecido aqui em nosso país apenas por quem já tivesse morado nos Estados Unidos. Esta fruta lembra uma  jabuticaba ou uva pequena e tem cor azul arroxeada. Antes tinha preço alto e era vendida congelada em supermercados. Hoje, se você mora em cidades maiores, pode adquirir no verão uma caixinha de blueberries frescos por cerca de 4 reais.

A primeira vez que vi um muffin de blueberries, em 1987 - o meu ano de intercâmbio - eu pensei "Como podem ser tão artificiais a ponto de colocarem esta tinta no bolo?" Logo descobri que estava errada e que vencer a primeira impressão,  provar comidas diferentes em outra cultura,  geralmente traz boas surpresas.

O blueberry pode ser usado em bolos, doces, geleias, sorvetes e até comidas salgadas.


O segredo para muffins fofinhos é não bater muito, apenas misture os ingredientes em uma tigela.


Muffins de blueberry e limão
Receita adaptada do blog The Kitchn
Rendimento: 18 muffins grandes ou 36 mini muffins

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar (pode ser açúcar mascavo)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de raspas da casca de 2 limões
Suco de 2 limões
1 1/4 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 ovo
100 g de blueberries (mirtilos)

Aqueça o forno a 180 °C e unte 3 formas de muffins (18 espaços) ou use forminhas de papel

1) Misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e as raspas de limão em uma tigela.

2) Em outra tigela, bata ovo, suco, leite e óleo. Adicione à mistura de farinha e mexa apenas para incorporar. Junte os blueberries.

3) Despeje às colheradas nas forminhas. Asse por 15 minutos ou até que o topo esteja dourado e retraia quando pressionado. 

Blueberries (mirtilos) frescos

sexta-feira, 4 de março de 2011

Batata chips com sour cream

Previsão de chuva durante feriado com muita gente em casa. O que fazer? Comidinhas! Fáceis de preferência... Basta misturar cream cheese ou catupiry com iogurte natural na medida que agradar seu paladar para o sabor azedo que você tem um delicioso sour cream. Acrescente cebolinha picada e recheie batatas chips (tipo Ruffles ou Pringles). Está pronto seu aperitivo!

Sour cream: literalmente creme azedo, muito usado em receitas mexicanas e americanas (batata assada, dips/patês, molho de salada, bolos e assados etc.)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Barquinhas de mamão papaya

Um café da manhã com sabor de carinho. Meu marido inventou estas barquinhas de mamão papaya. Ele corta o mamão ao meio, retira as sementes com uma colher, enche com bananas amassadas e polvilha aveia fina por cima. É muito bom começar o dia assim...

terça-feira, 1 de março de 2011

O blog na revista Yoga Journal

Alegria é... ver uma revista na banca com receitas suas... A edição de fev/março de 2011 da revista Yoga Journal publicou três receitas de meu blog! 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aceita uma salada de jiló cru?

Salada de jiló cru... Num churrasco com pão francês vai bem demais ou mesmo com arroz branquinho feito na hora... Eu gosto de jiló desde pequena. Em casa quando minha mãe fazia jiló a gente até ensaiava uma carinha amarga na primeira vez mas depois se acostumava com o sabor. Já o jiló cru eu só provei há pouco tempo e foi através da mãe da minha cunhada, claro num churrasco na casa de meu irmão New.

A receita da salada de jiló da Cidinha é simples: descasque alguns jilós, fatie-os finamente (ficam quase transparentes) e tempere com azeite, sal, pimenta do reino, cebola fatiada, salsinha, cebolinha e bastante limão. Não precisa cozinhar, é crua mesmo esta deliciosa salada.

Esta outra receita é de meu irmão Cez: ele corta os jilós com casca em quatro partes. Numa panela refoga com manteiga e azeite uma cebola em rodelas finas até ficar transparente, adiciona alho triturado, sal e os jilós. Vai acrescentando água aos poucos só no fundo da panela e toda vez que a água evapora acrescenta mais, até  os jilós ficarem no ponto. 



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Improvisando uma cesta de pães

Este é um hábito que não tenho: chegar da padaria e já colocar o saco de pães na mesa, a cesta de pão foi feita para isso, mas numa emergência eu dou um jeitinho. Basta enrolar um paninho bonitinho no saco de pão que ele fica todo charmoso num ambiente descontraído.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Geleia de morangos


Em época de morangos esta é uma receita tão simples que você nem precisa pensar duas vezes para fazer. A receita original é de minha amiga Laurie e eu provei quando estivemos juntas na convenção do MOPS. Ela usa pectina líquida, que serve para dar o aspecto gelatinoso, mas eu uso só o suco de limão porque ele já é rico em pectina.

Geleia de morangos
2 xícaras de morangos levemente amassados (lave antes os morangos e para amassar use garfo ou amassador de batatas, não o espremedor)
4 xícaras de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de suco de limão


1) Misture o açúcar aos morangos amassados. Deixe descansar por 10 minutos.

2) Em seguida, coloque a mistura numa panela, junte o suco de limão, leve ao fogo médio e mexa até dissolver o açúcar, por cerca de 10 a 15 minutos. Coloque em potes esterelizados ou congele. Sirva com torradas, bolos ou como recheio ou cobertura de tortas. 

Receita de geleia com pectina
2 xícaras de morangos levemente amassados (lave antes os morangos e para amassar use garfo ou amassador de batatas, não o espremedor)
4 xícaras de açúcar cristal
Pectina
2 colheres (sopa) de suco de limão


1) Misture o açúcar aos morangos amassados. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, misture a pectina e o suco de limão.

2) Em seguida, junte o suco de limão com a pectina diluída, leve ao fogo médio e mexa até dissolver o açúcar, por cerca de 10 a 15 minutos. Coloque em potes esterelizados ou congele.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sabor em cores: Ratatouille

Entra ano, sai ano e para trás ficam as resoluções, os sonhos realizados dão lugar a outros e a vida  volta ao normal após as festas e as férias da família.

Dias atrás li numa revista que o básico é simplesmente melhor. Traduzir isto para o meu dia a dia significa simplificar o coração deixando passar o que não importa, ter paz interior para descansar nas escolhas feitas e agir com sabedoria quando precisar dizer não, ou sim, para não me sentir sobrecarregada ou preocupada depois.  Além disso quero simplificar a vida doméstica. Dedicar-me a algum hobby que me faça relaxar. Criar alguns projetos para a casa, abrir a máquina de costura com mais frequência e gastar menos tempo na internet acumulando gráficos, imagens e links de patchwork e artesanato que me dão ótimas ideias, o problema é que não saem dos planos e sonhos.

E simplificar a casa... Organizar armários e estantes e me desfazer do que não interessa mais, pois tenho muitas coisinhas adquiridas ao longo dos anos... A palavra é "declutter." Roupas no armário há mais de dois anos? O momento é de doar! Um bom começo do processo de desapego, é pensar em quem não tem nem armário para abrir e guardar seus pertences e na triste realidade não tem nada para vestir.

E vamos seguindo com fé neste ano...
Para amigos que acreditam na verdadeira amizade fiz "Ratatouille" num final de tarde. Uma receita clássica francesa, fácil [simples], colorida, bonita e saborosa que pode ser servida quente ou fria, como aperitivo, salada, recheio de torta, pizza ou o que a imaginação mandar.
Ratatouille pronto.
Ratatouille
1 berinjela 
1 a 2 abobrinhas italianas 
3 tomates
3 dentes de alho
Orégano ou manjericão fresco
Sal e pimenta moída na hora a gosto
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Escolha legumes que tenham o mesmo diâmetro para que a disposição fique uniforme.
1) Fatie as berinjelas com casca em rodelas de cerca de 0,5 cm. Coloque numa tigela e polvilhe sal. Isto faz ela soltar a água e perder o sabor amargo. Deixe no mínimo 15 minutos no sal. Enquanto isso:

2) Fatie as abobrinhas e os tomates em rodelas de 0,5 cm.

3) Fatie os dentes de alho em lâminas finas - use a faca ou um fatiador de legumes.
Alho em lâminas
4) Escorra a água que saiu da berinjela, se necessário enxague. Arrume os legumes em um refratário oval, retangular ou redondo alternando tomate, berinjela e abobrinha. Deixe os legumes meio inclinados. Quando terminar de enfileirar os legumes, polvilhe sal e pimenta, preencha as camadas com alho em lâminas e o manjericão fresco. Regue com azeite.
Antes de ir ao forno, alho e manjericão.
5) Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos a 1 hora, os legumes ainda permanecem com aparência de meio crus. Sirva como acompanhamento de pães ou torradas.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cream Cheese Dip - Patê de Cream Cheese

Já chegou o Natal... um momento glorioso em que céu e terra se tocam, a humanidade e Deus se encontram, lembrando-nos que Deus veio até nós e se revelou em Jesus reconciliando-nos com Ele.

Uma das receitas que publiquei quando comecei a escrever este blog há quatro anos foi este patê de Natal. Em qualquer comemoração uma entrada é sempre importante para receber os convidados. Já a  boa apresentação de um prato mostra a intenção de quem preparou a receita ou organizou o evento de proporcionar um ambiente agradável ao olhar, ao paladar e ao convívio. Por isso gosto de caprichar desde o começo do jantar até o fim, mesmo que o detalhe seja um raminho de manjericão decorando o prato para demonstrar o carinho com que preparei cada receita.

Na época da primeira publicação desta receita minha amiga Walkiria tinha acabado de se tornar avó e hoje ela já tem quatro netos... Cozinheira de mão cheia, esta é a receita do patê que ela levou há alguns anos para a Ceia de Natal de nossa família. Sempre admirei o capricho e o amor com que ela prepara cada prato. Não preciso nem dizer que ela foi minha fonte de inspiração em muitas receitas. E a receita dela é a seguinte:

Cream Cheeese Dip - Patê de Cream Cheese
2 tiras de bacon (ou 1/2 xícara se usar em pedaço)
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
300 g de cream cheese em temperatura ambiente (usei 250 g)
2 xícaras de queijo ralado fino (suíço ou cheddar - eu usei ricota defumada)

1) Leve as duas tiras de bacon cobertas com papel toalha ao microondas por cerca de 3 minutos. Quebre-as em pedacinhos.

2) Numa tigela misture o cream cheese e a margarina; aqueça no microondas ou na panela por 1 minuto. Adicione o bacon. Caso necessário, leve à geladeira por meia hora antes de fazer a bota e o boneco. Se quiser parar por aqui é só botar o patê num prato bonito e está pronto...


Para montar a bota do Papai Noel:
Amêndoas em lascas ou inteiras
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica ou allspice)
Tiras de pimentão vermelho


Divida a mistura em duas partes e use uma, use a outra metade para o boneco de neve. Modele o patê no formato de bota. Decore com amêndoas na parte superior, pimenta e pimentão para o laço e cordão.

Para montar o boneco de neve:
2 palitos de pretzel (tipo Stiksy - Elma Chips)
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica - allspice, mas você pode usar até alcaparra)
Pimentão vermelho ou repolho roxo
1 azeitona verde recheada para o chapéu
1 pedacinho de cenoura para o nariz
1 biscoito salgado redondo (tipo salclic) para o chapéu

1) Com a metade reservada faça o boneco de neve. Divida em 3 partes, deixando a cabeça e o corpo ligeiramente menores que a base. Coloque um pedacinho de cenoura no nariz, insira duas metades de pretzel nas laterais para formar os braços. Use as pimentas para os botões e os olhos.

2) Faça a boca com um pedacinho de pimentão. Fatie ao meio o pimentão e recorte uma tira de quase 1 cm de largura por 20 cm de comprimento para fazer o cachecol, com a faca dê um acabamento nas pontas para imitar a lã. Prenda a azeitona à bolacha com um palito e ponha sobre a cabeça do boneco. Sirva com torradas e biscoitos salgados.

Dura 5 dias na geladeira.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Focaccia

Um pão italiano achatado e alto, com cerca de 2 cm de altura, coberto de sal grosso e algumas ervas, como alecrim, sálvia ou tomilho e um aperitivo que já me salvou muitas vezes quando tive visitas inesperadas.

Uso a massa de pão de hot rolls (clique no link para ver as variações desta massa) mas pode ser feita com massa de pizza comum. A focaccia não exige grandes acompanhamentos, ela reina sozinha em qualquer happy hour. Eu coloco azeite num prato e tempero com pimenta do reino, aí é só passar as fatias neste azeite... Ou com patês, coalhada e mesmo para acompanhar uma sopa em um dia mais frio.

Hot rolls - para focaccia
1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte natural
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.

2) Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

Para montar a focaccia: Unte uma forma retangular com manteiga ou óleo e fubá (ou farinha de milho fina tipo milharina, polentina etc). Separe metade da massa e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com +-1,5 cm de altura. Transfira para a forma untada.

Com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa. Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal. Espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a  230°C por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Thanksgiving - Dia de Ação de Graças


Você já agradeceu hoje?
É dia de Ação de Graças e nas casas americanas amigos e familiares comemoram esta tradição que se repete todo ano na última quinta-feira de novembro. Um dia para celebrar e agradecer a Deus por tudo que ele é e tem feito em nossas vidas. E para alguns só um dia para os homens assistirem futebol o dia todo e as mulheres prepararem o jantar que sempre tem peru regado ao molho de cranberry e de sobremesa tortas de abóbora e de maçã. 

Porque todo dia é dia de dar graças. Por tudo que temos. O ar que respiramos, a casa, a família, os amigos e o pão nosso de cada dia. E pelo que não temos, pelos apertos que passamos e pelas horas quando é difícil ver um motivo de gratidão. 

E sempre é tempo de começar a agradecer. Pelas coisas pequenas, como as batidas do coração, o sangue que pulsa compassadamente na veia, a capacidade de ouvir o som do vento e os passarinhos em serenata,  o verde das árvores e o sabor das frutas... Com isso verei então que a grandiosidade está em saber que eu tenho um Deus que é maior que meus problemas e que enviou seu próprio Filho para que meu contentamento e paz não estejam em lugares e coisas sem vida. Mesmo vivendo em um mundo com dificuldades, que os tempos sejam sombrios e tragam provações, sei que minha atitude em relação a Deus é o que conta.

Ok, depois desta conversa e as receitinhas de Thanksgiving? Estas estão aqui.

Molho de cranberry em nosso jantar de Thanksgiving


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Molasses Cake - Bolo de melado de cana

Um bolo dourado, com sabor suave, feito com o melado de cana e que servi para nosso grupo de mães com filhos pequenos no café da manhã que fazemos todas as quartas-feiras. Para minha surpresa ou não... meus filhos amaram, pois é um bolo aromático e eles gostam muito de bolos assim.

Antes da minha busca por receitas típicas americanas eu via o melado apenas como substituto do mel em pratos tidos como caipiras ou sertanejos, dentre eles mandioca cozida e batata doce,  adoçados com melado. Só que nesta época do ano nos Estados Unidos, ele é muito empregado em bolos e biscoitos, os cookies de Natal. E em qualquer época em pratos como baked beans (feijão assado) e o cornbread, o pão de milho. 

E para mim, o mais pitoresco com relação ao melado foi sempre vinculá-lo à época de engenho no Brasil, que me faz imaginar a vida naquela época na história de nosso país à maneira do romance A Escrava Isaura, que virou novela quando eu era criança. Se você tem saudade da novela, basta buscar no youtube os capítulos.

Já meus filhos, quando lerem este blog daqui a muitos anos, quem sabe até em algum país distante, não se importarão com quem foi a Escrava Isaura da novela, mas conhecerão um pouco de minha história e talvez até imaginem sua mãe com 7 aninhos sentada num sofá de courino vermelho queimado (ou seria marrom já nesta época?), franjinha e cabelo abaixo das orelhas assistindo encantada à doce Lucélia Santos em TV preto e branco.
Com geléia de morango feita em casa...

A receita de um bolo que para mim é fácil e cheio de charme é esta.

Bolo de melado de cana
(xícara medidora: 240 ml)

2 ovos
1/2 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de manteiga ou margarina (ou 3 colheres)
1 xícara de melado de cana (1 pote de 270g, só encontrei da marca Hemmer)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara de água

Cobertura:
Misture numa xícara:
Canela em pó que baste, gengibre em pó, cravo em pó, noz moscada ralada e 1 colher (sopa) de açúcar.
 
Se tiver coentro em pó pode acrescentar a esta mistura por favor! Fica um tempero com sabor indiano. O meu já vem pronto, chama-se Ground mixed spice e se você tiver a chance de encontrar em alguma viagem ao exterior, pode comprar que é bom para polvilhar em bolos e doces!
 
Modo de preparo do bolo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 30 cm, polvilhe farinha ou açúcar e reserve na geladeira (isso faz o bolo desenformar com facilidade).
 
2) Numa tigela, bata os ovos (claras e gemas) com o açúcar até esbranquiçar.
 
3) Junte o melado e a manteiga, continue batendo. Acrescente o sal, a água, a farinha peneirada e o bicarbonato alternadamente.
 
4) Despeje a massa na forma untada e polvilhe a mistura de canela. Com uma faca faça uns cortes na massa para a mistura penetrar. Asse no forno à 180°C por cerca de 30 a 40 minutos. 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

À luz de velas


Para um jantar à luz de velas não é preciso gastar muito com decoração! Ainda mais que economia é meu segundo nome... Eu sempre guardo as embalagens de alimentos acondicionados em potes de vidros, como milho verde em conserva, mel, requeijão etc. Guardo tanto que de vez em quando preciso fazer aquela limpeza na despensa!

Passo cola em bastão por fora dos potes e colo pedaços de tecido chita ou chitão. Coloco minivelas dentro dos copos (à pilha ou as tradicionais votivas). E em poucos minutos nasce uma decoração bonitinha feita por mim!

Outra opção é o mosaico, basta colar pastilhas de vidro coloridas em um pote ou copo, passar rejunte e se preparar para ouvir elogios com a decoração colorida e descontraída.  

Estas são algumas ideias de iluminação com velas que estou planejando para as festas de final de ano. Mesmo que não sejam suficientes para iluminar todo o ambiente, as velas proporcionam uma sensação de aconchego, paz, tranquilidade e muitas vezes um bom sinal de que o amor está no ar!






terça-feira, 28 de setembro de 2010

Panquecas com formas de cookies

Tenho muitas amigas, umas mais especiais, outras não menos. Eis que uma amiga especial teve que viajar com o marido para o exterior e me presenteou com sua filha por um final de semana. Assim surgiu uma menina em nossa vida, mesmo que por pouco tempo. Para mãe só de meninos, foi uma experiência marcante.

Algumas amigas sugeriram uma tarde especial: passe esmalte nela, faça trancinhas. Mas o que eu sei fazer mesmo é cozinhar, então, fomos Emily e eu para a cozinha. No domingo de manhã fizemos biscuits para o café da manhã, aquele pãozinho rápido e saboroso que meus filhos comparam ao pão de queijo - mas sem o frango, como pede o meu filho segundo, referindo-se à receita que faço com biscuits e frango.

E na manhã de sábado, que é quando temos mais tempo à mesa e o dia surge devagar apenas para avisar que é sábado, não precisa correr... fizemos panquecas americanas, bem fofinhas e altas.


A forma que encontrei para homenagear a chegada da primavera e deixar as panquecas bem altas foram... Formas de cookies grandes em formato bichos de jardim e folhas, que ganhei de minha cunhada. (Garden cookie cutters da Martha Stewart).


A receita é a que sempre faço de um livro que ganhei de casamento, com receitas típicas americanas (New Cook Book da Better Homes and Gardens)

Pancakes - Panquecas americanas
1 xícara de farinha
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo batido
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de óleo

Panqueca com gotas de chocolate - acrescente as gotas à massa na frigideira.

Unte as bordas das formas de cookies e escolha as maiores.

1) Em uma tigela misture farinha, açúcar, fermento em pó e sal. Em outra tigela bata o ovo, junte o leite e o óleo e adicione à mistura de farinha. Mexa até incorporar bem.

2) Em uma frigideira antiaderente levemente untada e usando fogo baixo, despeje lentamente a massa na forma de cookie untada até a metade, ou se estiver fazendo sem a forma, cerca de 1/4 de xícara da massa.

(Uma dica: use uma embalagem vazia de catchup para pingar as panquecas na frigideira).

3) Vire a panqueca só quando a superfície começar a borbulhar e as bordas secarem. Sirva com mel derretido no microondas por alguns segundos.



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Breakfast casserole - Torta de ovos e pão

A tradução se perde com este tipo de prato americano. "Casserole" aqui é caçarola e simplesmente um tipo de panela ou no máximo o pudim italiano, chamado caçarola italiana, que eu amo... Enfim, a minha lembrança de "casserole" são estas tortas sem massa, que você faz com ovos e o que tiver na geladeira que sempre ficam deliciosas.

Aqui em casa talvez seja o prato mais fácil que faço tanto para um lanche rápido como para receber minhas amigas no café da manhã semanal que fazemos, o café das mães com filhos pequenos... Nestes encontros começamos com um café quentinho, às vezes comemos uma salada de frutas, outras vezes um pão de canela ou bolo que alguma amiga traz. Claro que sempre tem algo doce para quebrar o regime da semana, já que nos reunimos todas as quartas-feiras. E conversamos, trocamos experiências sobre como podemos criar filhos melhores para termos um mundo melhor, além de nos conhecermos melhor como mães e mulheres para aliviar um pouco da pressão diária da grande tarefa que temos.

A receita é das mais simples e faz reaproveitamento daquele pãozinho francês (ou pão de sal como dizem em Minas) que você comprou ontem ou antes de ontem ou há uns dias... E também pode acrescentar legumes/verduras cozidos que por acaso estejam sobrando na geladeira.

Ovos, tomates ou pimentão, um pouco de linguiça ou bacon picadinho, leite ou leite/creme de soja para culinária, sal, um temperinho e pronto... A torta sai bonita do forno, mas sempe murcha um pouco até você servir.

Torta de pão com tomates
Breakfast casserole - Torta de ovos e pão
4 a 6 ovos (dependendo do tamanho de seu pirex)
1 a 2 pães franceses (ou fatias de pão de forma)
Orégano ou manjericão picado ou desidratado
1 xícara de leite ou 1 caixinha de creme de leite
Sal a gosto, salsinha, cebolinha, oregano ou manjericão, alho picadinho ou tempero de sal
1/2 xícara de queijo mozzarella ralado ou em cubos
Linguiça calabresa ou bacon picado em cubos
Tomate picado ou pimentão vermelho picado em cubos pequenos (opcional)

1) Em um pirex corte o pão em cubos e distribua uniformemente, forrando todo o fundo. Em seguida, salpique orégano.

2) Numa tigela bata os ovos com os outros ingredientes e despeje sobre o pão. Salpique pimenta se gostar.

3) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C por 30 a 40 minutos.