sábado, 14 de maio de 2011

Cebola empanada (estilo Outback)

Não é toda cidade que tem um restaurante australiano para você saborear a cebola empanada em pétalas... Mas com alguma insistência e perseverança é possível conseguir um bom aperitivo em sua própria cozinha. Se isso não bastar, ou se só despertar ainda mais o apetite para provar a original Blooming Onion, resta mesmo fazer uma visita ao Outback...
Há alguns anos comprei este cortador de cebola, o "Onion blossom maker," de onde tirei a receita.

Cebola empanada
1 cebola (grande, tipo espanhola)
1 tigela com gelo 
1 tigela com água bem quente
Óleo para fritar

Massa para empanar:
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta moída
1 colher (chá) de orégano e tomilho juntos
1/2 colher (chá) de cominho moído

Mistura 1: Em uma tigela, misture a farinha e os temperos.
Mistura 2: Em outra tigela, bata o ovo e o leite - Escolha uma tigela que caiba a cebola.
1) Com uma faca bem afiada, corte 1/4 da ponta de cima da cebola (não mexa na raiz). Retire a casca.

2) Corte as pétalas da cebola seguindo o guia do aparelho ou se usar a faca, corte no meio e depois em cruz, faça isso até obter cerca de 16 quadrados. Não corte até o fim, preserve sempre pelo menos 1 cm da raiz. 

3) Coloque a cebola fatiada em água quente por 1 minuto, em seguida, transfira para uma tigela de água com gelo por 3 minutos.

4) Retire a cebola da água e solte as pétalas batendo a raiz numa tábua de carne. Insira um garfo na raiz a um ângulo de 45º.

5) Passe a cebola na mistura 1 (seca) e depois na mistura 2 (ovo e leite). Passe novamente na mistura 1 (seca). Deixe a cebola descansar na geladeira* por uns minutos enquanto o óleo é aquecido (*faça isso com qualquer empanado, deixa a casca crocante).
 
6) Numa panela grande e funda, aqueça óleo suficiente para cobrir a cebola.

7) Com o garfo abaixe cuidadosamente a cebola com o lado aberto para baixo, retire o garfo e frite por uns 4 minutos ou até ficar dourada. Vire a cebola e frite até ficar dourada por inteiro.

8) Quando dourar a cebola, retire-a do óleo e deixe escorrer sobre papel-toalha. Remova o miolo com um cortador (de biscoitos) redondo de cerca de 2 a 3 cm de diâmetro. Sirva com seu molho preferido.

Molho estilo Outback
1/2 xícara de de maionese
2 colheres (chá) de catchup
1/4 colher (chá) de páprica
1 pitadinha de sal
Orégano e pimenta do reino moída na hora

Misture todos os ingredientes. Mantenha na geladeira até a hora de servir.


Honey Mustard - Molho de mostarda e mel 
Receita da Cinara

3/4 de xícara de maionese 
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon (usei Hemmer com ervas, ficou ótimo)
1/4 de xícara de mel (derreti uns segundos no microondas)


Misture tudo em uma tigela, até incorporar bem. Leve à geladeira por uma hora, antes de servir.

domingo, 8 de maio de 2011

Como meus filhos me mudaram...

Não foi da noite para o dia que percebi mudanças. Hoje olho para trás e comparo minha vida e rotina aos dias sem filhos e posso fazer uma lista.

- Meus filhos me mostraram que eu não tinha tudo sob controle (aquela única roupa que entra e você colocou para sair, acabou de sujar na troca da fralda). E eu também não sou tão perfeccionista como pensava... "ah tá bonitinho assim, estou atrasada..."

- Meus filhos me deixaram mais organizada e me ajudaram a pensar no futuro. Verdade!!! Para sair é preciso organizar a malinha deles. Por exemplo, um final de semana fora de casa exige muita concentração e planejamento.
 
- Hoje sei planejar refeições saudáveis (papinhas de legumes que ficam deliciosas, pratos mascarados com legumes etc.) e até decorar! O quartinho deles me deixou completamente por dentro das tendências.

- Meus filhos despertaram emoções em mim que eu não conhecia. E me ajudaram a entender a profundidade do amor de Deus por mim.

- E a cada dia aprendo mais sobre perdão. Ninguém pode brigar e se abraçar logo em seguida como as crianças, detalhe: sem resquícios de mágoas.

- Com meus filhos eu rio e choro mais também. Também me mostraram que não há insanidade em rir sozinha na volta da escola com as conversas do banco de trás.

- Com eles eu me sinto jovem.... ah, com filho adolescente você tem que voltar no tempo a todo momento e recordar... Como é que eu me comportava mesmo quando tinha 13 anos?

- Meus filhos me ensinaram que eu preciso... de outras pessoas! Sim, preciso de alguém que me ajude a ajudar meus filhos... Uma fonoaudióloga, uma dentista, um pediatra, a pedagoga...

E no dia das mães, é tão bom ter alguém que me dê flores e me faça sentir bem comigo mesma... e realizada... e feliz!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Páscoa aqui em casa


























- Mãe, mas coelho não bota ovos! E por que na Páscoa a gente ganha ovos que o coelhinho entrega? 
- Hummmmmmmmm, é isso, legal né. 
- Mãe, você não ouviu minha pergunta!

A Páscoa que meus filhos conhecem tem ovinhos sim, mas também tem um significado. A forma que você explica feriados como este para seus filhos depende do que você acredita. Nossa família acredita que Jesus, o filho de Deus, viveu uma vida sem pecados e foi crucificado por nossos pecados. E é isso que eles aprendem.

Fazemos isto brincando. Colorindo ovos de verdade, cozidos antes em água com vinagre para não quebrarem. Depois, em tigelinhas, colocamos corante alimentício de várias cores, damos um giz de cera branco para eles decorarem os ovos com seus nomes e ao mergulharmos, como que num milagre, seus nomes aparecem! Enquanto fazemos os ovinhos vou contando a história a seguir.

História da ressureição
Uma noite, Jesus estava jantando com seus amigos mais próximos. Ele amava todos eles, mas sabia que um deles iria fazer algo muito ruim naquela noite. E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos. Alguns homens maus deram dinheiro a um dos amigos de Jesus para ajudá-los a encontrá-lo para que pudessem machucá-lo. Aqueles homens maus riram de Jesus. Fizeram uma coroa de espinhos que arranhou toda a cabeça dele. Então eles colocaram Jesus numa cruz, onde lá Ele morreu. Seus amigos ficaram muito tristes e colocaram o corpo de Jesus numa caverna chamada de sepulcro. Alguns soldados colocaram uma pedra gigante na frente dessa caverna. Três dias após ter morrido na cruz e seu corpo ter sido colocado naquela caverna, ela estava vazia! Jesus voltou à vida por causa do poder de Deus.
Um anjo removeu a pedra gigante e Jesus saiu de lá de dentro. Ele viu seus amigos novamente e conversou com eles antes de voltar ao céu para estar com Deus. 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Simples assim... com retalhos e papéis de bala

Papel de bala vira laço de presente
 
Retalhos de tecido fecham o presente
Aqui em casa tenho uma caixinha cheia de laços, fitas, retalhos e agora papéis de bala. E não jogo restinhos de tecido quando costuro, pensando sempre que podem me socorrer com os presentinhos inesperados que gosto de dar. E até pareço minha mãe de vez em quando que até a linha que tira do alinhavo ela guarda. Enfim, é só saber guardar  e separar o que realmente é útil e já determinar a finalidade que terão.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Blueberry lemon muffins - Muffins de blueberry e limão

Já houve uma época não muito distante em que blueberry, ou mirtilo, era conhecido aqui em nosso país apenas por quem já tivesse morado nos Estados Unidos. Esta fruta lembra uma  jabuticaba ou uva pequena e tem cor azul arroxeada. Antes tinha preço alto e era vendida congelada em supermercados. Hoje, se você mora em cidades maiores, pode adquirir no verão uma caixinha de blueberries frescos por cerca de 4 reais.

A primeira vez que vi um muffin de blueberries, em 1987 - o meu ano de intercâmbio - eu pensei "Como podem ser tão artificiais a ponto de colocarem esta tinta no bolo?" Logo descobri que estava errada e que vencer a primeira impressão,  provar comidas diferentes em outra cultura,  geralmente traz boas surpresas.

O blueberry pode ser usado em bolos, doces, geleias, sorvetes e até comidas salgadas.


O segredo para muffins fofinhos é não bater muito, apenas misture os ingredientes em uma tigela.


Muffins de blueberry e limão
Receita adaptada do blog The Kitchn
Rendimento: 18 muffins grandes ou 36 mini muffins

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar (pode ser açúcar mascavo)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de raspas da casca de 2 limões
Suco de 2 limões
1 1/4 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 ovo
100 g de blueberries (mirtilos)

Aqueça o forno a 180 °C e unte 3 formas de muffins (18 espaços) ou use forminhas de papel

1) Misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e as raspas de limão em uma tigela.

2) Em outra tigela, bata ovo, suco, leite e óleo. Adicione à mistura de farinha e mexa apenas para incorporar. Junte os blueberries.

3) Despeje às colheradas nas forminhas. Asse por 15 minutos ou até que o topo esteja dourado e retraia quando pressionado. 

Blueberries (mirtilos) frescos

sexta-feira, 4 de março de 2011

Batata chips com sour cream

Previsão de chuva durante feriado com muita gente em casa. O que fazer? Comidinhas! Fáceis de preferência... Basta misturar cream cheese ou catupiry com iogurte natural na medida que agradar seu paladar para o sabor azedo que você tem um delicioso sour cream. Acrescente cebolinha picada e recheie batatas chips (tipo Ruffles ou Pringles). Está pronto seu aperitivo!

Sour cream: literalmente creme azedo, muito usado em receitas mexicanas e americanas (batata assada, dips/patês, molho de salada, bolos e assados etc.)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Barquinhas de mamão papaya

Um café da manhã com sabor de carinho. Meu marido inventou estas barquinhas de mamão papaya. Ele corta o mamão ao meio, retira as sementes com uma colher, enche com bananas amassadas e polvilha aveia fina por cima. É muito bom começar o dia assim...

terça-feira, 1 de março de 2011

O blog na revista Yoga Journal

Alegria é... ver uma revista na banca com receitas suas... A edição de fev/março de 2011 da revista Yoga Journal publicou três receitas de meu blog! 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aceita uma salada de jiló cru?

Salada de jiló cru... Num churrasco com pão francês vai bem demais ou mesmo com arroz branquinho feito na hora... Eu gosto de jiló desde pequena. Em casa quando minha mãe fazia jiló a gente até ensaiava uma carinha amarga na primeira vez mas depois se acostumava com o sabor. Já o jiló cru eu só provei há pouco tempo e foi através da mãe da minha cunhada, claro num churrasco na casa de meu irmão New.

A receita da salada de jiló da Cidinha é simples: descasque alguns jilós, fatie-os finamente (ficam quase transparentes) e tempere com azeite, sal, pimenta do reino, cebola fatiada, salsinha, cebolinha e bastante limão. Não precisa cozinhar, é crua mesmo esta deliciosa salada.

Esta outra receita é de meu irmão Cez: ele corta os jilós com casca em quatro partes. Numa panela refoga com manteiga e azeite uma cebola em rodelas finas até ficar transparente, adiciona alho triturado, sal e os jilós. Vai acrescentando água aos poucos só no fundo da panela e toda vez que a água evapora acrescenta mais, até  os jilós ficarem no ponto. 



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Improvisando uma cesta de pães

Este é um hábito que não tenho: chegar da padaria e já colocar o saco de pães na mesa, a cesta de pão foi feita para isso, mas numa emergência eu dou um jeitinho. Basta enrolar um paninho bonitinho no saco de pão que ele fica todo charmoso num ambiente descontraído.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Geleia de morangos


Em época de morangos esta é uma receita tão simples que você nem precisa pensar duas vezes para fazer. A receita original é de minha amiga Laurie e eu provei quando estivemos juntas na convenção do MOPS. Ela usa pectina líquida, que serve para dar o aspecto gelatinoso, mas eu uso só o suco de limão porque ele já é rico em pectina.

Geleia de morangos
2 xícaras de morangos levemente amassados (lave antes os morangos e para amassar use garfo ou amassador de batatas, não o espremedor)
4 xícaras de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de suco de limão


1) Misture o açúcar aos morangos amassados. Deixe descansar por 10 minutos.

2) Em seguida, coloque a mistura numa panela, junte o suco de limão, leve ao fogo médio e mexa até dissolver o açúcar, por cerca de 10 a 15 minutos. Coloque em potes esterelizados ou congele. Sirva com torradas, bolos ou como recheio ou cobertura de tortas. 

Receita de geleia com pectina
2 xícaras de morangos levemente amassados (lave antes os morangos e para amassar use garfo ou amassador de batatas, não o espremedor)
4 xícaras de açúcar cristal
Pectina
2 colheres (sopa) de suco de limão


1) Misture o açúcar aos morangos amassados. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, misture a pectina e o suco de limão.

2) Em seguida, junte o suco de limão com a pectina diluída, leve ao fogo médio e mexa até dissolver o açúcar, por cerca de 10 a 15 minutos. Coloque em potes esterelizados ou congele.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sabor em cores: Ratatouille

Entra ano, sai ano e para trás ficam as resoluções, os sonhos realizados dão lugar a outros e a vida  volta ao normal após as festas e as férias da família.

Dias atrás li numa revista que o básico é simplesmente melhor. Traduzir isto para o meu dia a dia significa simplificar o coração deixando passar o que não importa, ter paz interior para descansar nas escolhas feitas e agir com sabedoria quando precisar dizer não, ou sim, para não me sentir sobrecarregada ou preocupada depois.  Além disso quero simplificar a vida doméstica. Dedicar-me a algum hobby que me faça relaxar. Criar alguns projetos para a casa, abrir a máquina de costura com mais frequência e gastar menos tempo na internet acumulando gráficos, imagens e links de patchwork e artesanato que me dão ótimas ideias, o problema é que não saem dos planos e sonhos.

E simplificar a casa... Organizar armários e estantes e me desfazer do que não interessa mais, pois tenho muitas coisinhas adquiridas ao longo dos anos... A palavra é "declutter." Roupas no armário há mais de dois anos? O momento é de doar! Um bom começo do processo de desapego, é pensar em quem não tem nem armário para abrir e guardar seus pertences e na triste realidade não tem nada para vestir.

E vamos seguindo com fé neste ano...
Para amigos que acreditam na verdadeira amizade fiz "Ratatouille" num final de tarde. Uma receita clássica francesa, fácil [simples], colorida, bonita e saborosa que pode ser servida quente ou fria, como aperitivo, salada, recheio de torta, pizza ou o que a imaginação mandar.
Ratatouille pronto.
Ratatouille
1 berinjela 
1 a 2 abobrinhas italianas 
3 tomates
3 dentes de alho
Orégano ou manjericão fresco
Sal e pimenta moída na hora a gosto
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Escolha legumes que tenham o mesmo diâmetro para que a disposição fique uniforme.
1) Fatie as berinjelas com casca em rodelas de cerca de 0,5 cm. Coloque numa tigela e polvilhe sal. Isto faz ela soltar a água e perder o sabor amargo. Deixe no mínimo 15 minutos no sal. Enquanto isso:

2) Fatie as abobrinhas e os tomates em rodelas de 0,5 cm.

3) Fatie os dentes de alho em lâminas finas - use a faca ou um fatiador de legumes.
Alho em lâminas
4) Escorra a água que saiu da berinjela, se necessário enxague. Arrume os legumes em um refratário oval, retangular ou redondo alternando tomate, berinjela e abobrinha. Deixe os legumes meio inclinados. Quando terminar de enfileirar os legumes, polvilhe sal e pimenta, preencha as camadas com alho em lâminas e o manjericão fresco. Regue com azeite.
Antes de ir ao forno, alho e manjericão.
5) Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos a 1 hora, os legumes ainda permanecem com aparência de meio crus. Sirva como acompanhamento de pães ou torradas.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cream Cheese Dip - Patê de Cream Cheese

Já chegou o Natal... um momento glorioso em que céu e terra se tocam, a humanidade e Deus se encontram, lembrando-nos que Deus veio até nós e se revelou em Jesus reconciliando-nos com Ele.

Uma das receitas que publiquei quando comecei a escrever este blog há quatro anos foi este patê de Natal. Em qualquer comemoração uma entrada é sempre importante para receber os convidados. Já a  boa apresentação de um prato mostra a intenção de quem preparou a receita ou organizou o evento de proporcionar um ambiente agradável ao olhar, ao paladar e ao convívio. Por isso gosto de caprichar desde o começo do jantar até o fim, mesmo que o detalhe seja um raminho de manjericão decorando o prato para demonstrar o carinho com que preparei cada receita.

Na época da primeira publicação desta receita minha amiga Walkiria tinha acabado de se tornar avó e hoje ela já tem quatro netos... Cozinheira de mão cheia, esta é a receita do patê que ela levou há alguns anos para a Ceia de Natal de nossa família. Sempre admirei o capricho e o amor com que ela prepara cada prato. Não preciso nem dizer que ela foi minha fonte de inspiração em muitas receitas. E a receita dela é a seguinte:

Cream Cheeese Dip - Patê de Cream Cheese
2 tiras de bacon (ou 1/2 xícara se usar em pedaço)
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
300 g de cream cheese em temperatura ambiente (usei 250 g)
2 xícaras de queijo ralado fino (suíço ou cheddar - eu usei ricota defumada)

1) Leve as duas tiras de bacon cobertas com papel toalha ao microondas por cerca de 3 minutos. Quebre-as em pedacinhos.

2) Numa tigela misture o cream cheese e a margarina; aqueça no microondas ou na panela por 1 minuto. Adicione o bacon. Caso necessário, leve à geladeira por meia hora antes de fazer a bota e o boneco. Se quiser parar por aqui é só botar o patê num prato bonito e está pronto...


Para montar a bota do Papai Noel:
Amêndoas em lascas ou inteiras
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica ou allspice)
Tiras de pimentão vermelho


Divida a mistura em duas partes e use uma, use a outra metade para o boneco de neve. Modele o patê no formato de bota. Decore com amêndoas na parte superior, pimenta e pimentão para o laço e cordão.

Para montar o boneco de neve:
2 palitos de pretzel (tipo Stiksy - Elma Chips)
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica - allspice, mas você pode usar até alcaparra)
Pimentão vermelho ou repolho roxo
1 azeitona verde recheada para o chapéu
1 pedacinho de cenoura para o nariz
1 biscoito salgado redondo (tipo salclic) para o chapéu

1) Com a metade reservada faça o boneco de neve. Divida em 3 partes, deixando a cabeça e o corpo ligeiramente menores que a base. Coloque um pedacinho de cenoura no nariz, insira duas metades de pretzel nas laterais para formar os braços. Use as pimentas para os botões e os olhos.

2) Faça a boca com um pedacinho de pimentão. Fatie ao meio o pimentão e recorte uma tira de quase 1 cm de largura por 20 cm de comprimento para fazer o cachecol, com a faca dê um acabamento nas pontas para imitar a lã. Prenda a azeitona à bolacha com um palito e ponha sobre a cabeça do boneco. Sirva com torradas e biscoitos salgados.

Dura 5 dias na geladeira.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Focaccia

Um pão italiano achatado e alto, com cerca de 2 cm de altura, coberto de sal grosso e algumas ervas, como alecrim, sálvia ou tomilho e um aperitivo que já me salvou muitas vezes quando tive visitas inesperadas.

Uso a massa de pão de hot rolls (clique no link para ver as variações desta massa) mas pode ser feita com massa de pizza comum. A focaccia não exige grandes acompanhamentos, ela reina sozinha em qualquer happy hour. Eu coloco azeite num prato e tempero com pimenta do reino, aí é só passar as fatias neste azeite... Ou com patês, coalhada e mesmo para acompanhar uma sopa em um dia mais frio.

Hot rolls - para focaccia
1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte natural
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.

2) Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

Para montar a focaccia: Unte uma forma retangular com manteiga ou óleo e fubá (ou farinha de milho fina tipo milharina, polentina etc). Separe metade da massa e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com +-1,5 cm de altura. Transfira para a forma untada.

Com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa. Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal. Espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a  230°C por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Thanksgiving - Dia de Ação de Graças


Você já agradeceu hoje?
É dia de Ação de Graças e nas casas americanas amigos e familiares comemoram esta tradição que se repete todo ano na última quinta-feira de novembro. Um dia para celebrar e agradecer a Deus por tudo que ele é e tem feito em nossas vidas. E para alguns só um dia para os homens assistirem futebol o dia todo e as mulheres prepararem o jantar que sempre tem peru regado ao molho de cranberry e de sobremesa tortas de abóbora e de maçã. 

Porque todo dia é dia de dar graças. Por tudo que temos. O ar que respiramos, a casa, a família, os amigos e o pão nosso de cada dia. E pelo que não temos, pelos apertos que passamos e pelas horas quando é difícil ver um motivo de gratidão. 

E sempre é tempo de começar a agradecer. Pelas coisas pequenas, como as batidas do coração, o sangue que pulsa compassadamente na veia, a capacidade de ouvir o som do vento e os passarinhos em serenata,  o verde das árvores e o sabor das frutas... Com isso verei então que a grandiosidade está em saber que eu tenho um Deus que é maior que meus problemas e que enviou seu próprio Filho para que meu contentamento e paz não estejam em lugares e coisas sem vida. Mesmo vivendo em um mundo com dificuldades, que os tempos sejam sombrios e tragam provações, sei que minha atitude em relação a Deus é o que conta.

Ok, depois desta conversa e as receitinhas de Thanksgiving? Estas estão aqui.

Molho de cranberry em nosso jantar de Thanksgiving