segunda-feira, 11 de julho de 2011

Velas para rechaud sempre à mão

 No final do ano comprei um pacote com 50 velas para rechaud a um preço muito bom e usei apenas algumas. Para não perdê-las pela casa ou me esquecer de usá-las eu fiz um arranjo de velas num pote bonitinho que comprei na mesma loja que tem o nome de um vulcão na Itália...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Baked Onion Dip - Patê assado de cebolas

Esqueça tudo que você sabe sobre aquele patê de cebolas que a gente misturava um pacote de sopa de cebola ao creme de leite. Este é especial! Tenho feito em muitas ocasiões aqui em casa e fora e as pessoas simplesmente amam. Muitas que nem gostam de cebola quando ficam sabendo mesmo assim repetem.

A receita veio da minha amiga de longa data, a Cinara, que a achou neste lindo blog, então eu adaptei um pouquinho só e agora esta delícia está aqui!

Patê Assado de Cebolas
1 pote de cream cheese em temperatura ambiente (pode ser catupiry)
1 xícara de maionese (normal ou light)
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de cebolas picadas finamente
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída na hora
1 pitada de sal

1) Pré-aqueça o forno a 180° C.

2) Coloque o cream cheese numa tigela ou na própria forma refratária que vai assar. Acrescente a maionese, o parmesão, as cebolas, a pimenta-do-reino, o sal e misture bem.

3) Distribua a mistura em ramequins ou em uma forma refratária. Asse de 30 a 45 minutos. Quando a superfície tiver formado uma crosta dourada, quase queimada, o patê estará pronto. Quanto mais escura ficar a crosta, melhor. Sirva com pão fatiado ou torrada.

domingo, 5 de junho de 2011

Achados na feira de decoração - luminárias


Luminárias feitas com copos e pratos... adorei esta ideia da Campinas Decor 2011, realizada numa estação ferroviária. Para repetir em casa vou precisar de alguns pratos decorados, kit para luminária, tinta para pintar o copo e furadeira com broca para vidro. Acho que não falta mais nada... Só planejar um tempo para colocar em prática a descoberta feita durante o passeio com uma vizinha querida.

Meu voto para os melhores ambientes da feira incluiu este boteco no vagão de trem, que realmente mostrou que decoração não é só para quem tem muito dinheiro, mas para quem tem criatividade.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Apple Crisp - Torta crocante de maçã

Esta é a torta de maçã mais fácil e a mais pedida por minha família e amigos. Faço desde que meu filho mais velho era bem pequeno, e olha que este ano ele virou um adolescente! Nunca postei aqui porque quando eu percebia já não tinha nada para fotografar...

A novidade da torta para muitos é que ela é feita com mistura para bolo seca. O preparo é simples e rápido!

Apple crisp
1,5 kg de maçãs (o suficiente para encher 2/3 de uma forma refratária)
Suco de 1 limão
Canela em pó a gosto
5 colheres (sopa) de açúcar
1 caixa/pacote de mistura para bolo (Festa ou baunilha)
2 colheres (sopa) de nozes ou castanhas trituradas
200 g de manteiga derretida

1) No refratário que vai assar a torta: descasque e fatie as maçãs uma a uma, deixe-as com cerca de 1 cm de espessura, enquanto isso vá espremendo o limão, acrescentando canela e o açúcar aos poucos.

2) Espalhe a mistura de bolo seca (sem preparar o bolo!!!) sobre as maçãs. Junte as castanhas/nozes trituradas. Distribua a manteiga derretida por toda a superfície. Ela deve ficar sobre a torta.
3) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 a 30 minutos ou até começar a borbulhar e a crosta dourar. Sirva com sorvete de creme.

domingo, 22 de maio de 2011

Tudo azul

Na janela lateral da minha cozinha ou na mesa de café da manhã estes vasos improvisados com garrafas de vidro enfeitam e reaproveitam material que já estava separado para a coleta seletiva... Para o tom de azul, usei algumas gotas de corante alimentício.

sábado, 14 de maio de 2011

Cebola empanada (estilo Outback)

Não é toda cidade que tem um restaurante australiano para você saborear a cebola empanada em pétalas... Mas com alguma insistência e perseverança é possível conseguir um bom aperitivo em sua própria cozinha. Se isso não bastar, ou se só despertar ainda mais o apetite para provar a original Blooming Onion, resta mesmo fazer uma visita ao Outback...
Há alguns anos comprei este cortador de cebola, o "Onion blossom maker," de onde tirei a receita.

Cebola empanada
1 cebola (grande, tipo espanhola)
1 tigela com gelo 
1 tigela com água bem quente
Óleo para fritar

Massa para empanar:
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta moída
1 colher (chá) de orégano e tomilho juntos
1/2 colher (chá) de cominho moído

Mistura 1: Em uma tigela, misture a farinha e os temperos.
Mistura 2: Em outra tigela, bata o ovo e o leite - Escolha uma tigela que caiba a cebola.
1) Com uma faca bem afiada, corte 1/4 da ponta de cima da cebola (não mexa na raiz). Retire a casca.

2) Corte as pétalas da cebola seguindo o guia do aparelho ou se usar a faca, corte no meio e depois em cruz, faça isso até obter cerca de 16 quadrados. Não corte até o fim, preserve sempre pelo menos 1 cm da raiz. 

3) Coloque a cebola fatiada em água quente por 1 minuto, em seguida, transfira para uma tigela de água com gelo por 3 minutos.

4) Retire a cebola da água e solte as pétalas batendo a raiz numa tábua de carne. Insira um garfo na raiz a um ângulo de 45º.

5) Passe a cebola na mistura 1 (seca) e depois na mistura 2 (ovo e leite). Passe novamente na mistura 1 (seca). Deixe a cebola descansar na geladeira* por uns minutos enquanto o óleo é aquecido (*faça isso com qualquer empanado, deixa a casca crocante).
 
6) Numa panela grande e funda, aqueça óleo suficiente para cobrir a cebola.

7) Com o garfo abaixe cuidadosamente a cebola com o lado aberto para baixo, retire o garfo e frite por uns 4 minutos ou até ficar dourada. Vire a cebola e frite até ficar dourada por inteiro.

8) Quando dourar a cebola, retire-a do óleo e deixe escorrer sobre papel-toalha. Remova o miolo com um cortador (de biscoitos) redondo de cerca de 2 a 3 cm de diâmetro. Sirva com seu molho preferido.

Molho estilo Outback
1/2 xícara de de maionese
2 colheres (chá) de catchup
1/4 colher (chá) de páprica
1 pitadinha de sal
Orégano e pimenta do reino moída na hora

Misture todos os ingredientes. Mantenha na geladeira até a hora de servir.


Honey Mustard - Molho de mostarda e mel 
Receita da Cinara

3/4 de xícara de maionese 
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon (usei Hemmer com ervas, ficou ótimo)
1/4 de xícara de mel (derreti uns segundos no microondas)


Misture tudo em uma tigela, até incorporar bem. Leve à geladeira por uma hora, antes de servir.

domingo, 8 de maio de 2011

Como meus filhos me mudaram...

Não foi da noite para o dia que percebi mudanças. Hoje olho para trás e comparo minha vida e rotina aos dias sem filhos e posso fazer uma lista.

- Meus filhos me mostraram que eu não tinha tudo sob controle (aquela única roupa que entra e você colocou para sair, acabou de sujar na troca da fralda). E eu também não sou tão perfeccionista como pensava... "ah tá bonitinho assim, estou atrasada..."

- Meus filhos me deixaram mais organizada e me ajudaram a pensar no futuro. Verdade!!! Para sair é preciso organizar a malinha deles. Por exemplo, um final de semana fora de casa exige muita concentração e planejamento.
 
- Hoje sei planejar refeições saudáveis (papinhas de legumes que ficam deliciosas, pratos mascarados com legumes etc.) e até decorar! O quartinho deles me deixou completamente por dentro das tendências.

- Meus filhos despertaram emoções em mim que eu não conhecia. E me ajudaram a entender a profundidade do amor de Deus por mim.

- E a cada dia aprendo mais sobre perdão. Ninguém pode brigar e se abraçar logo em seguida como as crianças, detalhe: sem resquícios de mágoas.

- Com meus filhos eu rio e choro mais também. Também me mostraram que não há insanidade em rir sozinha na volta da escola com as conversas do banco de trás.

- Com eles eu me sinto jovem.... ah, com filho adolescente você tem que voltar no tempo a todo momento e recordar... Como é que eu me comportava mesmo quando tinha 13 anos?

- Meus filhos me ensinaram que eu preciso... de outras pessoas! Sim, preciso de alguém que me ajude a ajudar meus filhos... Uma fonoaudióloga, uma dentista, um pediatra, a pedagoga...

E no dia das mães, é tão bom ter alguém que me dê flores e me faça sentir bem comigo mesma... e realizada... e feliz!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Páscoa aqui em casa


























- Mãe, mas coelho não bota ovos! E por que na Páscoa a gente ganha ovos que o coelhinho entrega? 
- Hummmmmmmmm, é isso, legal né. 
- Mãe, você não ouviu minha pergunta!

A Páscoa que meus filhos conhecem tem ovinhos sim, mas também tem um significado. A forma que você explica feriados como este para seus filhos depende do que você acredita. Nossa família acredita que Jesus, o filho de Deus, viveu uma vida sem pecados e foi crucificado por nossos pecados. E é isso que eles aprendem.

Fazemos isto brincando. Colorindo ovos de verdade, cozidos antes em água com vinagre para não quebrarem. Depois, em tigelinhas, colocamos corante alimentício de várias cores, damos um giz de cera branco para eles decorarem os ovos com seus nomes e ao mergulharmos, como que num milagre, seus nomes aparecem! Enquanto fazemos os ovinhos vou contando a história a seguir.

História da ressureição
Uma noite, Jesus estava jantando com seus amigos mais próximos. Ele amava todos eles, mas sabia que um deles iria fazer algo muito ruim naquela noite. E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos. Alguns homens maus deram dinheiro a um dos amigos de Jesus para ajudá-los a encontrá-lo para que pudessem machucá-lo. Aqueles homens maus riram de Jesus. Fizeram uma coroa de espinhos que arranhou toda a cabeça dele. Então eles colocaram Jesus numa cruz, onde lá Ele morreu. Seus amigos ficaram muito tristes e colocaram o corpo de Jesus numa caverna chamada de sepulcro. Alguns soldados colocaram uma pedra gigante na frente dessa caverna. Três dias após ter morrido na cruz e seu corpo ter sido colocado naquela caverna, ela estava vazia! Jesus voltou à vida por causa do poder de Deus.
Um anjo removeu a pedra gigante e Jesus saiu de lá de dentro. Ele viu seus amigos novamente e conversou com eles antes de voltar ao céu para estar com Deus. 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Simples assim... com retalhos e papéis de bala

Papel de bala vira laço de presente
 
Retalhos de tecido fecham o presente
Aqui em casa tenho uma caixinha cheia de laços, fitas, retalhos e agora papéis de bala. E não jogo restinhos de tecido quando costuro, pensando sempre que podem me socorrer com os presentinhos inesperados que gosto de dar. E até pareço minha mãe de vez em quando que até a linha que tira do alinhavo ela guarda. Enfim, é só saber guardar  e separar o que realmente é útil e já determinar a finalidade que terão.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Blueberry lemon muffins - Muffins de blueberry e limão

Já houve uma época não muito distante em que blueberry, ou mirtilo, era conhecido aqui em nosso país apenas por quem já tivesse morado nos Estados Unidos. Esta fruta lembra uma  jabuticaba ou uva pequena e tem cor azul arroxeada. Antes tinha preço alto e era vendida congelada em supermercados. Hoje, se você mora em cidades maiores, pode adquirir no verão uma caixinha de blueberries frescos por cerca de 4 reais.

A primeira vez que vi um muffin de blueberries, em 1987 - o meu ano de intercâmbio - eu pensei "Como podem ser tão artificiais a ponto de colocarem esta tinta no bolo?" Logo descobri que estava errada e que vencer a primeira impressão,  provar comidas diferentes em outra cultura,  geralmente traz boas surpresas.

O blueberry pode ser usado em bolos, doces, geleias, sorvetes e até comidas salgadas.


O segredo para muffins fofinhos é não bater muito, apenas misture os ingredientes em uma tigela.


Muffins de blueberry e limão
Receita adaptada do blog The Kitchn
Rendimento: 18 muffins grandes ou 36 mini muffins

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar (pode ser açúcar mascavo)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de raspas da casca de 2 limões
Suco de 2 limões
1 1/4 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 ovo
100 g de blueberries (mirtilos)

Aqueça o forno a 180 °C e unte 3 formas de muffins (18 espaços) ou use forminhas de papel

1) Misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e as raspas de limão em uma tigela.

2) Em outra tigela, bata ovo, suco, leite e óleo. Adicione à mistura de farinha e mexa apenas para incorporar. Junte os blueberries.

3) Despeje às colheradas nas forminhas. Asse por 15 minutos ou até que o topo esteja dourado e retraia quando pressionado. 

Blueberries (mirtilos) frescos

sexta-feira, 4 de março de 2011

Batata chips com sour cream

Previsão de chuva durante feriado com muita gente em casa. O que fazer? Comidinhas! Fáceis de preferência... Basta misturar cream cheese ou catupiry com iogurte natural na medida que agradar seu paladar para o sabor azedo que você tem um delicioso sour cream. Acrescente cebolinha picada e recheie batatas chips (tipo Ruffles ou Pringles). Está pronto seu aperitivo!

Sour cream: literalmente creme azedo, muito usado em receitas mexicanas e americanas (batata assada, dips/patês, molho de salada, bolos e assados etc.)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Barquinhas de mamão papaya

Um café da manhã com sabor de carinho. Meu marido inventou estas barquinhas de mamão papaya. Ele corta o mamão ao meio, retira as sementes com uma colher, enche com bananas amassadas e polvilha aveia fina por cima. É muito bom começar o dia assim...

terça-feira, 1 de março de 2011

O blog na revista Yoga Journal

Alegria é... ver uma revista na banca com receitas suas... A edição de fev/março de 2011 da revista Yoga Journal publicou três receitas de meu blog! 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aceita uma salada de jiló cru?

Salada de jiló cru... Num churrasco com pão francês vai bem demais ou mesmo com arroz branquinho feito na hora... Eu gosto de jiló desde pequena. Em casa quando minha mãe fazia jiló a gente até ensaiava uma carinha amarga na primeira vez mas depois se acostumava com o sabor. Já o jiló cru eu só provei há pouco tempo e foi através da mãe da minha cunhada, claro num churrasco na casa de meu irmão New.

A receita da salada de jiló da Cidinha é simples: descasque alguns jilós, fatie-os finamente (ficam quase transparentes) e tempere com azeite, sal, pimenta do reino, cebola fatiada, salsinha, cebolinha e bastante limão. Não precisa cozinhar, é crua mesmo esta deliciosa salada.

Esta outra receita é de meu irmão Cez: ele corta os jilós com casca em quatro partes. Numa panela refoga com manteiga e azeite uma cebola em rodelas finas até ficar transparente, adiciona alho triturado, sal e os jilós. Vai acrescentando água aos poucos só no fundo da panela e toda vez que a água evapora acrescenta mais, até  os jilós ficarem no ponto. 



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Improvisando uma cesta de pães

Este é um hábito que não tenho: chegar da padaria e já colocar o saco de pães na mesa, a cesta de pão foi feita para isso, mas numa emergência eu dou um jeitinho. Basta enrolar um paninho bonitinho no saco de pão que ele fica todo charmoso num ambiente descontraído.