quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mesa posta para o Thanksgiving!


Mesa decorada com motivos de abóbora e lugares marcados

A gratidão alegra o coração!

Tenho uma confissão a fazer, Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças mesmo sendo uma data não comemorada pela maioria dos brasileiros é meu feriado favorito! É um dia do ano escolhido para simplesmente reunir família e amigos para agradecer as bençãos recebidas. Pena que ainda não importaram este feriado...

Podemos enfrentar momentos de dificuldades mas nesta data e com o aproximar do Natal quero encorajar você a contar as bençãos uma a uma e ficará surpresa(o) com quanta coisa Ele já fez na sua vida!

Que você possa ver pequenas dádivas em seu dia, incomodar-se quando insistir em pensar negativamente e apreciar as maravilhas que Deus nos concede de graça todos os dias. 

Flor e folha de abóbora trazem a apreciação de coisas simples para dentro de casa

sábado, 19 de novembro de 2011

Madeleines


Há muitos anos me apaixonei por estes bolinhos franceses em formato de concha e minha família também. É até engraçado ver meus filhos chegarem da escola e logo pedirem: "Mamãe, tem madeleines?" Brinco com eles que talvez sejam os únicos da sala que conheçam madeleines e me sinto feliz por poder dividir com eles sabores de outras terras. Desta forma aprendem a apreciar e valorizar a cultura de outro país começando pela comida, sem sair de nosso país. A minha cozinha é bem global neste aspecto.

Dos sabores das madeleines, de quais mais gosto? Limão! Ou será de laranja?

Embaladas para presente

Madeleines
Receita adaptada de Joy of Baking
Xícara medidora: 240 ml

100 g  de manteiga sem sal derretida
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitadinha de sal
3 ovos, temperatura ambiente
2/3 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha (pode ser suco de limão, laranja ou maracujá)
Raspas de 1 limão (ou laranja)

Antes de começar...
- Coloque a grade do forno na posição do meio e pré-aqueça o forno a 190° C.
- Unte 2 formas de madeleines com manteiga e farinha

1) Em uma tigela coloque a farinha, o fermento em pó e o sal.

2) Na tigela da batedeira: bata os ovos inteiros e o açúcar por 5 minutos até triplicar de volume. Adicione a a baunilha ou suco e misture bem. Desligue a batedeira.

3) Misture um pouco de farinha aos ovos batidos e mexa delicadamente com uma espátula. Junte o resto da farinha e misture sem bater. 

4) Misture uma colher da massa à manteiga. Junte a manteiga aos poucos à massa. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos ou por várias horas se fizer com antecedência. Se estou com pressa eu levo ao freezer por 10 minutos.

5) Coloque uma colher de sopa bem cheia de massa em cada cavidade da forma untada, deixando-a mais alta no centro.  Isto resultará no clássico "calombo" das madeleines. Asse por 11 a 13 minutos ou até dourar as bordas. Não asse por muito tempo senão ficam secas. Tire do forno e dê uma batidinha na forma na pia para soltar as madeleines.

Polvilhe açúcar de confeiteiro para servir.

Se não tiver as formas apropriadas para madeleines... tente assar em forminhas de papel. O sabor não é o mesmo, mas dá para matar a curiosidade.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coalhada seca ou iogurte grego

Com apenas dois ingredientes, e olhos abertos para não derramar o leite enquanto ferve, você faz um iogurte caseiro. Deixe escorrer o soro e ele vira uma deliciosa coalhada seca ou iogurte grego.

Com a coalhada dessorada surgem motivos para voltar à cozinha! É a hora de provar a coalhada com pães e torradas, rechear sanduíches, fazer bolos, pães, frozen yogurt e muitas outras coisas gostosas e saudáveis, pois a coalhada tem grande concentração de proteína e cálcio.

Esta é a receita que sempre faço aqui em casa e rende 500 ml de coalhada sem soro.


Coalhada seca
2 litros de leite integral (de garrafa ou saquinho, tipo A ou B)
2 potes (de 170 g cada) de iogurte natural - tire da geladeira enquanto ferve o leite

1) Coloque o leite numa panela grande, leve para ferver e fique de olho até ele levantar fervura - quando ameaçar subir já desligue o fogo.
2) Deixe o leite amornar, isto pode levar quase uma hora. Para descobrir o momento exato de acrescentar o iogurte: de vez em quando coloque o dedo no leite e conte até 10. Quando suportar no 10 é porque está na temperatura certa.
3) Acrescente os dois potes de iogurte e misture com uma concha, jogando de cima, para aerar o leite. Cubra a panela com uma tampa e enrole-a com uma toalha de mesa grande dobrada (ou cobertor). Deixe no forno ou em um local que ninguém mexa por 6 a 8 horas. Quando abrir você terá um iogurte natural.

Para fazer a coalhada seca (também já ouvi nomes como: coalhada síria, iogurte grego, coalhada dessorada, dahi e labneh):
Coloque um escorredor dentro de uma tigela funda que deixe espaço para o soro escorrer - ou melhor, use uma panela para cozimento a vapor - e forre com um pano de prato separado apenas para isto. Despeje a coalhada e deixe escorrer de um dia para o outro ou por umas seis horas na geladeira.


Sugestão para servir: com uma colher pingue bolinhas de coalhada no azeite e tempere com sal e pimenta calabresa. Ou regue com azeite, sal e ervas de provence ou orégano e azeitonas picadas.

Como lavar o pano de prato para a coalhada: lave à mão um pano de prato com detergente ou sabão. Na última água de enxague coloque 1 colher (sopa) de vinagre. Deixe de molho alguns minutos para soltar todo o sabão do tecido. Seque e passe. Separe este pano apenas para fazer coalhada.

Quando minha irmãzinha mais nova nasceu eu tinha cinco anos e me lembro que minha mãe falava que o vinagre tirava o sabão e deixava as fraldas de tecido macias. Isso faz muito tempo...

domingo, 30 de outubro de 2011

Fantasminha camarada

Ainda dá tempo de confeccionar uma decoração rápida para acolher as crianças que irão bater na sua porta no dia de Halloween, que ocorre sempre em 31 de outubro. Mesmo não sendo uma festa brasileira, aqui na minha região esta semana na loja de artigos para festas eu tive a impressão de estar nos Estados Unidos. A loja estava lotada tanto de artigos típicos como de gente comprando! Uma tradição com a qual eu não cresci... 

Antes sabíamos que era uma festa típica americana por causa das aulas de inglês. E a primeira vez que eu ouvi "Trick or treat" eu tinha 18 anos, era estudante de intercâmbio e uma amiga americana me levou para ver como era. Hoje eu ouço em português bem claro: "Gostosuras ou travessuras" e já preparo com antecedência as balinhas para receber as crianças e os adultos que as acompanham. A brincadeira está em correr pelo bairro, bater nas portas, conversar com os vizinhos e no dia seguinte separar balas e doces!

Para os fantasminhas, que você pode colocar no jardim ou na porta, a receitinha é simples. Eu usei caixas de suco que são mais quadradinhas, recortei o fundo em formato meio circular, pintei com tinta PVA (pode ser acrílica, de parede mesmo) e fiz os olhinhos com tinta preta.
Durante o dia...
 
E a noite!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Torta com antepasto de berinjela

Sobrou só um pedacinho para contar história... Você já abriu a geladeira e pensou: "O que posso fazer só com o que tenho e sem ir ao supermercado?" Eu tinha um antepasto de berinjelas, leite, ovos, queijo parmesão e farinha... Fechei os olhos, imaginei esta torta e ela superou as expectativas!

Torta de antepasto de berinjelas
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 ovo
1 colher (sopa bem cheia) de fermento em pó
1 colher (chá rasa) de sal

Cobertura
300 g (aprox.) de antepasto de berinjela ou caponata (veja a receita aqui)
100 g de queijo parmesão ralado na hora (ou outro queijo de sua preferência)

Aqueça o forno a 180° C.

1) Em uma tigela misture com uma espátula ou colher todos os ingredientes da massa. Ela fica bem consistente.

2) Espalhe a massa em um refratário alto de 30 cm untado. Cubra com o antepasto e por cima o queijo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva quente.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manjericão com arroz e feijão? Sim, sim!!!

Fragrante, o manjericão é uma planta fácil de se manter em casa. Em vasos ou diretamente no solo ele deixa a casa perfumada quando você toca as folhas. Quando florescer corte os pendões para a planta crescer com vigor e decore a casa com eles...

Além do uso tradicional em molhos o manjericão pode ser usado como salada! E de uma forma bem brasileira. Num prato ou tigela faça camadas com arroz cozido, feijão preto, salada de tomates bem temperadinha (salsa mexicana ou pico de gallo que vão muito bem). Salpique queijo ralado na hora e termine com o manjericão picado e um pouco de azeite e pimenta. Bom apetite!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Oh querida Clementina.... em um bolo invertido





A querida Clementina mais conhecida por nós que assistíamos desenho preto e branco no início da década de 70 do século passado é quando aquele cão azul, Dom Pixote, cantava a música em suas andanças. Lembram? E como este blog é de receitas... a queridinha do momento para mim é esta tangerina clementina com a qual fiz um bolo invertido. Você pode usar também abacaxi ou maçã...
Bolo invertido de clementina
Adaptado de Food Blogga

Calda
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar mascavo
2 a 3 clementinas, descascadas, cortadas em rodelas e com o miolo branco removido

Bolo
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitadinha de sal
3 ovos, gemas separadas
1 xícara de açúcar cristal
5 colheres (sopa) de suco de clementina ou laranja
2 colheres (chá) de raspas de clementina ou laranja
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha

1) Aqueça o forno a 180° C. Coloque a manteiga em um refratário ou forma redonda de 30 cm e leve ao forno até derreter, por cerca de 5 minutos. Retire do forno, espalhe o açúcar mascavo e distribua as rodelas de clementina. 

2) Em uma tigela misture a farinha peneirada, o fermento e o sal. Em outra tigela bata as claras em neve. Reserve.
3) Bata as gemas com o açúcar cristal até virar um creme. Junte o suco, as raspas e a baunilha, bata mais um pouco.  Acrescente a mistura de farinha a este creme e bata bem. Adicione as claras em neve e misture delicadamente. Despeje a mistura sobre a clementina na forma ou refratário. Leve para assar por cerca de 40 minutos ou até um palito inserido no centro sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos, passe uma faca ao redor do bolo para soltar e inverta o bolo sobre um prato. Sirva morno.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cachepots de um jogo de chá e café

Ao longo de 17 anos de casados muita água saborosa passou por este presente de casamento. Mas o tempo é implacável e o jogo de chá e café ficou esquecido no armário. A tampa do açucareiro um belo dia caiu e quebrou, assim como alguns pires na cor creme das xícaras de chá, bojudinhas e charmosas. As xícaras de café permaneceram no uso por mais tempo, mas deram lugar há alguns anos a novos jogos. O bule está com a asa quebrada, colada com super cola...  Um segundo olhar para estas peças e a confecção de alguns laços de fita com uma vizinha amiga trouxeram-nas de volta para uma atividade bem distinta para a qual foram planejadas... hoje elas viraram cachepots!

sábado, 10 de setembro de 2011

Quiche de tortilla mexicana


Uma torta que pode ser apreciada num café da manhã, brunch, almoço, jantar ou a qualquer hora do dia! A primeira vez que servi esta torta foi no nosso café da manhã semanal de mães. No e-mail que trocamos durante a semana havia prometido que levaria algo salgado. O que minhas amigas vão descobrir agora, além da receita, é que foi um improviso que deu certo!  
Quiche de tortilla
Recheio
4 tortilhas de trigo (tipo rap10)
1 a 2 tomates pequenos, sem sementes, cortados em cubos pequenos
1 cebola picada finamente
1 pimentão vermelho ou amarelo, em cubos (opcional)
1 pitada de orégano
100 g de queijo muçarela - fatias ou ralado
100 g de peito de peru

1 refratário redondo de 25 cm de diâmetro (que permita uma folga de 2-3 cm entre as tortilhas e a borda)
Azeite de oliva e pimenta do reino moída para untar

Quiche
6 ovos
1 caixa/lata de creme de leite
A mesma medida de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
Pimenta do reino moída na hora a gosto (opcional)

1) Em uma tigela faça um vinagrete: misture tomates, cebola, orégano e pimentão vermelho.

2) Besunte com azeite de oliva e pimenta moída o fundo de um refratário redondo de 25 cm (que tenha 2-3 cm a mais que as tortilhas). Coloque uma tortilha no fundo, o queijo, o peito de peru e o vinagrete. Cubra com uma tortilha e repita as camadas, terminando com uma tortilha.

3) Bata os ingredientes da quiche com fouet ou mixer e despeje sobre as tortilhas. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º C por 25-30 minutos ou até dourar.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Parfait para um bom café da manhã

Parfait (do francês: perfeito) é realmente uma maneira perfeita e encantadora de começar o dia, ainda mais se você estiver na companhia de amigas queridas, como no dia em que testei esta receita! 

O parfait atraiu-me a atenção na vitrine do café Cocoa Beans do hotel Opryland em Nashville. Experimentei e aprovei. Na volta para casa a primeira receita que preparei foi esta delícia feita com coalhada, frutas vermelhas e granola por cima. Só isso...

Parfait
Frutas vermelhas de sua escolha, picadas (morango, uva thompson vermelha/sem sementes, amora, cereja, framboesa ou blueberry-mirtillo)
Iogurte natural de consistência cremosa ou coalhada seca
Açúcar ou mel que baste
Granola

Misture o iogurte/coalhada com mel ou açúcar. Acrescente a fruta escolhida picada e cubra com granola. Decore a gosto. Sirva gelado.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Suco de limão na medida certa








A receita pede suco de limão em mililitros (ml)? No problem!

Na mala de quem gosta de cozinha sempre cabe mais um "kitchen gadget" ou utensílio de cozinha... Um de meus achados na última viagem que fiz aos Estados Unidos foi este miniespremedor de limão (lemon juicer) que mostra com exatidão a quantidade de suco que sua receita precisa.

 ...Ou colher de chá/sopa, tanto faz...

Ele ainda se encaixa na borda de um copo!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Corn Chowder - Sopa de milho verde


Quase final de férias escolares do inverno... Depois de passar uma semana inteira na casa de meus pais com os meninos, onde  aproveitei para rever amigos e familiares queridos, fazer caminhadas matinais pelo instituto agronômico, fotografar o amanhecer, ver pés de café, ovelhas e leitõezinhos, voltamos para casa e estamos meio quietos... Encontramos uma cidade fria com a temperatura abaixando a cada hora! A solução para aquecer a alma... uma sopinha de milho e batata que é uma receita americana muito deliciosa!

Corn Chowder - Sopa de milho verde
2 fatias de bacon, cortado em tirinhas (50 g)
1 cebola média cortada em cubinhos
4 batatas médias descascadas e cortadas em cubos de 1 cm
3 xícaras de água
600 a 700 g de milho verde fresco (ou 2 latas)
Sal e pimenta do reino a gosto (ou 2 sachês/cubos de caldo de legumes)
1 caixinha de creme de leite*
1 pitada de fermento em pó (para o creme de leite não coalhar)
1 xícara de leite

1) Frite o bacon picado até ficar crocante. Junte a cebola e frite rapidamente, acrescente batatas, água, sal (ou caldo de legumes), pimenta e o milho. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até a batata ficar macia.

2) Abaixe o fogo. Numa tigela, misture o creme de leite e o fermento em pó. Junte o leite  e adicione ao caldo na panela. Teste o sal e coloque pimenta do reino. Deixe cozinhar por mais uns 10 minutos. Sirva quente com um fio de azeite no prato.

*Substituições:
Caso não queira usar o creme de leite:
- Bata 1 xícara do milho que vai usar, junte o leite e adicione ao caldo no final e deixe cozinhar mais uns 10 minutos OU;
- Adicione 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ao leite, mexa bem e adicione ao caldo no final, cozinhe uns 5 minutos OU;
- Use creme de soja diluído em água e farinha de trigo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Velas para rechaud sempre à mão

 No final do ano comprei um pacote com 50 velas para rechaud a um preço muito bom e usei apenas algumas. Para não perdê-las pela casa ou me esquecer de usá-las eu fiz um arranjo de velas num pote bonitinho que comprei na mesma loja que tem o nome de um vulcão na Itália...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Baked Onion Dip - Patê assado de cebolas

Esqueça tudo que você sabe sobre aquele patê de cebolas que a gente misturava um pacote de sopa de cebola ao creme de leite. Este é especial! Tenho feito em muitas ocasiões aqui em casa e fora e as pessoas simplesmente amam. Muitas que nem gostam de cebola quando ficam sabendo mesmo assim repetem.

A receita veio da minha amiga de longa data, a Cinara, que a achou neste lindo blog, então eu adaptei um pouquinho só e agora esta delícia está aqui!

Patê Assado de Cebolas
1 pote de cream cheese em temperatura ambiente (pode ser catupiry)
1 xícara de maionese (normal ou light)
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de cebolas picadas finamente
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída na hora
1 pitada de sal

1) Pré-aqueça o forno a 180° C.

2) Coloque o cream cheese numa tigela ou na própria forma refratária que vai assar. Acrescente a maionese, o parmesão, as cebolas, a pimenta-do-reino, o sal e misture bem.

3) Distribua a mistura em ramequins ou em uma forma refratária. Asse de 30 a 45 minutos. Quando a superfície tiver formado uma crosta dourada, quase queimada, o patê estará pronto. Quanto mais escura ficar a crosta, melhor. Sirva com pão fatiado ou torrada.