quinta-feira, 1 de março de 2007

Persimmon Muffins - Muffins de Caqui

English version: click here

Diversão: ir a uma frutaria enorme sem compromisso, admirar as frutas da época e quebrar a cabeça depois tentando elaborar alguma receita. Comprei caquis por impulso e resolvi dar a eles um final diferente. Como não fazia muffins há tempos, resolvi arriscar... Segundo meu filho do meio foi um dos melhores muffins que ele já comeu. Ele que é tão "picky eater!" Mesmo sendo exigente, quis ganhar o primeiro bolinho e ainda levou de lanche para a escola.


Persimmon Muffins - Muffins de Caqui

Polpa de 1 caqui grande (retire com colher)
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 g de margarina (1 tablete)
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
100 g de iogurte natural com mel (meio pote)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de Bourbon (opcional, ou conhaque)

1. Pré-aqueça o forno a 200°C.

2. Em uma tigela média, misture o caqui amassado ao fermento em pó e reserve.

3. Em outra tigela ou na batedeira, bata a margarina e o açúcar até virar um creme. Acrescente os ovos e bata mais. Sem bater muito, vá adicionando a farinha, o sal, a canela, o iogurte, a baunilha, o suco de limão, e o bourbon. Por último, acrescente a mistura de caqui com o fermento e mexa delicadamente.

4. Unte uma forma para 12 muffins ou use forminhas de papel. Encha as forminhas até 2/3 da capacidade. Asse por 15 a 20 minutos ou até dourar.

15 comentários:

  1. Nossa, está aí uma receita inusitada, muffin de caqui eu nunca tinha visto. Adoro muffin e adoro caqui. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Eita, caqui está bombando por essas bandas de cá, tem em toda esquina - literalmente, com os vendedores que ficam nos semáforos.
    Mas eu, a medrosa em relação a novos sabores, nunca experimentei a fruta...
    Mas a polpa da foto parece tão suculenta q deu até vontade...
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Renata, inusitada é ótimo! Ficou uma delícia, fiz hoje de novo! Bjs!

    Márcia, onde você mora? É uma fruta bem doce, não tenha medo! Se não estiver madura coloque vinagre no cabinho e deixe, fica mais doce ainda! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. eu acho o caqui uma fruta sem graca, mas como ingrediente ele funciona muito bem. a Elise tem uma receita otima de um pao ou bolo de caqui. em outubro/novembro eles abundam por aqui, muita gente tem arvore. :-) bjs,

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu nunca vi ou comi essa iguaria!!! Também sou fã de muffins e caqui, então, nem se fala! Que mistura interessante!
    Adorei!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ai Cris, que saudades do caqui daí! São tão suculentos e gostosos! Os daqui são da variedade dura e menos doce! :-(

    ResponderExcluir
  7. Cris querida, estou aqui drooling pois amo caquis e receitas tipo esta. Barbaro.ja está no colher.bjocas

    ResponderExcluir
  8. Cris, meu pai sempre foi um devorador de caquis, mas eu nunca fui muito fã. Mas esta receita ficou muito criativa, você está se saindo uma verdadeira chef! ;o) Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Cris, menina, eu tinha esquecido da existência do caqui, rs. Faz muito tempo que não vejo, mas também não lembro do gosto (rs).
    O que importa é que esses muffins são muito originais e devem ter um perfume delicioso... :)

    ResponderExcluir
  10. Delícia, Cris!

    Gostei dos fios que você para separar os seus links à esquerda! Dão um charme especial. É difícil fazer isso?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Meninas, desculpem, fiquei fora do ar um pouco por causa do trabalho. Para dizer a verdade eu aprendi a gostar de caqui no ano passado porque minha querida amiga Prisicla, que ama caquis, me apresentou uma variedade que não conhecia. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Cris, que delícia!

    Sabe, não sei pq, mas até pouco tempo nunca imaginaria baking com caquis. Já vi algumas receitas que parecem ótimas, esta sua está show!

    ResponderExcluir
  13. Está DEMAIS! E fiquei tentando imaginar o sabor?!

    ResponderExcluir
  14. Patrícia, eu também não... e que surpresa! Já me disseram que o molho de caqui também é uma delícia... vou tentar.. Bjs!

    Eliana, o sabor que sobressai é o da canela... :-) Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá, fiz esta receita pq estamos na epoca desta fruta e achei interessante o uso desta fruta num muffin.
    O sabor e a aparencia ficaram muito bons.
    Obrigada
    Susan

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!