sábado, 18 de outubro de 2008

Queijo cottage caseiro

O queijo queijo cottage é um queijo fresco com textura grumosa. Eu queria fazer meu próprio e descobri que seu processo é muito parecido com nosso requeijão caseiro e para minha surpresa, com o paneer indiano que a Agda ensina a fazer em seu blog. O resultado foi excelente e fiz um cheesecake delicioso com ele.

Cottage significa em inglês, e em francês, cabana, chalé, casa de campo... daí a origem do nome do queijo, que originalmente era feito por camponeses.

Em minhas experiências usei como agente coagulante o limão na primeira vez e depois o vinagre. Além destes, podemos usar o coalho.

A consistência e o sabor do queijo feito com o limão são melhores, ele fica mais macio. O queijo feito com vinagre fica com uma cor pálida e os grumos não ficam tão macios. Conclusão: dê preferência ao limão para fazer seu queijo cottage.

Queijo cottage caseiro
(rende 3/4 xícara, para uma receita com 2 xícaras de queijo cottage, use 3 litros de leite)
1 litro de leite (usei semi-desnatado)
2 colheres de sopa de limão

200 g de creme de leite
Sal a gosto para temperar

1) Leve o leite ao fogo e imediatamente antes de começar a ferver (se tiver um termômetro de bala, o ponto é 90 °C) desligue o fogo e adicione 2 colheres de limão. Mexa até coalhar o leite.

2) Separe o soro: peneire sem espremer, coloque para descansar e escorrer o restante do soro dentro de um etamine ou algodão fino (tipo morim ou gase) por uma hora.

3) Tempere com sal a gosto. Neste ponto, eu gosto de adicionar uma caixa de creme de leite para ficar bem cremoso. Use em qualquer receita que peça queijo cottage.

Dicas de uso: com frutas, em sobremesas, saladas, omeletes, tortas, patês, torradas etc.

32 comentários:

  1. Primeiraaaaaaaaaaaaaa!

    tbm experimentei em primeira mão, ou melhor, primeira boca! heheheeh
    Falando sério, Cris, uma ótima receita e fazendo as contas fica super econômica, além do sabor delicioso. Estou curiosa para ver o resultado da cheesecake! Aguardo. bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas (do limão e do creme de leite)!
    Anotadas!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que receita legal Cris!
    Adorei... super fácil.
    Anotadíssima!
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  4. Cris já fiz muitos queijinhos frescos mas era com coalho.Adorei a tua dica do limão obrigada.Fico à espera do cheesecake:)))Beijinhos carinhosos

    ResponderExcluir
  5. Não é complicado mesmo! Assim dá muita vontade de fazer! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas receitas básicas! Deve ficar bom também com ervas frescas, não é? Já tinha anotado uma receita do NYT, mas vou anotar a sua também!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Também gosto muito de fazer queijo em casa. Faço juitas vezes queijo fresco que tem procedimentos semelhante, uso o coalho e leite gordo e por isso não usoi depois o creme de leite (aqui, natas).
    Ficou bem cremosp pelo aspecto.

    ResponderExcluir
  8. Cris, seu email chegou com o nome de Cristina.. respondi e não me liguei que vc era vc! hehehe

    Tudodibom vc ter postado como se faz cottage! Total novidade pra mim! Adorei!

    Espero a outra receitinha!
    Um beijo e super obrigada, viu

    Glau

    ResponderExcluir
  9. Nunca imaginei que fosse facil fazer.
    Estou boba aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Acho que só eu é que estou aqui a pensar que isso é demasiado dificil para mim :)
    Usaste um pano de cozinha ao invés da gaze, não foi?
    Nunca provei cotagge...

    ResponderExcluir
  11. afinal nao é tao dificil. estou ardendo por ver o bolinho que fizeste ;-) beijocas

    ResponderExcluir
  12. Cris, faz tempo que não passo por aqui e vejo que tenho perdido grandes receitas. Adorei essa do queijo cottage caseiro. Faço uma ricota caseira, igual a sua receita, menos o creme de leite.
    Já anotei e vou fazer hoje mesmo!
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, amei a receita! Estou louca para fazer, mas queria tirar uma dúvida! Ouvi dizer que não se pode usar leite longa vida para fazer ricota, o cottage também não pode ser feito com leite de caixinha?

    ResponderExcluir
  14. Quando eu morava no Brasil, costumava fazer este queijo em casa, pois achava delicioso.
    Preferia fazer com limão tb, mas nunca acrescentei creme de leite, já que a receita não pedia. Mas imagino que deva ficar um gostinho muito bom tb.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal, que bom que estão gostando do cottage caseiro, ele é muito caro né, esta opção sai bem em conta.

    Eu usei leite de caixinha, semi-desnatado, deu certinho, imagino que o leite integral fique ainda melhor. Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Cris, que luxo essa receita!! Eu amei!

    ResponderExcluir
  17. Cris eu amei descobrir como faz esse queijo, acredita que eu nunca comi dele, rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Tudo o que é tradicional é melhor não é?! Excelente ideia e muito prática, para além de ser mais económica =)

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Cris!!!! Acabei de experimentar o cottage cheese ... ficou excelente!! Obrigada, viu!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. nunca cá tinha estado, mas adorei este post! Ainda há dias, por ouvir falar tanto deste queijo andei à procura e não encontrei. Pelo menos tem andado esgotado por estas bandas! Adorei a lição. vou experimentar até porque feito em casa, tem outro sabor! Parabéns. o blog está muito giro!

    ResponderExcluir
  21. Uau, amei a dica e receita pois adoro queijo cottage e sempre acho que queijo feito em casa eh muuuito mais gostoso do que qualquer outro q possamos encontrar.
    Vou fazer com certeza Cris, e logo logo pois com tanta receita gostosa no rita palita eu ja to com vontade de comer comidinhas com queijo cottage!!
    Seu cheesecake ta lindinho!!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Eu não tô boa da cabeça... só agora percebi que eu adorei a idéia, planejei o comentário e não comentei. Cris, essa receita é sensacional. O cottage é meio 'salgado' no supermercado... fora que o caseiro (pelo menos, o seu) tem uma aparência muito mais atrativa.

    Adorei! beijos!

    ResponderExcluir
  23. Menina, eu também costumo preparar o cottage em casa. Acho mais saboroso. Agora, vc é muito mais hi-tech.

    ResponderExcluir
  24. Que legal, nunca nem imaginei como seria esse processo e me parece bem simples, provarei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Cris, já fiz e deu certinho agora so falta fazer o cheese cake porque a amoras pretas já tenho prontas, conforme mencionei no meu blog, apenas esperando a hora certa. beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Que coinscidência, postei hoje uma receitinha iqual a esta, só que eu a conheço como ricota caseira.Gostei da dica do creme de leite deve ficar uma delícia.
    Um beijão e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  27. demora muito pra coalhar o leite?
    Eu acho que a minha receita não deu certo... :(

    ResponderExcluir
  28. Oi Carolina, o leite coalha na hora que você coloca o limão... Confira se:
    1) aqueceu na temperatura certa
    2) usou leite integral ou semidesnatado.

    Espero ter ajudado... Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Bom dia!
    Adorei a receita do Cottage e também tive a impressão que o meu não deu certo pois coloquei o limão e não mexi. No pânico ;-) acrescentei mais sumo de 01 limão, deixei a panela descansando pois tinha de pegar a troupe na escola. Quando voltei o soro estava todo encima, o queijo formado mais para puína que para cottage :-) com grumos minusculos mas mesmo assim acrescentei o creme de leite, temperei e está lá me esperando para rechear berinjelas grelhadas!
    Merci & bisous!!!

    ResponderExcluir
  30. Depois de tanto tempo achei seu post de cottage! Obrigada pela receita, vou experimentar!!! bjos

    ResponderExcluir
  31. Posso usar leite desnatado?
    Ou a receita é diferente?
    Pois olhei os ingredientes num queijo cottage que eu comprei e estava leite desnatado.
    Alguem que ja fez poderia postar o rendimento? Quanto custa fazer 500 gramas desse queijo?

    ResponderExcluir
  32. Que saudade, passei minha infancia e adolescencia inteira comendo esse queijo que minha avó e minha mãe faziam. Ela fazia uzando leite integral mesmo,tirado das nossa vacas, e para finalizar adicionada nata bem fresquinha e sal, vou ter que fazer o mais rápido possível pra matar a vontade dessa confort food.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!