Feijão-verde ou feijão-de-corda? Qual a diferença? Pelo que entendi a diferença está na colheita e não na espécie! O feijão-verde é obtido quando as vagens ainda não atingiram seu completo desenvolvimento. Já o feijão-de-corda é colhido com os grãos já desenvolvidos e secos.
Uma leguminosa muito importante na alimentação do Norte e Nordeste do Brasil, com alta resistência à seca, mas que pode ser cultivada em qualquer local; estes que eu ganhei foram plantados pelo "seu Assis," o caseiro do sítio em Minas Gerais. Tudo orgânico, sem adubo, cultivado e colhido manualmente por um cearense para alimentar sua família com as receitas deliciosas que a sua mulher, a Dona Fátima prepara e sempre partilha conosco.
As cores variam... branco, vermelho, verde, marrom!
E quantas receitas deliciosas podem ser preparadas com este feijão, dentre elas algumas famosas como o baião-de-dois e o acarajé.
Nome científico: Vigna unguiculata
Alguns nomes populares: feijão-verde, feijão-de-corda, caupi, feijão fradinho.
Cris olah vc de novo, eba!!!
ResponderExcluirpelo que eu tenho entendido até hoje é como vc disse, um só feijão, tempos diferentes de colheita, mas tenho uma certeza...eu amooo essa leguminosa, de todas as maneira sq comi, em todos os lugare, não há como errar com esse feijao!!!
o seu Assis é danadinho...plantar e colher feijoes nao dve sre facl nao! bjao
Quanta informação nesse cantinho.....adorei a abordagem ..... amo feijão de corda...quando morava em Goiás não me cansava de comer feijão de corda com carne seca....aiaia...quantas saudades.
ResponderExcluirBjcas para ti e para família espetaculosa.
cá conheco-os por feijao verde e feijao frade. um legume versátil. as tuas fotos ficaram muito lindas, gosto das cores. beijocas
ResponderExcluirAqui na zona de Portugal onde vivo, esse feijão quando verde se chama: "cornichos" e sêco é o vulgar feijão frade.
ResponderExcluirDe uma maneira ou outra são uma delicia.
Claro que eu não teria reparado se não tivesse as fotos, por isso gostei de mais este "up-grade" no meu vocabulário Luso brasileiro.
Beijocas
Já provei este feijão quando fui ao nordeste, é bem saboroso!!!Assim fresquinho deve ser melhor ainda!!!
ResponderExcluirbeijoks
Sempre achei que o feijão fradinho que a minha mãe usava nas saladas lembrava muito o feijão verde. Mas só agora, com o seu post, é que eu vi que são a mesma leguminosa. Afff, criatura lesa que eu sou :-P
ResponderExcluirBeijos!
Adorei a informação, e eu sou do time que ama feijão. risos
ResponderExcluirGostei da informacao, nao sabia nada disso, e gosto muito de feijao de corda. Costuno comprar o feijao fradinho seco que cozinho e preparo em saladas, aqui conhecido por black-eyed pea / bean. Que sorte voce tem de te-los fresquinhos e de fonte confiavel.
ResponderExcluirbeijos
Nunca comi nenhum dos dois, acredita? Eu que sou fã de feijão!! Preciso prová-los!!!
ResponderExcluirCris, gostei muito do seu post, pois não sabia o que era feijão de corda, e nunca vi para comprar o feijão verde. Ficava só na vontade. Agora com a sua explicação, adorei saber que o feijão fradinho é o próprio, que eu adoro e faço como feijão e arroz, saladas, etc... Adorei saber que o black-eyed pea/bean, também é ele pela Odete.
ResponderExcluirbjokas
Adoro feijão! Esse feijão é o mais usado no Ceará para baião-de-dois - tanto o seco quanto o verde. :)
ResponderExcluirCris, eu posso estar enganada, mas embora a espécie seja a mesma, as variedades, apesar de muito semelhantes, são distintas. A variedade "feijão-fradinho", usada na confecção do acarajé (pelo menos em Salvador)é diferente da variedade feijão-de-corda da foto. É fácil perceber quando colocamos os dois juntos. O feijão fradinho do acarajé não é assim redondinho, e a coloração é bem diferente.
ResponderExcluirOlá Ana, realmente, neste Brasil maravilhos0 temos por exemplo, cerca de 4000 tipos de feijão cadastrados na Embrapa, as variedades são muitas, podem ser cilindricas, redondas etc. Beijos a todas!
ResponderExcluirCris:
ResponderExcluirAcredita que eu nunca comi feijão verde ou de corda? Preciso rever meus conceitos, né? rsrs
E não há nada melhor do que comida sem agrotóxico. Quando vou lá prás bandas de Avaré, a primeira coisa que faço é ir comprar rúcula sem agrotóxicos e me acabo comendo, só porque tem gosto de ...rúcula!!!
Bjs,
Cris
Cris nunca comi nem fiz nenhum dos dois , mas gostei de sua aula!! Bjks
ResponderExcluirBons esclarecimentos sobre o fijão!
ResponderExcluireu gosto de todos os tipos de feijão, mas meu preferido é o Feijão Preto!!
As bistecas est]ao maravolhosas, de dar água na boca!!
Mas se você quizer ficar com água na boca também veja o final desse post:
GUARUJÁ!
Abraço
Luiz
Adorei a informação do feijão.Aqui em Lisboa quando o feijão está como este chama-se feijão debolhar...beijinhos doces
ResponderExcluirAdorei seu cantinho, beijocas da minha cozinha tb...Célia.
ResponderExcluirParabéns Cris! Adorei ver seu blog no Panelinha. Você merece! Beijos!
ResponderExcluirCris, voltei viu!!! Vem me fazer uma visitinha e vai ver que o novo post tem tudo a ver com o seu...
ResponderExcluirBeijos!!!
Cris também é cultura! Adorei a informação amiga!
ResponderExcluirBeijos e bom final de semana!
Minha mãe, cearense se refere a ele da mesma forma. Dá última vez em que estive em casa debulhei um bocado para fazer baião de dois.bjocas
ResponderExcluir