domingo, 24 de fevereiro de 2008

Apple Pie - Torta de Maçã Americana

Tão americana quanto apple pie... é esta sobremesa que está se popularizando entre nós com a ajudinha dos blogs! Parece que ela não foi inventada nos Estados Unidos, pois há relatos desta torta na Inglaterra há muitos séculos (desculpe, só achei em inglês). Digamos que ela tenha sido aperfeiçoada pelos americanos, que difundiu para outras culturas esta delícia.

O aroma da canela se espalha no ar e o formato da torta lembra os desenhos que a vovó Donalda fazia e colocava na janela para esfriar. Cresci com esta imagem, mas só conheci a torta quando tinha 18 anos, no ano maravilhoso de minha vida, quando fiz intercâmbio e provei todas as comidas que tinha e não tinha direito. Eu engordei 13 kg em um ano quando morei fora...

Dei meu toque pessoal à esta torta com conhaque e cardamomo.

Torta de maçã americana

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga ou margarina culinária gelada, cortada em pedaços
4 a 6 colheres (sopa) de leite (ou água)

Misture a farinha, o açúcar e a manteiga com dois garfos ou um amassador de batatas até obter uma farofa. Adicione o leite aos poucos e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.

- Eu prefiro o processador, processo os três primeiros ingredientes usando a lâmina, acrescento o leite aos poucos até virar uma bola.

Recheio

1,5 kg de maçãs

1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
Sementes trituradas de 3 bagos de cardamomo

Suco de 1 limão
2 colheres (chá) de conhaque

1) Faça uma mistura com os ingredientes secos.
2) Descasque e fatie as maçãs em fatias finas (ou grossas, conforme preferência) acrescente o limão, o conhaque e a mistura acima aos poucos. Deixe descansar para formar caldo.

Cobertura:
1/3 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite

Montagem da torta:
1) Divida a massa em duas partes. Abra em superfície enfarinhada com um rolo na espessura de 3 mm.

- Eu gosto de abrir a massa entre duas placas de silicone ou plástico grosso, porque facilita a transferência para a forma.

2) Forre o fundo e as laterais de uma forma ou pirex de 24 cm de diâmetro sem untar, deixando uma borda em excesso para enrolar depois com a parte superior. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Apare as laterais ou decore.

3) Pincele com a cobertura de açúcar e leite (ou gema). Faça vários furos para que o vapor saia ou use um cortador de tortas. Asse em forno pré-aquecido a 160° C por cerca de 45 minutos ou até dourar. Sirva quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme.

Efeito ondulado na borda: com o dedo indicador da mão direita pressione um lado da borda e com os dedos indicador e polegar da mão esquerda, vá apertando a massa em torno do indicador por toda a borda.

Da minha casa para a sua:

- Descasque e fatie as maçãs com antecedência, elas podem ficar de "molho" o dia todo, quanto mais tempo, mais caldinho na torta.

- O preparo da massa é simples, melhor ainda com processador, mas pode ser feita manualmente e também congelada, em discos abertos prontos para receberem recheio.

- O forno não deve estar muito quente para que as maçãs assem uniformemente.

- Está com pressa? Utilize massa folhada ou filo.



51 comentários:

  1. Cris que linda torta...nunca fiz esta tipo americana mas vou fazer com certeza o pessoal aqui de casa vai amar!! Bjks e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Cris, esta sua torta está com uma aparência deliciosa! Já anotei numa pasta com o nome "Receitas da Cris". Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Cris, que torta mais linda. Parece as da Vovó Donalda rsrsrs. E este apetrecho para decorar? que bacana, eu não conhecia.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem quentinha....dá para imaginar o cheirinho...
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  5. Cris, 'tou com a Nina, dá para sentir o cheirinho bom! Apple Pie é americano, mas não há como os britânicos para fazer pie de tudo!! Adorei as suas forminhas para desenhar maçãs - que mimo!

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Cris que torta linda! Seria perfeita hoje, para assistir a cerimonia do Oscar, pois esta chovendo e muito frio.
    Gostei muito desse molde com os desenhos, very cute!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Apetitosa!!! Divinal!!!! Parece que leu os meus pensamentos, andava com ideia de fazer a Torta ja tinha uma receita..... mas vou pegar a sua:)

    Parabéns
    Linda

    ResponderExcluir
  8. Cris, que linda!

    Está com um visual fantástico, mas aposto que o sabor e aroma superam!

    Receita anotada para fazer muito, muito brevemente.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Cris,
    Maravilhosa esta torta, sem contar com este marcador de maçã, que coisa meiga, também não conhecia! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. nossa Cris, está divina essa torta! lendo a receita cheguei a sentir o aroma dela...rs...
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Comentei mas não está... perdão se me repetir, mas é que tive 'a visão' da torta na janela, a fumacinha saindo, o perfume de canela e maças chegando em casa, aiai, que tortura! Que delícia!
    E uma graça as maçazinhas, super charmosas!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  12. cris! que linda!!!! super parabéns .... e obrigada pela receita.. qq dia arrisco em fazer ... bjkas dani

    ResponderExcluir
  13. Que torta delícia, Cris! E tão lindos os detalhes que vc fez na tampinha dela!

    ResponderExcluir
  14. olá chris, adorei sua visita aqui no meu café. quanto à prendinha que o seu marido lhe deve comprar a minha sugestao fica por aqui: uma destas malinhas: http://www.robin-ruth.de/Taschen
    /Deutschland(eu adoro e cabe muita coisa lá dentro), ou entao uma ferramenta para fazer spätzle: http://images.google.de/images?client=
    firefox-a&rls=org.mozilla:de:official&channel
    =s&hl=de&q=sp%C3%A4tzlehobel&um=1&ie=UTF-8&sa=
    N&tab=wi, ou p.ex. um avental. nao sei do que é que você gosta mais ou se precisa de alguma coisa. beijocas grandes de munique e boa estadia para seu marido.

    ResponderExcluir
  15. humm Cris vc conseguiu deixar a torta melhro ainda com cardamomo e conhaque..como pode???? essas iamgens ficarão me atormentando!!hahah

    e que gracinha esse utensilho pra enfeitar a torta!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei o detalhe das maçãzinhas em cima da torta... vc é mto caprichosa, Cris!!

    ResponderExcluir
  17. Cris que torta linda,quanto capricho! Só poderia vir das mãos de uma grande cozinheira como você!
    Essa sua placa de silicone para marcar maçãs é lindinha!
    Ah! A massa dessa torta é tipo massa podre?
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que torta linda e com um aspecto delicioso.Gostei do pormenor do desenho, das pequenas maçãs na massa da cobertura..lindo.bjs nanda vale

    ResponderExcluir
  19. Amei esta torta. Receita guardada,é pena é que não sei onde se compra essa forminha para se fazer esses desenhos lindos.Mas vou improvisar...beijinhos lindos

    ResponderExcluir
  20. Cris só podia ser dumas mãizinhas tão maravilhosas adorei um beijo. Natércia:))

    ResponderExcluir
  21. Cris, a torta está divina!!!
    Agora fala sério, vc quer que eu morra de inveja(santa) por causa deste teu cortador ,não é?risosss


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu também tenho muito vívida a imagem da vovó Donalda!
    Me diz uma coisa, onde você achou essa placa vermelha cheia de maçãzinhas? Muito linda!
    Essa receita já está na fila! Fiquei com água na boca só de ler!

    ResponderExcluir
  23. Oi Cris, obrigada pela visita!
    Então, as moças citadas no meu blog são minhas irmãs do coração, e não de sangue ;-)
    A propósito, eu pus seu blog nos meus favoritos, ele é ótimo! Parabéns!
    E obrigada pela dica da placa, vou procurar sim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Cris, eu também sempre lembro da vovó Donalda levando a torta pra esfriar na janela, rs. Adorei o cortador, que bacana! :)

    ResponderExcluir
  25. que coisa mais linda esta torta, amo tudo o que leva maça ! bjs

    ResponderExcluir
  26. Cris,esta torta é tudo de bom pois eu ja tive o prazer de comer muuuito dela feita por suas mãos. Agora a charme maior com toda certeza é o cortador AMEI!!!!!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  27. Cris, estou sem palavras, esta torta é realmente deliciosa, pois já tive o prazer de comer. Agora, essa forma de maçãs é de tirar o chapéu!

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Eu adorava ler as revistinhas do Tio Patinhas... Essa sua torta eu provaria, mas essas daqui nem chego perto pois até hoje não encontrei nenhuma que realmente fosse boa. Todas sem doce e muito sem graça.

    ResponderExcluir
  29. Será que falta dizer alguma coisa?
    É tudo de mais gostoso. A receita já está anotada. Adorei o marcador com maçãs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Cris:

    Que torta mais linda!!!Juro que senti o cheirinho de maçã! rsrs
    Amei de paixão esse cortador. Eu nunca comprei nada na Amazon. É garantido? Eles entregam direitinho?

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  31. Cris
    Estou muito em falta contigo!
    Faz tempo que não a visito!
    Fiquei fora,de férias e depois tive um virus no meu computador!
    Nada justifica essa ausência!
    Se puder me perdoar...
    Agora estou me organizando melhor, tenho um caderno ao lado do teclado, onde registro minhas visitas e meus visitantes.
    Tive um crescimento (oba) neste ano no BOA LEITURA e no CRÔNICAS, que não esperava, principalmente de Portugal, onde ganhei uma multidão de novos amigos e amigas!
    Suas receitas continuma maravilhosas e apetitosas!
    Neste sábado vou cozinhar para uma multidão de blogueiros de São Paulo, que me intimaram a ir para a cozinha.
    Como é surpreza até para mim, pois não sei o nome de todos, segunda feira posto as receitas do que farei: o prato principal é um filé mignon, feito ao molho de vinho de uva Malbec, um vinho tinto seco muito leve para dar gosto ao molho sem agredir o paladar!

    Abraço do Luiz

    ResponderExcluir
  32. Que graca que ficou sua apple pie Cris, adorei!!
    Que joia esse "cortador de tortas" p/ a massa, muito legal, eu nao conhecia!
    Das milhares de pies q eles tem por aqui Apple Pie eh minha preferida! Adoro o recheio do apple pie, mas a massa nao me atra muito - eu gosto mais da graham cracker crust, sabe?! Aquela feita de bolachas q tbem eh usada p/ cheesecake.
    Aqui em casa a gente faz muito "apple crisp" pois todo mundo adora comer as macas cozidas com vanilla ice cream! hehehe!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  33. Cris, tudo bem? Fiz essa sua receita hoje, deliciosa, a massa é crocante e muito saborosa! Não deu nem tempo de fotografar, eu e Anaís comemos quente mesmo, rsss...Obrigada! Amei esse furador de tortas, lindo de viver! Bjos e apareça no meu blogger, tem surpresinha para você.

    ResponderExcluir
  34. Cris:
    Você anda muito sumida !!!!

    Tá com muito trabalho ou sem inspiração ?
    Manda um alozinho pra gente.

    Abração da Ana.

    ResponderExcluir
  35. Cris, essa torta ficou sensacional! Além de ser lindíssima, deve estar muito gostosa. I missed you! Bjs

    ResponderExcluir
  36. Que charme, esse cortador de torta! Ficou linda e pra lá de apetitosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Linda...e com certeza deve esta deliciosa.
    Adorei, parabéns pelo Blog
    Beijos
    Taty - CHOCOTATY
    www.chocotaty.bolgspot.com

    ResponderExcluir
  38. Cris, parabéns!! Ficou uma beleza! Quase dá para sentir o cheiro da torat saindo do forno...

    Beijos

    Otavia

    ResponderExcluir
  39. Oi, Cris!
    Há algum tempo que espio suas receitinhas, mas só agora resolvi testá-las. Minhas maçãs estão macerando, juntando o caldo, pra fazer a torta e de repente me deu um pânico: não vai ovo na massa da torta ou fui eu que não anotei???
    Voltei ao blog e confirmei que não havia ovo na receita. É isso mesmo? Nunca fiz uma massa de torta que não levasse ovos, por isso minha dúvida cruel...
    Não vejo a hora de comer a torta, por isso quero tudo perfeito... rs
    xoxo

    ResponderExcluir
  40. Oi Cris, estou visitando o seu blog pela primeira vez e amei!!!!!
    E essa torta me chamou muito a atencao!!!! NAo so pq eu amo torta de maca, mas pela decoracao!!! QUe coisa linda!!!!!!!!!
    Onde vc comprou esse cortador?!?! Ta com mta cara de coisa americana, rs!!!
    amei!!!
    bjsss,
    Giovanna

    ResponderExcluir
  41. Olá Cris! Achei o seu blog ha uns 20 dias atrás e não paro mais de visitar! No dia que achei seu blog estava procurando por receitas de pate, que acabei nem fazendo. O que fiz foi esta receita super fácil de Apple Pie. Troquei o conhaque por vodka e improvisei a cobertura da torta fazendo tirinhas e colocando-as na horizontal e vertical (como a bolacha de maçã e canela). O meu marido que é americano, AMOU a torta, e eu então, sem palavras! Uma delícia! Obrigada por compartilhar suas receitas e postá-las com tanto capricho! Um dia meu blog será lindo como o seu!
    Abraços,
    Katia

    ResponderExcluir
  42. Cris, era exatamente o que eu procurava. Uma torta de maçã com a massa também por cima. Tipo torta americana.
    Vc poderia me dizer onde encontro os marcadores com as maçãzinhas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Essa torta está mesmo linda!!
    Gostaria de saber onde compro esse marcador de maçanzinhas e quanto deve custar...
    obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Olá, este cortador de torta de maçã se chama em inglês "apple pie top cutter" e tem na Amazon e algumas lojas americanas, mas aqui no Brasil eu nunca vi...

    ResponderExcluir
  45. Olá! Meu marido era louco para experimentar a tradicional "apple pie". Buscou na INternet uma receita e me apresentou essa. Fiz no mesmo dia e foi um sucesso!!! A única coisa que mudei foi fazer mais meia receita da massa, porque só uma receita foi pouco para fazer a parte de cima. Um espetáculo. A minha filha de 1 ano e meio também adorou! Beijos.

    ResponderExcluir
  46. Adorei a torta e fui imediatamente olhar no ebay e encontrei o cortador (que comprei na hora). Adorei, acho que estou ficando viciada em cozinhar e fazer minhas próprias delícias....

    ResponderExcluir
  47. Nossa!! Descobri seu blog ontem e logo fiquei louca para fazer a apple pie, e não é que deu certo, menina todos aqui na minha casa amaram, e agora irei em busca do cotador que é um mimo. Parabéns pela tradicional receita e agora sou sua fã na cozinha rsrsr, estarei sempre olhando e experimentando suas receitas, pois amo culinária americana. Bjos! Carina

    ResponderExcluir
  48. Muito boa sua receita ja fiz varias vezes a meu amigos e familia adoram... Cheguei a coma a torta de maçã nos EUA e está receita posso garantir está bem fiel.

    ResponderExcluir
  49. Oi, Cris! Acabo de fazer e comer! Deliciosa!!! Massa super legal de trabalhar, recheio super suculento... adoramos! Obrigada por compartilhar conosco! Bjs,

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!