Um patê simples e marcante, como a amizade de 20 anos que tenho com a dona da receita... Conheci Karla no coral da escola em que estudava. Não sei cantar, mas me aconselharam aqui antes de partir para um ano de intercâmbio que deveria entrar no coral para fazer amizades... E deu certo, tive meu tempo de high school musical, sem coreografias, mas com direito a apresentações em datas especiais no teatro da escola.
Estava em meu papel de gringa... e ela a americaninha tímida de olhos azuis e voz afinada que se sentava ao meu lado e me ensinava gírias. Tornamo-nos amigas inseparáveis. A receita deste patê ela me passou há pouco tempo, quando me perguntou no messenger o que iríamos jantar e ela por sua vez me disse que estava fazendo uma receita antiga de sua mãe. Acabamos comendo a mesma coisa naquele dia, pois a curiosa aqui é claro que pediu a receita e agora eu divido com vocês não só um pouquinho de minha história como um sabor que marcou minha vida. E o que passei para ela? Bem, ela adora o pudim de leite condensado de minha mãe!
Patê cremoso de pepino
1 pepino japonês ralado (ou fatiado se preferir)
1 colher (chá) de sal
Maionese que baste
1 colher (chá) de vinagre
1 colher (chá) de açúcar
Sal a gosto
Pimenta moída na hora a gosto
1) Deixe o pepino de molho em água e sal por uma hora.
2) Enxague, deixe escorrer a água no escorredor por alguns minutos.
3) Misture os ingredientes restantes e está pronto seu patê de pepino. Sirva com pão fatiado, crackers, torradas ou legumes fatiados.
Cris! que delícia esse patê...acho que tem um sabor surpreendente. Amo sabores diferentes mas de simples elaboração...vou fazer e te digo como ficou, tá? bjs, Flávia
ResponderExcluirCris adoro estas receitas de patês.
ResponderExcluirObrigada pela dica!
Bjs :)
Cris querida, espero q tua viagem tenha sido maravilhosa! Seu patê está lindo, e deve ser delicioso... esses patezinhos são ótimos para servir em torradinhas, como canapés, né? Tão práticos e gostosos...
ResponderExcluirBeijos linda, saudade de vc!!
Esse dip eh bom mesmo!
ResponderExcluirCris, eh muito bom cultivar pela vida a fora as amizades que conquistamos neh!
Beijos
Esse patê deve ter um sabor bem fresco, vou experimentar.
ResponderExcluirBeijos!!!
ai Cris..pronto já tenho até data pra testar a receita...será no sab mesmo!!bjs
ResponderExcluircris tem cá um aspecto este teu patê amiga,jinhos grandes
ResponderExcluirqual é a diferença entre o pepino japonês e o pepino que usamos aqui em Portugal?
ResponderExcluiradorava fazer esta receita mas tenho medo que não saia bem.
Cris, estas receitas refrescantes são muito bem vindas agora que o calor deve chegar, não sei porque está demorando, mas está bom assim.
ResponderExcluirbj
Querida risonha, o pepino japonês tem casca verde escura (cucumber) e solta menos água, pode ser consumido com casca, diferente do pepino caipira que tem casca mais clara e manchada. Bjs!
ResponderExcluirMe lembrou todas a vezes que como um dos sanduiches preferidos (pão preto, maionese e pepino japonês) - o Marcel não se conforma! Ele diz que é um sanduiche tão sem graça! Mas eu adoro!!!! rsrs
ResponderExcluirbjo
Desconhecia por completo mas ficou muito bonito :) Acho que aqui não temos pepino japonês.
ResponderExcluirOlha que sintonia ainda hoje fui levar a papelada de matrícula do Rapha na escola de música do Municipal, será que ele vai ter tão boas amizades assim?! risos
ResponderExcluirHumm esse patê cremoso de pepino me encantou!! Delícia!!
Oi Cris!
ResponderExcluirAqui em casa todos gostam de pepino, vou experimentar e depois te conto.
beijos,
Oi Cris gostei muito. Amo pepino e meu marido é o senhor comedor de Hellmann´s. Vou fazer este final de semana, tem tudo aqui na geladeira. Gosto de entrar muito por aqui, eu faço coisas elaboradas, engordiets para os outros (eu vivo disso) só que na minha geladeira, nascem cositas mais comuns e de preferencia mais levinhas (já fui uma ex-obesa).Essa semana conversei com uma cliente que sobreviveu a um acidente de carro no mes de junho em BH, me lembrei de você. Está tudo bem, recuperou-se de tudo, tá fazendo alguma fisioterapia. Pela cara da delicia parece voce estar ótima. Um beijão da Pri de Contagem - MG.
ResponderExcluirAdoro pepino mas nunca comi nada parecido com este patê, Cris! Parece tão fresquinho!
ResponderExcluirCris, vc e suas comidinhas deliciosas – e ideais – para os beliscos dos encontros familiares ou com amigos... delícia!
ResponderExcluirOi Cris, tudo bem !!!
ResponderExcluirQue gostoso esse patê, ainda mais por aí que faz calor.
Estivemos em Brotas nas eleições. Encontrei com o João da Eneida....eles já estão no terceiro filho (eu achava que eram só dois, hehe).
Tudo bem com os seus ? Beijos, bom final de semana.
boa receita. parece quase o tzatziki! beijocas
ResponderExcluirCris, como te disse ontem quando passei na sua casa, pena que foi tão rápido, né? eu estou com a Nina do Gourmandise. Adoro pão preto com maionese e pepino japonês. É simples e tão saboroso! Sei que vou adorar este dip de pepino e vou fazer, claro!
ResponderExcluirNo meu risoto não coloquei a pimenta, para deixar mais levezinho e por causa da caçula que não curte. Mas se fosse por mim... acho que até virei mexicana, o quanto aos poucos fui me acostumando com os chillies da vida! hehe
bjs
Oi Cris! Amizade de longa data é tão bom! Adorei a receita também! Beijinhos
ResponderExcluirLinda história de amizade e bela receita.
ResponderExcluirEsse patê deve mesmo ficar muito gostoso, adoro pepino!
Kisss^^
Adorei conhecer um pedacinho de sua história amiga!
ResponderExcluirEste patê é uma delicia hein?!
Beijos e ótima semana!
Cris, esse patê está com um aspecto maravilhoso e de pepino é bem original, nunca tinha ouvido falar. Gostei muito!
ResponderExcluirbeijinhos
Oi, Cris!
ResponderExcluirSou nova no mundo dos foodie blogs e acabei parando aqui, procurando uma receita de Mac'n cheese! Espero que não se importe de eu ter dado uma repaginada e colocado lá no blog, com os devidos créditos!
Menina, o negócio aqui é coisa fina! Adorei a idéia do patê de pepino, farei em breve! :)
Um beijão!