quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cupcake Cones - Cupcakes na casquinha de sorvete!

"Que isso tia? Bolo na casquinha?" E depois de um tempo... "É bom hein, quero mais!" E este quero mais se repetiu por toda a tarde no dia das crianças. Preparei estas guloseimas para meus filhos e um amiguinho que estava visitando.

Simples, fácil e rápido. Você pode usar até bolo de caixinha. As casquinhas no entanto devem ser de boa qualidade, tipo cone, realmente crocantes, como do restaurante mac...

As casquinhas de fundo reto não são boas... Uma vez fiz com elas e não fui feliz, o sabor deixa a desejar...

Esta massa fica parecida com pão-de-ló, uso leite morno e bato as claras em neve. Ela ficou bem amarelinha porque usei ovos caipiras. Você pode adicionar gotas de chocolate, mas por si só este bolo já tem um sabor delicioso.

Se você é fã de cupcakes, não deixe de visitar o novo blog da Valentina, o Cupcakes do Trem Bom, dedicado apenas a... cupcakes!

Cupcakes
Com substituições para intolerantes ao leite

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos
3/4 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de leite morno / leite de soja culinário, sem sabor
3 colheres (sopa) de manteiga / margarina vegetal

12 a 16 casquinhas de sorvete ou formas de muffins

Preaqueça o forno a 180 °C. Forre uma grelha com papel alumínio. Dê duas ou três voltas com a folha de alumínio na grelha, coloque-a sobre uma assadeira funda e faça furos com uma faca para conter as casquinhas, mantenha distância entre elas.

1) Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal em uma tigela.

2) Bata as claras em neve, use velocidade alta. Quando as claras estiverem no ponto, vá adicionando lentamente as gemas, o açúcar e a baunilha. Continue batendo.

3) Enquanto as claras são batidas, aqueça o leite com a manteiga, o suficiente para derreter a manteiga.

4) Abaixe a velocidade da batedeira, e comece a acrescentar os ingredientes secos que peneirou na tigela, intercalando com o leite morno.

5) Encha as casquinhas de sorvete (ou forminhas de muffins), deixando 1 cm de folga na borda. Asse por 20 a 30 minutos ou até dourar. Decore com chantilly ou cobertura de sua preferência.

41 comentários:

  1. Cris querida, as crianças devem ter realmente amado! Eu que não sou criança, tbém não sou boba e iria te pedir um monte tbém!

    Parabéns pela criatividade
    Bjos, Glau

    ResponderExcluir
  2. Cris, que delicia de cupcakes, e quanta criativide!! Vou fazer aqui em casa para a Isa quando ela trouxer amiguinhos... tenho certeza de que será um mega sucesso!!
    Beijos, querida!!

    ResponderExcluir
  3. Cris e as casquinhas não ficam queimadinhas não??? q incrivel!! adoreeei!!!

    ps. conheço algumas bolinhas....

    bjao querida!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que criativa!!! Achei super legal! Eu agora viciei nesses bolinhos!!! rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Lindinhos. Que ideia boa essa. Voce sempre criativa. Parabens!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Cris, agora você arrasou de vez. Estou criando os Bolos de Aninvesarios de Cup-Cakes. Eles são assados na forminha de papel. Um por um é colocado com Cola de CMC prato aluminizado. Com Manga de confeitar, são espetados e recheados como se fosse carolinas, estufando eles ao máximo. Depois são confeitados, só por cima como um bolo. Logo já estou postando no Bolos Priscila. Os 3 primeiros que fiz ficaram lindos! Essa da casquinha, já fico pensando o quanto é possivel estufa-los de recheios. Recheio + Bolo + Crok da Casquinha + a Cobertura. Amei muito! Cris tem um Mimo para vc no meu blogue. Boa quinta pra ti...

    ResponderExcluir
  7. Cris, que lindos esses cupcakes e quanta criatividade! Adorei a ideia! Os cupcakes além de ficarem lindos devem fazer as delícias tanto dos mais pequenos como dos maiores... rsrs

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Que otima ideia, vou fazer aqui para a proxima festinha, tenho certeza que vai ser sucesso !! beijinhos

    ResponderExcluir
  9. que linda idéia!!!!!
    E realmente prático para comer....
    parabéns!!!
    tentarei fazê-lo e te conto.
    Bj
    claudia

    ResponderExcluir
  10. "Tia", que delícia e que idéia maravilhosa. Pretendo fazer para minhas "crionças".

    Olha só, filhos da Eneida/João: Laurinha, Joãozinho e Catarina.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Você sempre inventa umas coisas tão interessantes, Cris! Esta idéia aqui vou mandar pra Jéssica.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, arrasou!!Vc coloca eles para assar em pezinho assim como?Tenho visistado seu blog diáriamente e vc sempre me surpreende!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Genial!
    Adorei essa idéia menina... com certeza vou atrás dessas casquinhas com a base retinha pra fazer essa receitinha esperta!
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  14. Cris eu estava muito curiosa, que barato essa receita amanhã vou comprar as casquinhas.

    Ficaram tão lindos!

    ResponderExcluir
  15. A ideia das casquinhas é genial... ficaram fantásticos ;)

    ResponderExcluir
  16. Que idéia legal! Nunca imaginei que casquinhas de sorvete serviriam pra isso. Adorei!

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho que tentar mais uma vez. Da última, acho que enchi muito e a massa transbordou. Ficaram uma graça.

    ResponderExcluir
  18. que idéia ;-) adorei!!! beijocas

    ResponderExcluir
  19. Cris,
    Tem um presentinho prá vc no 1001coisas. Passa por lá!!!
    Bjs
    Andréa

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que você me avisou!
    Já ia fazer errado, huahuahuahuahuahua... essas são mais fáceis de achar.
    Mas como você as deixou retinhas assim?
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  21. Oi Cris, cheguei até seu blog através da Aline, e estou encantada, quanta coisa legal e criativa!
    Vou passar sempre por aqui! Eu criei um bloguinho para mim também, ainda é um bbzinho, se vc desejar faça-me uma visita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Estou muito feliz com a repercussão desta receita de cupcakes na casquinha de sorvete... e agradeço as visitas! Agora respondendo as dúvidas:
    1) A casquinha não queima
    2) A casquinha de base reta não é boa, tem textura e sabor ruins.
    3) Não corte o fundo das casquinhas... eu as deixei apoiadas.
    4) Apoiei as casquinhas numa grelha (serve de churrasco) forrada com papel alumínio, e fiz furos no papel para posicionar as casquinhas antes de serem enchidas e a grelha se apóia numa forma/assadeira funda, conforme tentei explicar no início do modo de preparo.
    5) Asse com a grelha apoiada na forma, não tem como tirar senão caem as casquinhas, que são em forma de cone.

    Beijocas, continuo a disposição para qualquer dúvida!

    ResponderExcluir
  23. Cris super criativo!
    Ficaram um mimo!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  24. Cris que idéia!! Ficam lindos, é muito criativo e divertido! A criançada deve ter feito uma festa! rss
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Cris, parabéns pela receita. Linda, inédita e agradável. Só ainda nao consegui entender como deixá-las em pé
    bj

    ResponderExcluir
  26. Cris minha amiga, vc arrasou!! Que coisa linda. se voce amiga dos teus filhos e voce me servisse algo assim ia querer ir na sua casa sempre. amo como voce é carinhosa e mostra isso na forma como prepara as coisas de comer. sempre blows me away.

    ResponderExcluir
  27. Que coisa!!! fiquei encantada, a idéia é sensacional!!!!
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. adorei a ideia e ficaram tão giras!

    ResponderExcluir
  29. Cris:

    Que idéia genial!!!!


    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  30. Cris, adorei esta ideia! E eu a pensar que os cones se queimavam no forno =P
    Vou tomar nota que para as crianças isto é uma perdição, e para os adultos também eheh

    bjs, boa semana!

    ResponderExcluir
  31. Cris, que sensacional, naun tinha visto as casquinhas! Amei! que marca são e onde as comprou?

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Nossa Cris, que legal q funciona com esses cones tbem!
    Eu vejo muito essa receita aqui nos EUA mas eh sempre feito com aqueles cones de base reta. Como eu acho aqueles cones horriveis de comer eu me recuso a comprar um box e nunca faco os tais bolo no cone... agora q vc deu a dica vou fazer nos cones gostosos, pois sei q meu pequeno aqui vai adorar!
    Beijao!
    Ana

    ResponderExcluir
  33. Eu definitivamente estou maluca. Eu tinha certeza de que tinha comentado esse post.

    MENINA, QUE GENIAL!!! Isso é de virar a cabeça de qualquer criança! (até daquelas que já passaram dos trinta...)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Cris, como ficaram lindos! Como você disse, os cones de qualidade devem fazer toda a diferença... Aqueles de fundo chato têm gosto de isopor, não é mesmo? Mas estes devem ter ficado divinos! Eu quero um!! :o)
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  35. Cris, eu fiz!!!!!!!!!! Ficaram demais... vou postar no Dia das Crianças :-) Cobri com chocolate frosting, ficou perfeito, igual aos americanos. Vou te mandar a foto por email. E pus lá no Twipic :-) Beijos!!

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Sou de Santa CAtarina e gostria de saber onde vc compra essas casquinhas?
    Obrigada
    Att.
    Helena

    ResponderExcluir
  37. Ola Helena! Eu compro no Carrefour ou Pao de Acucar mas ja vi em outros supermercados. Espero que encontre ai. Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Cris,

    amei a sua ideia!! Cheguei nesse blog pelo google imagens!! Só tenho uma dúvida: a casquinha fica mole depois? Como fazer pra q ela não mude a testura crocante? Com qnt tempo antes vc fez pra festa do seu filho?

    Mt obrigado!!

    bjOs

    ResponderExcluir
  39. Oi Marcela! O googlé é 10 né :-) A casquinha fica sequinha... e eu geralmente faço no dia mesmo, é que é o tipo de coisa que eles querem comer rapidinho! Tem umas casquinhas à venda que são melhores que estas da foto, porque estas o sabor não é tão bom. bjs

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!