sábado, 12 de junho de 2010

Chicken Pot Pie with Biscuits - Torta de Frango Americana


Estou perto de voltar aos Estados Unidos depois de quase seis anos longe... e isto já me deixa com água na boca só de pensar que vou poder saborear novamente alguns pratos que me trazem boas lembranças. Um deles é esta torta de frango cremosa, a chicken pot pie, que minha amiga Mona fazia para me receber sempre que eu estava em visita na cidade.

A receita de chicken pot pie é simples... você precisa só de um peito de frango ou sobras de frango desfiado, seleta de legumes e a receita de biscuits, os pãezinhos rápidos que cobrem a torta.

Mesmo sendo simples este prato causa boa impressão, é nutritivo e para dias de inverno traz aquela sensação de aconchego que todos buscam nesta época. Para mim esta é uma "comfort food" que além de eu não conseguir parar de comer... aquece a alma.

Caldo de frango
1 peito de frango grande, picado em cubos, sem pele
sal, pimenta, cebola picada, alho, salsinha e cebolinha a gosto
1 colher (chá) colorau ou páprica
2 colheres (sopa) azeite ou óleo
2 xícaras de água (em média)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Legumes - medidas podem ser a olho
1/2 xícara de ervilhas congeladas
1 xícara de milho cozido
1/2 xícara de cenoura em cubos
vagem, pimentão vermelho etc. - Não use tomates.

1) Refogue o peito de frango em azeite ou óleo, com cebola picada, alho, salsinha e cebolinha picada, pimenta, sal, páprica ou colorau. Quando o frango está cozido eu desfio com um amassador de batatas porque gosto dele bem desfiado, mas pode deixar em cubos também. Depois adicione água e deixe com bastante caldo.

2) Em seguida, coloque legumes como ervilhas congeladas, cenoura em cubos e milho. Deixo cozinhando até os legumes ficarem macios. Na pressa você pode colocar uma seleta de legumes que dá um efeito bonito. Enquanto isso prepare os biscuits.

3) Engrosse o caldo com 2 colheres de sopa de farinha de trigo e transfira para um refratário sem untar até a metade.


Esta receita de biscuits pode ser usada para um simples lanche e fica deliciosa. Meus filhos acham que se parece com o pão de queijo.

Biscuits de pingar
2 xíc. farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara de manteiga ou margarina fria
2 colheres de queijo mozarela ralada (opcional)
2/3 xíc. de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

1) Misture os ingredientes secos numa tigela funda. Acrescente a manteiga ou margarina e com um amassador de batatas ou um par de facas esmigalhe a manteiga na mistura seca, até ficar em tamanho de ervilha.

2) Adicione o leite e misture levemente apenas para incorporá-lo.

3) Pingue com duas colheres sobre o recheio de frango que já está no refratário, deixando um dedo de distância entre eles. Asse em forno pré-aquecido a 200°C até dourar os biscuits e o recheio borbulhar.

Para fazer os biscuits para lanche asse-os em forma untada por 20 minutos ou até dourar.

12 comentários:

  1. Cris, que delícia voltar! Já se vão quase 10 anos desde que estive lá pela última vez...aproveite muuuuito!
    Amei essa receita, principalmente dos biscuits...queria há tempos!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Gostei tanto da receita, que pretendo fazer amanhã mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Semana passada eu fiz aqui em casa. Ficou muito boa.
    Só que para cobertura usei a sua receita de corn bread.
    Não é uma coincidência?
    Espero que faça ótima viagem e se divirta muito. Só se prepare para passar muito calor!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tbem acho Chicken Pot Pie super comfort food Cris! Adoro no inverno!
    Eu uso phyllo dough como topping, fica uma delicia tbem!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Tambem gosto muito dessa torta.
    Welcome back! Se vier aqui p/ o meu lado me avise.

    Bjs e boa viagem

    ResponderExcluir
  6. Humm... que delícia!!! Esta torta deve ser dos deuses!!

    ResponderExcluir
  7. Que receita especial Cris, adorei. Bjka.

    ResponderExcluir
  8. Cris, que torta maravilhosa! Olha que nunca imaginei um refogado com pãezinhos por cima.. Genial!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Cris, vc quase me matou de saudades e de vontade..., na minha região era feita assim mesmo. curta muito a viagem. beijo enorme.

    ResponderExcluir
  10. Cris, acabei de usar a receita de Drop Biscuits e dei uma solução ótima para uma dificuldade na minha cozinha!
    Uma delícia! Até congelei alguns sem assar para testar em outra oportunidade!
    Um beijo!
    Ah, a receita já está no Mangia!

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esta receita. Parece deliciosa, me animei vendo. E algo que meus filhos vão adorar.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!