quinta-feira, 24 de julho de 2014

Fricassé de frango na maionese



Esta é uma receita que testei pela primeira vez para receber amigos. As visitas aprovaram e a família também! O tempo passou e acrescentei ingredientes que não estavam na receita original, que vi numa propaganda da revista americana Better Homes and Gardens.

Receber amigos é sempre um privilégio para nossa família. Podemos desfrutar da presença de pessoas queridas à mesa e me encanta preparar refeições especiais. Mas pensando bem... Toda refeição é especial! É aquela hora do dia que paramos, esquecendo-nos de tudo que somos ou fazemos para cuidar do nosso corpo. É um momento com a família ou junto a colegas e amigos. Então, na hora de comer tente desligar-se de problemas, evite discussões e troca de ofensas. Eu sempre digo aos meus filhos, o corpo manda a conta depois!

A mesa pode ser simples, um balcão, um cantinho da cozinha ou mesmo estar posta como manda as regras de etiqueta. Mas ela só vai ser eficiente se proporcionar o amor no ambiente! Isto sim é servir com pompa!

Quando eu era pequena minha mãe ouvia receitas no rádio e anotava as que chamavam a atenção. A beleza estava em imaginar como ficaria aquele prato. Havia poucos programas culinários na TV. Hoje existem canais exclusivos e a internet! Podemos trazer para nossa mesa pratos de qualquer cozinha do mundo que aprendemos em sites específicos, vídeos e nossos queridos blogs que nos acrescentam um pouco da história de quem cozinha. É por isso gosto de escrever aqui não só as receitas, mas minhas impressões sobre o que cada comida representa em minha vida.

Fricassé de frango na maionese
Adaptada da Hellman's

1 kg de peito de frango (filezinho) cortado em cubos de 2 a 3 cm
1 xícara de maionese light
1 xícara de leite
1/2 xícara de queijo ralado (uso muçarela)
1/2 xícara de farinha de rosca ou pão ralado na hora
Sal e pimenta a gosto

Sugestões para incrementar o fricassê - esta etapa é opcional
Brócolis
Milho
Seleta de legumes (congelada)

1) Coloque o filé de frango picado num refratário. Junte ingredientes da sugestão, como milho ou seleta (opcional). Salpique sal e pimenta.
2) Numa tigela misture maionese, leite e queijo ralado. Coloque sobre o frango e espalhe por cima a farinha de rosca. Leve ao forno preaquecido a 200°C por 40 minutos.
 
 

2 comentários:

  1. Oi Cris,
    Adorei o jeito que você falou sobre o momento da refeição.Concordo com você sobre esse momento especial que é a refeição em família.Aqui em casa, preservamos muito esses momentos.
    Receita com história é muito melhor.Por isso gosto de vir aqui.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. hummmmm me deu água na boca! amei!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!