quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cupcakes de pão-de-ló



Pão-de-ló para mim só tem uma receita... a da minha avó. Mesmo que não tenha conhecido os cupcakes de hoje a vó Djanira me deixou uma receita que, apesar de antiga, se renova sempre. Além de fazer parte de meu banco de memórias,  quando a saudade bate, posso sacar doces momentos de quando ela preparava esse bolo... E eu ali, pertinho dela, não vendo a hora do bolo sair do forno. Lembro até da cor dele e da casquinha branca que formava em cima.

A vantagem de fazer cupcakes com esta massa é que as forminhas ficam sequinhas e sem manchas de óleo ou manteiga. E não vai leite!

Receita original neste post: Pão-de-ló - só adaptei as quantidades e adicionei fermento em pó.

Pão-de-ló da minha avó - para cupcake
Rende 24 forminhas

4 ovos -  claras separadas 
2 xícaras de farinha de trigo 
2 xícaras de açúcar 
1 xícara de água 
1 colher (chá) de fermento em pó.

Para decorar:
Cobertura de chantilly, buttercream ou creamcheese
Coco ralado
Biscoito de maisena triturado

1) Pré-aqueça o forno a 180°C.

2) Na batedeira, bata muito bem as claras em neve com uma pitada de sal. Em seguida, reduza a velocidade e junte o açúcar, as gemas, a água e a farinha, sem parar de bater até incorporar tudo. 

3) Para assar use forminhas de papel colocadas em formas para cupcake. Encha 2/3 das forminhas e leve para assar por 10 a 15 minutos ou até começar a dourar um pouco nas bordas. Retire do forno e transfira as forminhas para uma grelha para esfriar.

4) Faça a decoração: Coloque a cobertura escolhida no saco de confeiteiro e com o bico de confeitar, comece na borda a desenhar um círculo e continue subindo para completar uma espiral.

Nos cupcakes das fotos depois de cobrir todos os cupcakes eu passei alguns no biscoito triturado e outros no coco ralado. Ficam lindos.

Dicas:
  • Faça um recheio de nutella, brigadeiro, geléia, doce de leite. E o meu recheio favorito é o "curd de abacaxi", com cobertura de chantilly e passado no coco ralado, bom demais!!!
  • Para fazer o furo no cupcake para colocar o recheio: depois de assado, use um tirador de miolo para maçãs (apple corer).

2 comentários:

  1. Oi Cristina,
    Ainda hoje me lembrei de você, reparando como você anda sumida. Que bom receber notícias suas. Como vão os futuros chefinhos?
    Um grande abraço para você. Obrigada pelas receitas,
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela! Obrigada pela lembrança, eu preciso mesmo postar mais vezes, tantas fotos e receitas na lista... Os chefinhos estão cada vez maiores e arriscando na cozinha. Beijinhos

      Excluir

Agradeço a sua visita!