quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Organic Garden - Horta Orgânica

Coentro em flor

Viajar para o campo é um refrigério para a alma... quando estou lá passo a maior parte do tempo passeando pelo jardim, pelo pomar e pela horta. A outra parte fico na cozinha! No pomar, gosto de pegar uma folhinha, amassar entre os dedos e sentir o aroma de folhas de limão, laranja e lima. Na volta do pomar, entro na horta e testo o aroma das ervas medicinais e dos temperos. Vasculho canteiros novos, descubro com minha sogra de quem ela ganhou a semente, quando vai estar bom para colher e o que vamos fazer para o almoço. O adubo usado é orgânico (esterco) e a irrigação mecanizada. Tudo para facilitar a vida, mas com muita qualidade.

Confira neste endereço algumas dicas de como cultivar uma horta orgânica na varanda de seu apartamento ou em casa.

Na horta orgânica do sítio:
Almeirão roxo: menos amargo que o almeirão verde, pode ser usado cru em saladas. Não consegui mais informações sobre ele, eu prefiro este ao verde, e consigo comê-lo cru, fiz uma salada deliciosa, misturando frutas ácidas.





Azedinha: tem sabor ácido e auxilia na digestão devido ao seu alto teor de celulose, além de conter vitamina C e sais minerais. Tem formato semelhante ao da rúcula. As folhas podem ser usadas em saladas, molhos, sopas, panquecas, ovos, vinagretes e purês. O filé de salmão e molho de azedinha, uma receita de Pierre Troisgros (pai de Claude Troigros) é um clássico da gastronomia francesa e você pode comprovar neste vídeo.

Urucum: de suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado na indústrica alimentícia como corante e na culinária é conhecido como colorau. Os índios o utilizam como corante e protetor da pele.
Fato curioso: você sabia que os índios da tribo lauanuá no Acre são fornecedores exclusivos de urucum para a empresa de cosméticos francesa Estee Lauder (Aveda)?

rica do Sul, mais especific
Erva-cidreira (ou capim-limão?) e erva-doce ao fundo: duas ervas medicinais que fizeram parte da minha infância e sempre tínhamos no quintal. Para qualquer dorzinha era só tomar um chá com bolo e dormir que passava.





No pomar:

Nêsperas ou ameixa amarela! Eu que até pouco tempo atrás só conhecia ameixa seca, conhecer esta variedade em flor e depois vê-la assim carregada foi demais! Não resisti, apanhei várias e experimentei ali mesmo. Achei a casca meio áspera, a fruta é gostosa.






Limão taiti: descobri que o estado de São Paulo é seu maior produtor e exportador. Mas este sítio fica em Minas... Quando criança tentávamos fazer a Cura do Limão anualmente, que consistia em ingerir no primeiro dia, o suco de um limão e aumentar a dose até atingir 10 limões. Em seguida, iniciava-se a redução, até voltar a um limão por dia.



Lima: Quem não se lembra da novela "O meu pé de laranja lima?" Nada se compara ao sabor da lima, tirada do pé, descascada com canivete e saboreada fresquinha.

Além disso, na horta tinha salsinha, cebolinha, alface, couve, moranguinho e tomate. No pomar vi pés de laranja e manga. Mas por ora é só...

12 comentários:

  1. Que linda horta. Eu aorei o livro "o meu pé de laranja lima". Só fiquei confusa com o que disse ser ameixa eu pela foto me pareceram nêsperas. Será que tem outro nome?

    ResponderExcluir
  2. Que delícia esta horta e pomar, vc tem razão, o contato com a natureza nos faz bem demais!
    Quanto a ameixa, eu tb a conheço por nêspera, tenho tb um pezinho lá em casa, este vai ser o 1º ano que vai dar frutos, já vi as florzinhas, os frutos ainda não, não vejo a hora...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Um grande sonho meu é ter um pomar e uma horta em casa... alimentos frescos, ali, prontinhos pra serem usados e degustados...
    quem sabe um dia neh? rsrs
    bjokas

    ResponderExcluir
  4. Nossa Cris, que ar delicioso, viajei neste campo, jardim, horta, pomar e sentir o cheirinho das ervas...
    Na casa onde morei, também tinha o pé das Nêsperas ou ameixa amarela, minha avó levou as sementinhas daquí de SP e plantou lá em Recife, o sabor e o aroma dessa fruta é inexplicável!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava de ter uma pequena horta...
    Como moro num apartamento a unica coisa que eu tenho são vasos com ervas aromáticas como manjericão, salsa, e hortelã.
    Tenho ainda um limoeiro num vaso (e está carregado de limões), um abacate que também plantei num vaso e ainda tomates cherry!
    Cada um faz o que pode!

    ResponderExcluir
  6. Cris, fiquei com uma invejinha danada de vc, mas da boa! Que delícia comer frutas do pé, coisa que nunca fiz na vida! Amei as fotos e quase pude sentir o cheiro das ervas e do mato! Bjs

    ResponderExcluir
  7. laranja lima! minha favorita. faz decadas que nao como uma. hmm! beijo,

    ResponderExcluir
  8. Na casa da minha sogra, conseguimos plantar um monte de coisas: verduras, legumes, frutas, ervas, pimentas e flores ornamentais. Morando em apartamento, fica um pouco difícil fugir das ervas no vasinho...
    bjo.

    ResponderExcluir
  9. Ah,Cris, amei este post. Menina, sabe que esta falando em urucum outro dia? lembrava-me de quando o colocava no oleo johnhson que usava para me bronzear. so o usava porque dava um bronzeado lindo.depois aprendi que proteje dos raios solares.

    ResponderExcluir
  10. Cris, o cantinho da sua sogra lembrou o da minha sobra; que coincidência! Também vou mostrar porque acho a coisa mais gostosa ficar a andar na horta e no pomar, fotografar a natureza e ainda saboreá-la na sua forma mais pura.
    Deu saudades do pé de ameixa amarela muito na minha infância e do pé de pêssego que tive no meu quintal, que a gente dividia com os passarinhos, pois a gente punha saquinho em apenas uma parte para eles não irem embora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Por enquanto moro em apartamento, mas depois que comecei a escrever o blog me senti mais motivada a manter ervas aromáticas em casa, antes eu apenas achava interessante e comprava tudo desidratado. Agora consigo olhar para os vasinhos e pensar o quanto é bom e o quanto sou grata por poder sentir o cada aroma e ver cada folhinha despontando. São os detalhes do dia-a-dia que muitas vezes nos esquecemos de apreciar e agradecer ao Criador por tantas maravilhas. Sua visita é muito importante para mim! Um beijão!

    ResponderExcluir
  12. Ola!!! Moro na Italia, e coloquei umas sementes de urucum no canteiro no balcao da minha casa, e preparei uma stufa, porque estamos no outono aqui e è frio. Sao 10dias que semeei, mas ainda nada, serà que nasce? Se eu plantar em vaso e deixar na luz do sol dentro de casa?
    Se alguem souber alguma coisa agradeço muito.
    Céu

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!