Confira neste endereço algumas dicas de como cultivar uma horta orgânica na varanda de seu apartamento ou em casa.
Na horta orgânica do sítio:
Almeirão roxo: menos amargo que o almeirão verde, pode ser usado cru em saladas. Não consegui mais informações sobre ele, eu prefiro este ao verde, e consigo comê-lo cru, fiz uma salada deliciosa, misturando frutas ácidas.Azedinha: tem sabor ácido e auxilia na digestão devido ao seu alto teor de celulose, além de conter vitamina C e sais minerais. Tem formato semelhante ao da rúcula. As folhas podem ser usadas em saladas, molhos, sopas, panquecas, ovos, vinagretes e purês. O filé de salmão e molho de azedinha, uma receita de Pierre Troisgros (pai de Claude Troigros) é um clássico da gastronomia francesa e você pode comprovar neste vídeo.
Urucum: de suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado na indústrica alimentícia como corante e na culinária é conhecido como colorau. Os índios o utilizam como corante e protetor da pele.
Fato curioso: você sabia que os índios da tribo lauanuá no Acre são fornecedores exclusivos de urucum para a empresa de cosméticos francesa Estee Lauder (Aveda)?
rica do Sul, mais especific
Erva-cidreira (ou capim-limão?) e erva-doce ao fundo: duas ervas medicinais que fizeram parte da minha infância e sempre tínhamos no quintal. Para qualquer dorzinha era só tomar um chá com bolo e dormir que passava.
No pomar:
Nêsperas ou ameixa amarela! Eu que até pouco tempo atrás só conhecia ameixa seca, conhecer esta variedade em flor e depois vê-la assim carregada foi demais! Não resisti, apanhei várias e experimentei ali mesmo. Achei a casca meio áspera, a fruta é gostosa.
Limão taiti: descobri que o estado de São Paulo é seu maior produtor e exportador. Mas este sítio fica em Minas... Quando criança tentávamos fazer a Cura do Limão anualmente, que consistia em ingerir no primeiro dia, o suco de um limão e aumentar a dose até atingir 10 limões. Em seguida, iniciava-se a redução, até voltar a um limão por dia.
Lima: Quem não se lembra da novela "O meu pé de laranja lima?" Nada se compara ao sabor da lima, tirada do pé, descascada com canivete e saboreada fresquinha.
Além disso, na horta tinha salsinha, cebolinha, alface, couve, moranguinho e tomate. No pomar vi pés de laranja e manga. Mas por ora é só...
Que linda horta. Eu aorei o livro "o meu pé de laranja lima". Só fiquei confusa com o que disse ser ameixa eu pela foto me pareceram nêsperas. Será que tem outro nome?
ResponderExcluirQue delícia esta horta e pomar, vc tem razão, o contato com a natureza nos faz bem demais!
ResponderExcluirQuanto a ameixa, eu tb a conheço por nêspera, tenho tb um pezinho lá em casa, este vai ser o 1º ano que vai dar frutos, já vi as florzinhas, os frutos ainda não, não vejo a hora...
Beijinhos
Um grande sonho meu é ter um pomar e uma horta em casa... alimentos frescos, ali, prontinhos pra serem usados e degustados...
ResponderExcluirquem sabe um dia neh? rsrs
bjokas
Nossa Cris, que ar delicioso, viajei neste campo, jardim, horta, pomar e sentir o cheirinho das ervas...
ResponderExcluirNa casa onde morei, também tinha o pé das Nêsperas ou ameixa amarela, minha avó levou as sementinhas daquí de SP e plantou lá em Recife, o sabor e o aroma dessa fruta é inexplicável!
Eu gostava de ter uma pequena horta...
ResponderExcluirComo moro num apartamento a unica coisa que eu tenho são vasos com ervas aromáticas como manjericão, salsa, e hortelã.
Tenho ainda um limoeiro num vaso (e está carregado de limões), um abacate que também plantei num vaso e ainda tomates cherry!
Cada um faz o que pode!
Cris, fiquei com uma invejinha danada de vc, mas da boa! Que delícia comer frutas do pé, coisa que nunca fiz na vida! Amei as fotos e quase pude sentir o cheiro das ervas e do mato! Bjs
ResponderExcluirlaranja lima! minha favorita. faz decadas que nao como uma. hmm! beijo,
ResponderExcluirNa casa da minha sogra, conseguimos plantar um monte de coisas: verduras, legumes, frutas, ervas, pimentas e flores ornamentais. Morando em apartamento, fica um pouco difícil fugir das ervas no vasinho...
ResponderExcluirbjo.
Ah,Cris, amei este post. Menina, sabe que esta falando em urucum outro dia? lembrava-me de quando o colocava no oleo johnhson que usava para me bronzear. so o usava porque dava um bronzeado lindo.depois aprendi que proteje dos raios solares.
ResponderExcluirCris, o cantinho da sua sogra lembrou o da minha sobra; que coincidência! Também vou mostrar porque acho a coisa mais gostosa ficar a andar na horta e no pomar, fotografar a natureza e ainda saboreá-la na sua forma mais pura.
ResponderExcluirDeu saudades do pé de ameixa amarela muito na minha infância e do pé de pêssego que tive no meu quintal, que a gente dividia com os passarinhos, pois a gente punha saquinho em apenas uma parte para eles não irem embora.
Bjs
Por enquanto moro em apartamento, mas depois que comecei a escrever o blog me senti mais motivada a manter ervas aromáticas em casa, antes eu apenas achava interessante e comprava tudo desidratado. Agora consigo olhar para os vasinhos e pensar o quanto é bom e o quanto sou grata por poder sentir o cada aroma e ver cada folhinha despontando. São os detalhes do dia-a-dia que muitas vezes nos esquecemos de apreciar e agradecer ao Criador por tantas maravilhas. Sua visita é muito importante para mim! Um beijão!
ResponderExcluirOla!!! Moro na Italia, e coloquei umas sementes de urucum no canteiro no balcao da minha casa, e preparei uma stufa, porque estamos no outono aqui e è frio. Sao 10dias que semeei, mas ainda nada, serà que nasce? Se eu plantar em vaso e deixar na luz do sol dentro de casa?
ResponderExcluirSe alguem souber alguma coisa agradeço muito.
Céu