quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Rosemary-Roasted Potatoes - Batatas Assadas com Alecrim

[RoastedPotatoesTks+005edited.JPG]
Um prato fácil e rápido! Enquanto você prepara a refeição ou realiza outras tarefas, em 30 minutos estas batatas ficam prontas no forno, não é preciso cozinhar antes! Um dos acompanhamentos servidos em nosso jantar de Ação de Graças e que sempre faço aqui em casa. A lista de receitas que fizemos neste dia é longa, tenham paciência...

Ingredientes:
1 kg de batatas com casca, cortadas em cubos grandes ou em quatro partes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (sopa) de alho ralado ou amassado
1/2 colher (chá) de manjericão fresco
1/2 colher (chá) de alecrim (só use se gostar muito)
1/2 colher (chá) de salsinha desidratada
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de açafrão em pó ou cúrcuma (faz toda a diferença)
1/2 colher (chá) de páprica doce ou defumada
1/2 xícara de água (assim não precisa cozinhar antes a batata!)

1) Preaqueça o forno a 240°C.

2) Em um forma funda ou pirex, disponha as batatas cortadas. Regue-as com azeite. Junte alho, manjericão, alecrim, pimenta calabresa, açafrão, páprica, sal e água. Misture bem
.

3) Cubra a forma com papel alumínio e asse por 30 minutos. Mexa umas duas vezes para dourar por igual, teste o sal. Sirva com carnes.

21 comentários:

  1. Nossa, que delícia! Tem um grupo de batatinhas olhando para mim, pedindo para ser rosemary-roasted.

    Seu pé de alecrim está lindo (o meu está numa onda de enrolar as pontas das folhas, não sei o que fazer com ele).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. hummm que gotosa!!!
    p/ minhas batatas assadas eu faço assim: coloco-as cruas na assaeira tempero e levo ao forno descobertas, a elas ficam com crostinha gostosa por fora e macias no centro...eu adoro, acabei cheagndo nesse resultado, numa esquecida do papel...e olha deu certo!
    bjjos

    ResponderExcluir
  3. Uma receita maravilhosa...estou até sentido o cheirinho de assado com rosmaninho!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! E a foto ficou linda, com as batatas cobertas com um molhinho amarelo! Eu adoro batata assada, meu marido mais ainda! Vou fazer! :)

    Beijos *

    witchie
    http://caosnacozinha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Sempre arrasando, hein!!!
    Na foto e no papá!

    Vou colocar alecrim sim, nas minhas!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Que batatinhas maravilhosas, eu busco sempre alternativas ás batatas cozidas ou fritas.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. apetece agarrar num garfo, espetar numa batata, fechar os olhos e deliciarmo-nos com o sabor e aroma dessa maravilha. 5 estrelas

    ResponderExcluir
  8. Cris que receita simples e com aspecto sofisticado, o sabor deve ser maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que idéia ótima pra usar o alecrim do meu vasinho - ficaram tão douradas, Cris! Yummy!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris!!!
    Alecrim sim!!!!
    delicinha heim?
    beijooooo e obrigada por passar lá no coisinhas!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris!!!! Esta batata deve ser tudo de bom vou fazer este final de semana,ja amotei.
    bjs Paula

    ResponderExcluir
  12. alecrim é uma das minhas ervas prediletas! Até com chocolate eu gosto!
    bjo.

    ResponderExcluir
  13. Cris, que delícia. Eu adoro este prato,só que faz tempo que não faço. Pena que o alecrim vou ter que comprar, pois não tenho o fresco. Outra coisa. Meia hora dá? Elas ficam macias?

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Este pé de alecrim é lindo, é do sítio da minha sogra e está enorme!

    O que dá muito sabor nesta batata é o alho. O alecrim pode ser desidratado e dependendo da galera que vai comer eu decido se usarei para temperar ou para decorar apenas.

    Meia hora é suficiente para que a batata fique macia, depois de 15 a 20 minutos se gostar dela bem douradinha pode tirar o papel alumínio. Se usar batata bolinha asse por 1 hora só que esta não fica tão saborosa como as outras batatas.

    Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  15. Cris, que delícia de batatas. Os ingredientes sÃo tão bacanas.Só poderia ficar gostoso.pecado!

    ResponderExcluir
  16. Que lindo Cris,
    adorei a receita... principalmente pela mistura de batatas e alecrim, que fica fabuloso =D

    E vc querida, como está?
    bjus

    ResponderExcluir
  17. Cris ingredientes super hiper bacanas e o resultado está lindo, a cor ficou demais! Adorei!

    ResponderExcluir
  18. Adorei, com todos estes sabores ja imagino a delicia ! bjs

    ResponderExcluir
  19. Hummm, de dar água na boca! Essa batatas estão maravilhosas... Parabéns!

    Um abraço e um ótimo Natal.

    ResponderExcluir
  20. olá Cris..tô entrando aqui no seu blog..porque estava visitando um de uma amiga a a Lica(saboresdalica)e..ela falava de seu blog..fui entrando e fui amnado tudo que tô vendo..e..essa receita é tudo de bom..vou colcar você nos meus faviritos..para vir com calma e saborear a sua cozinha linda..um abraço..iliane

    ResponderExcluir
  21. Cris, preparei no domingo, aprovadíssima!!!!!
    Todos comeram, repetiram, não sobrou nadica!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!