quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Coconut macaroons - a queijadinha sem queijo...


Quando falamos de macaroons muitos já pensam nos macarons franceses, feitos com farinha de amêndoa, mas estes são americanos e feitos com coco ralado! E são fáceis, deliciosos e parecem queijadinha ou cocada assada...

A receita eu adaptei ao nosso paladar e tipo de coco industrializado. A receita original faz uma cocada mais sequinha e eu prefiro mais úmida e por isso adicionei gemas e leite. O ideal seria usar o coco fresco e ralado na hora só que eu não tinha.


A receita é da minha "quase" mãe americana. E digo quase porque eu não morei na casa desta família quando fiz intercâmbio do AFS em 1987... Mas ficamos tão amigos que até hoje trocamos presentes de Natal, fotos de todos os momentos em família e nos falamos pelo messenger toda semana.

Xícara medidora: 240 ml

Coconut Macaroons - cocada assada
200 g de coco ralado
1 xícara de açúcar (originalmente só 1/2 xícara)
3 ovos inteiros (originalmente só as claras)
1 pitada de sal
1/4 de xícara de leite (opcional, não tem na receita original, pode ser leite de cabra)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Forno: 180º C

1) Numa tigela misture o açúcar e o coco ralado. Junte ovos sem bater, baunilha, sal e leite. Misture bem.

2) Coloque a massa em forminhas de papel nr. 2 ou despeje colheradas em uma forma coberta com papel manteiga e asse por 20 a 22 minutos no forno pré-aquecido a 180º C ou até dourarem nas bordas. Se preferir, cubra com calda de chocolate quando assadas.

  • Quando assar em papel manteiga, ao retirar do forno, coloque o papel com as cocadas sobre um pano umedecido e cubra com outro pano umedecido para soltarem do papel.

21 comentários:

  1. Ficou realmente parecendo uma deliciosa queijadinha.Aqui perto de casa tem uma feirinha que vende coco ralado na hora. O que você acha? vou fazer com certeza! :))

    ResponderExcluir
  2. Adoro tudo que é feito com coco. Ainda bem que foi do industrializado porque é o único que se encontra por aqui :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou parecendo uma queijadinha mesmo Cris!
    Quando eu fiz aqui usei so as claras mesmo, mas demorei a achar o coco ralado q nao eh adocado e da primeira vez q fiz com os acucarados daqui (q eu odeio) ficou terrivelmente doce... eu nao sou fa de doce muito doce, hehe! Mas queijadinha tem q ser ne?!
    Esta uma graca seu doce!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Cris, vc ñ existe!!! Pepino rendado, tacos, bolo de banana feito em panela elétrica(dentro de uma lata), jamais teria tanta criatividade.
    Mas, o bom mesmo deve ser comer todas essas gostosuras!!!

    ResponderExcluir
  5. Esses dias fiz a queijadinha mesmo, original, mas vou fazer essa sua receita, parece-me excelente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cris, ficaram lindas, parece uma queijadinha mesmo. Gostei muito da receita vou experimentar.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  7. Delicia, parece quijadinha meesmo!
    Eu já tinha visto uma receita e até um post sobre a diferença dos Macarons franceses e dos Macaroons ingleses, quem eram como biscoitos redondos de coco, e agora esses, americanos, parecidos com os ingleses, mas parecidos com queijadinha tb! Td o mesmo nome e td delícia!rs

    ResponderExcluir
  8. o meu paladar é mais para os de coco, preciso fazer urgente, amei. bjs

    ResponderExcluir
  9. Amo tudo que vai coco, e esses ficaram lindos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. estao uma delicia
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. Hum...Cris...delicinha de receita!!! Coco é super saboroso ,e deixa um crocante especial ao paladar.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Parece uma queijadinha mesmo. Ficou muito lindinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cris,

    essa receita está demais! humm...me deu saudade dos nossos papos culinários...bjão! Flávia

    ResponderExcluir
  14. Delícia Cris! Sabe que eu não gosto de queijadinha justamente por causa do gostinho azedo do queijo?! Essa parece minha solução!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Estou divulgando meu novo blog
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
    Se puder da uma passada lá!

    Atenciosamente
    Tati

    ResponderExcluir
  16. nossa adorei seu blog fiquei com agua na boca!! vou seguir vc bjxxx

    ResponderExcluir
  17. Poderíamos chamar de "cocadinha", né?
    Vou passar a receita pro pessoal da pastisserie, ou seja, a Dé!
    Abs.

    ResponderExcluir
  18. Marido é mais fã de coco, eu não curto muito amiga, mas como sabe hehe
    Passa no Manga hoje, passa
    bjss

    ResponderExcluir
  19. Acabei de conhecer seu blog, simplesmente amei e já estou te seguindo.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  20. Que delicia Cristina,
    bj saudades.

    Priscila

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!