quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Easy White Bread - Pão rústico








Já perdi as contas de quantas vezes fiz este pão e já sei a receita de cor! Uma versão simplificada de um pão muito famoso que eu costumava fazer, o No Knead Bread que exigia quase 20 horas de descanso da massa.
Este pão você prepara numa tarde e faz bonito no jantar sem muito esforço... Aprendi a receita com uma amiga de muitos anos, que continua virtual, a querida Akemi, do blog Pecado da Gula. Uma de minhas primeiras amigas de blog, começamos quase juntas em 2006 quando ela ainda morava no Japão. E estamos firmes até hoje!

Eu não gosto muito de sujar as mãos, então um dia fiz umas alterações no procedimento que deram certo... e por isso aqui está um pouco diferente da receita no blog da Akemi.

Pão rústico
Do blog: Pecado da Gula - lá tem o passo a passo
Originalmente daqui: BBC

400g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento biológico seco para pão
1 colher (chá) de sal
350 ml de água morna
Óleo ou azeite para untar

1) Numa vasilha, coloque a farinha, o fermento e o sal. Junte água morna até formar uma massa esponjosa e grudenta. Cubra com pano de prato e deixe descansar 10 minutos.

2) Na tigela: espalhe um pouco de óleo ou azeite sobre a massa e trabalhe uns 10 segundos com uma colher (ou as mãos). Cubra e deixe descansar mais 10 minutos. Repita este processo mais duas vezes. Depois deixe fermentar 45 minutos.

3) Polvilhe a mesa com farinha de trigo e despeje a massa. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa também e abra em formato ovalado. Em seguida, enrole bem apertado como um rocambole. Coloque o filão sobre uma assadeira untada e enfarinhada com a emenda por baixo (senão abre quando cresce). Cubra com pano e deixe crescer mais 45 minutos.
4) Pré-aqueça o forno a 200˚C. Peneire um pouco de farinha (ou fubá) sobre a massa e faça talhos na superfície com uma faca levemente molhada (ou tesoura, acho mais fácil).

5) Leve para assar por cerca de 40 a 45 minutos ou até ficar bem dourado.

Servido com pesto de manjericão - receita AQUI.



22 comentários:

  1. Oi, Cris! Estava doida de curiosidade para ver o seu pão desde que vc comentou da primeira vez que o fez! Está lindo e adorei sua dica de misturar a massa com a colher! Realmente dá muita aflição pegar na massa super pegajosa! rss
    Obrigada pelo carinho nesses anos todos!
    Bjss e uma ótima sexta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akemi, agora nosso problema de sujar a mesa com o óleo e pegar na massa já está resolvido, pode fazer com a colher na própria tigela que dá certinho! Obrigada mesmo por compartilhar tantas coisas boas! Beijos

      Excluir
  2. Oi Cris que saudades! Meninas estava lendo sua postagem e várias coisas me vieram a cabeça: Um pão de quase 20 horas de preparo é demais pra eu tentar fazer, rs;
    A Akemi sempre tem boas receitas;
    E um blog em 2006 são poucos que duram isso tudo, eu voltei ao meu recentemente e observei que quase todos da minha época estão abandonados;
    Este teu pão com pesto de fez deseja-lo mais que tudo agora aqui em minha casa!
    Beijos, saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani querida, saudades! Experimente a receita e depois me conte. Que bom vê-la por aqui!!! Beijos

      Excluir
  3. Ficou com um aspecto óptimo.
    Quentinho, com manteiga... Hmmmm que tentação...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belinha, só de ler seu comentário já fiquei com vontade de fazer mais desse pão... com manteiga é muito bom! Bjo

      Excluir
  4. Também não gosto muito de sujar as mãos, esse miolo ficou super apetecível :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ameixinha! Estou descobrindo este ponto em comum com várias pessoas... achei que eu fosse a única! Bjo

      Excluir
  5. QUe pão , Cris! E é do jeito que gosto: simples assim.
    Duas pessoas especiais que sempre nos presenteiam com receitas especiais:
    Você e a Akemi!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia! É a sua cara, simples assim :-) bjo

      Excluir
  6. Olá

    Adoro fazer pão e adorei o teu vou levar a receita.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, amizades duradouras são maravilhosas.Preciosidades que mesmo virtuais devemos conservar.Parabéns pela amizade e pelo pão que deve ficar ótimo.Anotadissimo.Beijos querida e um final de semana maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia! Disse tudo em seu comentário... beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  8. Cris, que bonito ficou esse pão! Ele parece ter a casca bem crocante, é difícil conseguir esse resultado em casa. Ai, 20 horas de descanso? Ainda bem que você e Akemi simplificaram as coisas, rs. Vou ver se aproveito os dias de calor para fazê-lo, são mais descansos que minha paciência permite, mas vai valer a pena :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri! Sabe que mesmo com os descansos é divertido fazer este pão! E o resultado compensa! Ah use uma forma baixa se fizer, forma alta não funciona... :-) Beijos!

      Excluir
  9. Bom dia, Cris! Mais uma vez, muito obrigada por compartilhar suas maravilhosas receitas e dicas. E peco mais uma: qual eh o seu processador? Eu tenho um Master, daqueles antigos, que ja esta quase se aposentando! E me parece que os de hj sao tao fraquinhos... qual vc me sugeriria (nacional ou nao)? Obrigada e bjs, Ana Christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu tenho um master também, que tem 18 anos... e ainda funciona bem. Realmente, se fosse para comprar hoje não saberia muito o que fazer... você está pensando em trocar, tente um importado desta vez... Beijos

      Excluir
  10. GOSTARIA DE TER SUAS RECEITAS PUBLICADAS NO PORTAL GIRO REGIONAL? Então mande a receita com fotos e seu nome ou nome do blog para: juliana@giroregional.com.br - Portal da minha filha Juliana que agora esta morando em Salto, SP. Faça uma visitinha (www.giroregional.com.br).
    Bjs
    Neyma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neyma, obrigada querida, enviei um e-mail para a sua filha.

      Excluir
  11. Oi Cris! Em primeiro, amo tuas receitas!! Olha queria te dizer que fiz i pão, mas acho que a massa ficou meio pesada e um pouco fechada. O pão por fora ficou bem bonito. O clima estava um pouco frio, será que influenciou na fermentação? No processo de descanso de 10 minutos repete a colocação de azeite em todas as vezes? Bjuuuu e obrigada

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!