quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Cozinhando com crianças - Scrambled Eggs - Os ovos mexidos de nosso filho de 8 anos


Cozinhando em família... muitas de nossas lembranças de infância incluem refeições à mesa, o prato favorito de cada membro da família, aquele prato especial que a mãe fazia para alguém que não gostava de não sei o quê, aquela leitoa de final de ano, o peru de Natal, o bolo preferido, a bolachinha de nata... e mesmo quando ficamos mais velhos, quem nunca pediu nada para a mãe num jantar de domingo? Pensando nisso, tentamos incentivar nossos filhos a dar aquela mãozinha na cozinha, com pequenas tarefas, como tirar a mesa, ajudar com algumas receitinhas do agrado deles, mesmo que seja só para mexer a colher ou ler a receita. E não vou mentir, é muito mais fácil cozinhar sozinha, só que a recompensa a curto e longo prazo é clara (ou gema?). Dentre muitos benefícios, eu percebi que implicitamente agregamos valores ao caráter deles e enumerei alguns itens:
1. A TV é desligada durante esse tempo que estamos juntos - sem a distração, a conversa e a interação fluem.
2. Eles aprendem a compartilhar - decidimos juntos o que iremos cozinhar.
3. Oportunidade de escolha - no supermercado permitimos que escolham alguns ingredientes que irão compor o cardápio da semana.
4. Recebem noções de matemática aplicada à vida, como comparar preços - o que é mais barato, uma refeição feita em casa, de restaurante ou congelada?
5. Sentem-se encorajados a experimentar comidas saudáveis.
6. Sentem-se úteis ao contribuir com a família.
7. Apreciam o tempo em família - quanto maior a quantidade de tempo, maior a qualidade do relacionamento que cultivamos com eles.
8. Esperam a vez - são servidos só depois que a mesa está posta e todos sentados.
9. Dão graças - estabelecem um hábito e criam intimidade com Deus.
10. Conversam - assuntos que são de seu interesse, não é hora de brigar ou falar de lição de casa.

Hora da receita...

Scrambled Eggs - Ovos mexidos

Segredinhos: - coloque o sal e a pimenta só no prato, na hora de servir - use fogo baixo

Rendimento - 5 porções (aumente sempre um ovo para o número total de pessoas)

6 ovos
6 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de margarina

sal a gosto
pimenta do reino

1) Numa tigela, bata os ovos e o leite.
2) Aqueça uma frigideira em fogo baixo, derreta um pouco a margarina e despeje a mistura
de ovos, não mexa imediatamente, espere uns segundos até assentar, comece a mexer lentamente até cozinhar, mas ainda estar cremoso.
3) Sirva. No prato acrescente o sal a gosto e pimenta do reino.

Um bom acompanhamento é o suco de laranja. Nosso pequeno chef prepara-nos (com supervisão), sempre que possível, aos sábados de manhã.


3 comentários:

  1. Não sei se eu já disse, Cris, mas o meu filho também adoro ovos mexidos!
    Aliás, ele adora ovos de qualquer jeito... Eu só queria que ele tivesse a mesma disposição que os seus para provar coisas novas!

    ResponderExcluir
  2. Cris, tava dando uma olhada geral no seu blog. E entrei nesta postagem antiga que nem tinha visto, pois só quando comecei meu blog é que olhava as mais atuais.
    Adorei o que você falou sobre as crianças ajudarem. As minhas também adoram fazer seus ovinhos mexidos, e fazem no capricho! E eu também, mesmo cansada tenho paciência com elas na cozinha, pois os frutos já estão sendo colhidos.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Cris,
    Só consegui ler esse post hoje (desculpe o atraso..rs). Mas degustei cada palavra e trouxe para a realidade do meu lar, ainda que seja apenas com uma filha. Temos hábitos parecidos e creio que isso só acrescenta.
    Lindo, lindo esse post, viu?!
    Beijinhos pra vc!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!