quinta-feira, 24 de maio de 2007

Chicken and Dumplings - Frango com "Dumplings"


Esta é uma receita que conheci nos Estados Unidos e consiste em quadradinhos de massa acrescentados ao frango ensopado, como se fossem nhoque. Pesquisei várias receitas e achei que a Elise tinha a melhor, ela modela a massa em círculos, mas eu prefiro em quadrados. Um restaurante country que serve este prato é o Cracker Barrel.

Para o caldo do frango:
1) Escolha 1 frango inteiro e divida em 8 partes ou use as partes preferidas do frango (peito em cubos vai bem); tempere com alho, sal, pimenta, bastante alho, uma cebola picada e páprica doce.

2) Refogue o frango até dourar, retire o excesso de gordura, acrescente água e cozinhe com bastante caldo. Se preferir, adicione seleta de legumes frescos.

3) Enquanto o frango cozinha faça os dumplings.

4) Quando o frango estiver macio, retire o frango para desossar, acrescente as massinhas dos dumplings, deixando cozinhar em fogo brando por 20 minutos. A farinha que vem com a massa engrossa o caldo. Se optou por desossar o frango,  junte-o novamente e cozinhe mais uns 5 minutos sem mexer muito para o frango não desmanchar e sirva com arroz, legumes cozidos ou purê de batatas.

Para a massa dos dumplings:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de leite
1 colher (chá) de ervas finas, salsinha picada ou orégano - opcional

Misture todos os ingredientes levemente, não sove e deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte em quadrados de aproximadamente 2,5 cm com uma carretilha de pastel. Acrescente ao caldo do frango e deixe cozinhar por 20 minutos.

 

 

12 comentários:

  1. Cris quentinho, nesse friozinho?! Aí é pra matar. :) Adoro vir aqui, pois além de fotos lindas, sempre aprendo algo novo.

    ResponderExcluir
  2. Cris, já tinha lido muito por alto sobre dumplings mas não achei que parecesse tão gostoso! :)

    ResponderExcluir
  3. Deve ser deliciosa esta receita, Cris!

    Sorry, tenho passado pouco por aqui pois suas receitas me dão água na boca e eu estou fazendo regime para perder alguns quilos! Assim... fica difícil olhar tanta coisa gostosa, Cris! Apenas uma sugestão, você tem algo bem light para postar? Eu adoraria! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Puxa Cris, essa é novidade para mim. Deve ser deliciosa pois amo comida molhadinha.

    ResponderExcluir
  5. Relembra um pouco as sopas de vantans chinesas. Esse prato deixou-me com água na boca. :-)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Cris pelo retorno! Fui visitar Saladas e já anotei muitas de suas deliciosas receitas! Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cris, este prato é perfeito para uma noite fria com um copo de vinho. E essa massinha deve ser deliciosa, nunca experimentei, nem sabia o que era dumplings. Por isso que eu gosto do seu blog, a gente aprende muita coisa. Por acaso parece um ravioli sem recheio?
    Bjs
    Cláudia B.

    ResponderExcluir
  8. Menina, lembrei agora de IOWA. Chicken soup e dumlings é a cara do povo de lá.

    ResponderExcluir
  9. Tenho ouvido falar que o tempo ai esa bem friozinho. Otimo para este tipo de prato,ne?!/ amo dumplings em sopas.Acho tao conforting. Adoro estes teus cortadores Cris.

    ResponderExcluir
  10. Amigas, eu leio todos os comentários com muito carinho, ultimamente as longas horas de trabalho não têm me permitido comentar uma a uma. Os wan tans são um tipo de dumpling também e os gyozas. Ficam todos uma delícia! Um beijão a todas!

    ResponderExcluir
  11. Cris, nunca tinha ouvido falar mas parece ótimo, acho que dá pra usar em qualquer tipo de sopa/ensopado, não? Bj.

    ResponderExcluir
  12. Estou ensaiando pra fazer esse Chicken'n'Dumplings faz tempo... quem sabe essa semana? Aí testo sua receita! Beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!