terça-feira, 29 de maio de 2007

Shrimp and Fish Stew - Peixe ao Molho de Camarão

Logo que nos casamos fomos de carro até Porto Seguro, era uma pick-up com moto de trilha na caçamba. Parávamos em alguns pontos, que na época estavam começando a ser turísticos, e explorávamos de moto as praias de difícil acesso. Uma das paradas foi Prado, na Bahia, de lá fomos para Cumuruxatiba com um guia muito engraçado. Almoçamos no restaurante de um paulista simpático que nos preparou o melhor peixe ao molho de camarão que já comemos até hoje. Na volta tentamos repetir a receita, e continuamos tentando até hoje, não só esta, mas muitas outras que conhecemos em vários restaurantes. Tornou-se um hábito divertido, uma viagem de volta aos sabores dos lugares que conhecemos e que fazem parte de nossa história.

Peixe ao molho de camarão
- 1 kg de filés de peixe de sua preferência (ou postas - usei filés de cação)
- 1/2 kg de camarões limpos e temperados com gengibre, sal e alho
- 3 tomates sem pele e sementes, picados
- 1 pimentão em cubos
- 1 cebola picada
- salsinha, cebolinha ou coentro
- tempero baiano
- alho
- limão
- azeite (pode ser de dendê)

1) Tempere o filé de peixe com sal, pimenta, alho, limão e tempero baiano (usei o Old Bay que ganhei da Fezoca)

2) Em uma caçarola, refogue no azeite a cebola até ficar transparente, acrescente alho, pimentão e tomates.

3) Adicione o peixe, deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Por último, junte os camarões e cozinhe por cerca de 3 minutos ou até ficarem rosados. Sirva com arroz ou purê de batatas.

Caso prefira, grelhe os filés antes, reserve numa travessa, faça o molho de camarão separadamente e acrescente sobre o peixe.

1. Esse prato lindo deve saber tão bem por uma noite fresquinha... :-)

2. Cris, é muito gostoso como a comida nos leva de volta ao passado, não? E lembrar da lua-de-mel é mesmo muito bom.
    Esse prato parece delicioso!

3. Cris, este é o meu peixe favorito.
    Se eu soubesse poderia ter ido jantar na sua cada ontem.

bjos

Cláudia B.

4. Cris que delícia de viagem e de receita! Eu também já fui a Porto Seguro mas tenho que dizer que não de carro. :(

5. Delicioso Cris, o temperinho dos camarões deve fazer toda a diferença.

6. Eu tenho essa mania de programar viagens em torno de comida e assim quando lembro com saudade da comida é que vem a lembrança do lugar. Adoro peixe com camarão.

7. que maravilha de peixe este ! peixe com camarao é muito bom mesmo. bjs

8. Cris, que delícia!!! Humm! Ótimas memórias de viagens com comidas...que gostoso!
    Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

9. Cris,
    Também fui com meu, hoje marido na época namorado, de carro pra Porto. Lá compramos essas caçarolas pra fazer muqueca, de barro. Sei que antes de usá-las, tenho que fazer um processo de queima, mas não sei bem como. Você saberia me informar? Queria estrear a panela com seu peixe ;)
    Bj.
    Ana Cristina

10. Este prato tem uma pinta ótima. molho de camarão com peixe. E a história é tao querida.Já publiquei.

11. Elvira, Patrícia, Claudia, Eliana, Claudia A., Agdah, Bia, Verena, Ana Cristina e Valentina: viagem com comida tem tudo a ver, não acham? Pois cada canto tem seu sabor, e cada sabor que a lembrança traz em outras épocas nos levam de volta a lugares especiais.

Ana Cristina, eu uso panela de ferro e curo da seguinte forma: besunto com óleo dentro e fora e levo ao forno por meia hora, de cabeça para baixo, sobre um alumínio, esta dica foi da Cinara e funciona muito bem. Para a panela de barro eu acredito que o processo seja o mesmo, só que pelo que li, você deixa a panela de molho por uns 15 minutos em água morna para sair o cheiro e lava bem com água e sabão, só então ela é levada ao fogo besuntada com óleo para curar. Outras pessoas besuntam com óleo, enchem de água e levam ao forno quente até a água ferver. Este processo pode ser repetido algumas vezes para que a cura fique perfeita e você use a panela por muito tempo. Ela só não é resistente a quedas e choque térmico. Não tenho seu contato (blog ou e-mail), mas qualquer dúvida me chame! Bjs!

12. Apaixonei-me por este prato só de ouvir sua história! Que lua-de-mel mais romântica e cheia de aventuras! Obrigada por dividir conosco estes tesouros!

13. O meu blog é quase todo de receitas de peixe. A minha próxima receita será esta. Gostei imenso.