Esta é uma comidinha do dia-a-dia aqui em casa que escolhi para a Akemi. Nós comíamos no happy hour de um hotel onde morávamos, e sempre me lembro da Maddy, a doce senhora que preparava as refeições da tarde.
A "shepherd's pie" ou "torta de pastor" é uma torta típica inglesa, feita com carne de cordeiro. Nos Estados Unidos ela geralmente é feita com carne de vaca moída e legumes e também é chamada de "cottage pie." Eu sempre comi assim, com carne em cubos. Dei a ela o nome de torta campestre, pois conta a história que era feita por camponeses ou pastores de ovelhas.
O preparo é simples, basta fazer uma carne de panela com legumes, colocar no pirex, cobrir com purê de batatas e queijo. Leve para gratinar e está pronto!
Torta campestre
1 kg de músculo picado em cubos de 2 x 2 cm
Cebola, alho, sal e cheiro-verde a gosto
2 xícaras de legumes em cubos (batata, cenoura, ervilha, milho)
2 colheres de farinha para engrossar o caldo (opcional)
1 xícara de flores de brócolis cru (para assar)
Purê de batatas (feito com 1 kg de batatas)
Queijo mussarela para gratinar
1) Eu douro o músculo com um pouco de óleo de canola. Adiciono alho, cebola, cheiro verde, um pouco de sal e frito um pouquinho. Acrescento água e deixo cozinhar por 30 a 40 minutos na panela de pressão, abro e acrescento os legumes, tampo a panela e quando ela pega pressão novamente conto 5 minutos e desligo.
2) Enquanto isto, preparo um purê de batatas com leite, manteiga, sal e orégano.
3) Quando termino de preparar o purê, abro a panela de pressão, acrescento 2 colheres de farinha para engrossar um pouco o caldo, mexo bem, acrescento o brócolis cru, transfiro para um pirex, adiciono o purê de batatas e o queijo por cima. Levo para gratinar no forno. Sirvo com arroz. Este prato para mim já é uma refeição.
Cris, este prato é um show, ao mesmo tempo tão comum como uma carne de panela e um purê, mas esta montagem colocando o queijo é fica realmente especial. Estou pensando seriamente em fazer amanhã no almoço.
ResponderExcluirBeijos
Cláudia
=^.^=
Arrasou! Vou experimentar com toda a certeza!
ResponderExcluirQue delícia, Cris! Purê de batata tá entre minhas comidinhas prediletas. Às vezes fazemos aqui em casa com frango cozido. Quero experimentar! :)
ResponderExcluirAssim como a Carla, eu sempre preparo esta torta com pedaços de peito de frango. Acho que com músculo deve ficar mais saborosa. Beijo.
ResponderExcluirAqui em casa costumo fazer com carne moída e queijo ralado. Na próxima vou fazer com mussarela. Bjs. ;o)
ResponderExcluirah de casa é com carne moida bem temperadinha e entre duas camadas de pure, mas essa sua torta esta com um aspecto incrivel...linda mesmo! bjos
ResponderExcluirEu adoro sheperd's pie. vou ter que usar carne de soja pois o marido está em fase vegetariana.
ResponderExcluirEm Portugal chamamos de empadão, já por várias vezes que vou para experimentar este clássico mas ainda não o fiz.
ResponderExcluirAcho que com a tua receita vai ser desta lol
Cris mas que belo prato você preparou para o "Comidinha do dia-a-dia"!!! Além da foto estar maravilhosa com as rosas ao fundo, nem duvido sobre o sabor desta torta: deliciosa! Vou fazer neste final de semana! Obrigada, querida, por participar! Beijos!
ResponderExcluirCris, há um tempão estou querendo fazer shepherd's pie aqui em casa pro João - não conhecia esta versão com legumes, gostei bem mais!
ResponderExcluirDelicioso Cris! Excelente para variar o nosso tão tradicional empadão em que o recheio leva a carne picada. Adorei!
ResponderExcluirai, que delícia! comfort food na melhor acepção da palavra...
ResponderExcluirHum, que delícia nesse friozinho que tá fazendo..... pro cardápio da semana que vem! Beijos...
ResponderExcluirCris, e isso mesmo. A shepperd e com carneiro e a cottage e com carne de gado.Tao pratico,nao?!/E delicioso.
ResponderExcluirAmbas sao bem consumidas por aqui. O cordeiro ingles e muito saboroso. comia raramente quand vivia no Brasil.
Cris, assim como a Geórgia, aqui em casa fazemos com carne moída, bem mais simples, e normalmente para utilizar as sobras...
ResponderExcluirBeijos!
Esta de dar agua na boca mesmo Cris!
ResponderExcluirShepherd's Pie eh pure comfort food, eh gostoso, ne! Tbem, o q nao fica bom com pures de batatas, ne?! hehehe!!
Ana
Estive ausente... passei o feriado com meus pais, mas voltei agora morrendo de vontade de ler os comentários. De vez em quando eu faço com carne moída e molho... as variações são muitas, mas esta assim é a que mais lembra a original que comia enquanto morava fora. Espero que gostem, é uma comida de dia-a-dia, para crianças e adultos. Agradeço as visitas, já não sei mais viver sem a amizade e o carinho de todas. Beijos!
ResponderExcluirParece-me que deve ser muito boa!Pelo menos está com um aspecto delicioso!
ResponderExcluirEpa!! Eu tinha postado aqui e sumiu!! :(
ResponderExcluirVai de novo hehe
Eu adorei esta dica!! Adoro purê de batatas e vou explorar bem os legumes... talvez faça com carne moída...
que delicia ! e so o colorido ja abre o apetite ! bjs
ResponderExcluirAcredite Cris, fiquei com água na boca! Delícia! Vou fazer! Beijos!
ResponderExcluirEu também adorei pois sou completamente fã deste tipo de receitas. Não costumo misturar arroz com puré, pelo que vou só fazer este prato com uma salada.
ResponderExcluirAdorei Cris!
Mas que blog fantástico!!!!!
Estou fazendo pro almoço :-)
ResponderExcluirOi, Cris! Quando vi essa torta pela primeira vez, não resisti! Fiz o mais rápido que pude e, sinceramente, ficou Deliciosa! Coisas tão simples e que satisfazem nos satisfazem tanto! Só modifiquei a quantidade de carne, coloquei apenas 1/2 kilo, achei que foi o suficiente, e troquei a ervilha por vagem. Da vagem não gostei muito não, rsrs
ResponderExcluirA propósito, a sua ficou muito mais bonita!
bjos