Madeleines
120 g de manteiga derretida e fria (usei 1 tablete de 100 g)
3 ovos grandes
3/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de suco de laranja fresco
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Para decorar:
Chocolate meio amargo derretido
Chocolate branco derretidoAçúcar de confeiteiro
1. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar por 5 minutos ou até triplicar de volume. Desligue a batedeira e acrescente as raspas de laranja.
2. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento em pó e o sal. Alternadamente, acrescente esta mistura e a manteiga derretida aos ovos batidos, mexendo com uma espátula ou colher após cada adição.
3. Cubra e refrigere por 45 minutos.
4. Pré-aqueça o forno a 190° C. Unte e enfarinhe as formas de madeleines. Com uma colher de sopa, encha as conchas da forma. Asse por 10 a 12 minutos, ou até dourar as extremidades.
5. Retire as formas do forno, destaque as madeleines e coloque-as para esfriar em uma grade.
6. Polvilhe chocolate em pó, açúcar granulado ou derreta chocolate e mergulhe a ponta delas, retire o excesso e volte para a grade para secar.
Rende 24 madeleines.
Esta receita saiu da cozinha de Diana.
Dicas:
- Substitua o suco e as raspas de laranja por limão.
- Acrescente 3 colheres (sopa) de chocolate em pó à massa e saboreie madeleines de chocolate!- Na primeira fornada me esqueci de deixar a massa descansando na geladeira e mesmo assim saíram divinas!
Cris, those are the cutest (and I'm sure muito gostosas) Madeleines I've ever seen!
ResponderExcluirCheers from Boston!
Ficaram lindas, Cris! :-)
ResponderExcluirCris, descobri agora mesmo seu maravilhoso blog. Acho que vou ser sua visita assídua pois não consigo deixar de babar com as suas receitas.
ResponderExcluirReceba de Portugal um beijinho para si e para os meninos.
Maravilhosas, perfeitas e deliciosas!!
ResponderExcluirVou hoje às compras e espero encontrar formar para madeleines!
bjs
Cris, menina, você é prendada mesmo - ficaram absolutamente lindas!
ResponderExcluirAdorei a coberturinha de chocolate, que brilho que deu a elas, não?
E a foto do pequeno... Dá vontade de morder e apertar igualzinho faço com a Jéssica (mesmo ela já estando maior que eu). ;)
que graça Cris as madeleines e o filhão...um fofo...
ResponderExcluiradorei a receita bem facil e o tenho certeza q as crianças lembrarão do perfume da laranja dessas belezuras...bom eu lembro dos deliciosos bolos q minha mãe fazia todo sabado a tarde...sempre sem receita e como ficavam fofinhos, altos...ah essas lembranças ficam guardadas pra sempre! beijos
As madeleines ficaram lindas, Cris!! Vi que fez um ótimo uso das forminhas!! ;)
ResponderExcluirE quem é essa belezinha aí na foto? Seu filhinho? Muito fofo!!
Bjos
Cris, adorei a idéia de mergulhar as madeleines no chocolate derretido! Ficaram lindas! E que fofuxo esse lindinho da foto! Parabéns pela produção, amiga! ;-)
ResponderExcluirVocê está de volta!!!!! E arrasando como sempre... tá na hora de vc organizar um chá para as amigas não acha? ahahaha...beijão
ResponderExcluirCris, obrigada pelo mail e pelos comentários ao meu blog. Este teu blog está já nos meus favoritos!
ResponderExcluirBeijinhos.
Posso dizer que em comun devemos ter muitas coisas...a começar pelo nome!
ResponderExcluirDeve ser por isso que me delicio tanto com este blog tão saboroso!
Posso até sentir cherinho destas madeleines...Essas receitinhas da vovó me fazem mesmo voltar à infãncia.
Obrigada por alegrar o meu dia!
PS: por acaso tem alguma receita do cheesecake original?
Beijos
Cris
Cris que fotos mais lindas!! Eu amei!! E ficaram demais as madeleines!
ResponderExcluirArrasou amiga, faz tempo que eu estou esperando vc aparecer. Este chá com as amigas que Camila sujeriu, já vou me convidando,viu?
ResponderExcluirAdorei a madeleines, tão misteriosas, um suspense danado! E estão maravilhosas, as duas. Que saudades que deu do Dani. Ele é fofo demais da conta, assim como os outros.
Tô com saudades.
Bjs
Suas madeleines parecem deliciosas. Vendo a foto deste gatinho feliz tenho certeza que seus filhos terão boas lebranças da infância. bjo, Nina.
ResponderExcluirCom essa carinha de príncipe sapeca faria o par ideal com minha princesa "pisqüilinha"...
ResponderExcluirLindas, lindas, lindas, Cris!!! E esse chocolate na ponta deve ter dado um toque todo especial... ;o) Bjs!
ResponderExcluirCris parabéns pelas lindas Madeleines e pelo filho lindo!Você falou em recordações da infância e eu lembrei da minha vozinha preparando lanches deliciosos para os netos...ai como é bom lembrar!
ResponderExcluirHoje não vou conseguir responder a todos os comentários individualmente, já respondi alguns por e-mail ou visitando os blogs. Ana Cristina, vou fazer um cheesecake e postar, ok! Beijos a todas e um bom final de semana!
ResponderExcluirCris, que lindas ficaram! Amei a foto do filhote!!!! Parabéns!
ResponderExcluirPS: estive na 25 de março outro dia e vi as formas de madeleines...não comprei. Ontem fui novamente e não achei mais...ainda volto lá para comprá-las.
Beijos e ótimo final de semana!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Cris, estou literalmente com água na boca! Uma verdadeira tentação! Obrigada por tão bem feito e bonito post!
ResponderExcluirCris querida, que lindas madalenas amiga. E que bom que as fizestes. A ideia de mergulhalas no chocolate e barbara. O teu texto e algo que merece comentario pois ficou lindo de ler, e me emocionou. Ja o teu pequetito..que crianca linda Cris!!
ResponderExcluirMeu Deus, que coisa boa!!Adoro madalenas!
ResponderExcluirbom fim de semana
Hum, essa onda chique e deliciosa de madeleines está me atiçando o estômago...
ResponderExcluirE esse fofucho liiindo com essa cara de "isso aqui tá uma delícia" é que mata de vez!!!!
Lindos, ambos!
Beijos.
ficaram uma maravilha suas madeleines e com este chocolate entao.....Adorei teu texto, nossos filhos tem sorte mesmo de poder ter na memoria mais tarde estes momentos doces ! bjs
ResponderExcluirAgradeço de coração as visitas e os elogios, o fofucho gosta mesmo de comer uns bolinhos! Beijos a todas!
ResponderExcluirTambém quero uma forminha dessas. Ficam ~tão lindas que eu quase sinto o cheiro!
ResponderExcluirComo sempre, Cris, tudo que você faz fica chiquérrimo!!! Beijo!
ResponderExcluirEstao lindas e perfeitas Cris, me deu uma vontade enoooorme!!! Estou namorando uma forma de madeleines ha tempos ja, logo preciso comprar e fazer aqui em casa tbem!!
ResponderExcluirBeijos!
Ana
Querida,
ResponderExcluirDesculpe chamá-la assim, mas depois que andei lendo seu blog, só mesmo essa palavra para defini-la.
O motivo de estar escrevendo é que li que vc comprou as formas das madeleines no Ebay. Pergunto a você, faz sempre compra no Ebay? Acha que vale a pena? Já teve algum problema? Queria saber, pois gostaria de comprar as mesmas forminhas para preparar tão delicada delícia.
Obrigada.
Andrea
Olá Andrea! Que prazer tê-la na minha cozinha! Eu comprei só uma vez no e-bay e quem fez o pedido foi a Cinara, e não teve problemas, no Brasil dependendo do frete escolhido leva 2 meses para chegar, e outras pessoas compram muito pelo e-bay, olhe a referência da loja e os comentários de pessoas que já compraram no próprio e-bay. Se você mora em São Paulo, na Rua 25 de março encontrará as formas de madeleine! Um beijo!
ResponderExcluirMuito obrigada pela dica!
ResponderExcluirQuando comprar as formas e fizer sua receita, avisarei.
Obrigada novamente.
Andrea
Olá Cris. Hoje à tarde eu estava procurando por receitas de bolos e acabei me deparei com essa sua de madeleines. Eu adoro madeleines!!! Mas só as comia quando passava pelo Pão de Açucar e comprava as que são vendidas lá... Agora não mais! Testei sua receita hoje e fiquei apaixonado. Elas sairam perfeitas (apesar de eu nao ter a forma própria para assá-las - usei formas de empadinha mesmo). Amanhã, se der tempo, vou até a 25 de março pra ver se acho a forma certa. Andei dando uma olhada no seu blog e achei muito bom. Já adicionei aos meus favoritos. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirAbraços,
Mario
Ola Cris!!!!
ResponderExcluirNossa suas Madeleine ficaram ótimas, e muito mais que essas gostosuras foram as palavras e a maneira com que vc descreveu o prazer que é cozinhar para a família, para os nossos filhos, que coisa mais linda o que vc escreveu cheguei a me emocionar, pq acho que não existe nada mais prazeroso que nossas memórias da infâmia, quando sentimos aquele cheirinho que nos lembra a comida da mamãe ou da vovó, isso realmente não tem preço, e vc soube captar tudo isso e expressar com palavras tão belas.
Não vejo à hora de ter meus pimpolhos para fazer para eles as guloseimas deliciosas que aprendo nos livros, na tv e agora nesses Blogs maravilhosos que tenho a oportunidade de visitar.
Oi. Estou escrevendo aqui enquanto as minhas madeleines estão assando. Acho que não está dando certo, já que eu usei forminhas de mini empadas (as de concha são mesmo impossiveis de achar), e a massa transbordou horrores. Já tem uns 15 minutos e a cor não mudou.
ResponderExcluirMas tudo bem, é a segunda receita que eu já fiz na vida... não achei que fosse dar certo logo de cara. Mas as suas ficaram lindas!!! Vou continuar tentando!
Obrigda pela inspiração
ps. a próxima aventura será um suflé de chocolate...