segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Presentes caseiros - Laranja cristalizada

[CascaLaranja+032+(Small).jpg]
Nesta época do ano a lista de presentes para amigos e parentes começa a tomar forma em meu caderno de anotações. E para não fugir à tradição, quero fazer alguns quitutes para dar de lembrança no Natal. Quando a Laila publicou uma receita de laranja cristalizada, e logo em seguida a Marizé, eu tirei do baú uma receita que ganhei depois de uma tarde que passei na casa de uma amiga, a Nádia Nair, mãos de fada dos bolos confeitados. Neste dia, ela serviu estas tirinhas de laranja decorando o pires, e achei o maior charme. Generosamente, ela me passou a receita e este post é em homenagem à nossa amizade.

Laranja cristalizada
A proporção é 1:2 (laranja:açúcar)

1 medida de cascas de laranja (ou limão vermelho)
2 medidas de açúcar

1) Lave bem as laranjas, seque e corte em 4 pedaços. Separe a casca da polpa. Não é necessário retirar a parte branca. Fatie a casca finamente.

2) Escalde as cascas em água fervente por 30 segundos. Enxague e deixe de molho em água fria por uma noite ou por 8 horas no mínimo.

3) Escorra a água, transfira as cascas para uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até cristalizar. Espere esfriar e embale em saquinhos ou coloque em recipientes fechados.




E você? Tem alguma dica de presente caseiro que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário ou escreva um post a respeito!

E falando em amigos... A querida Verena do Mangia che te fa bene nomeou este blog com um prêmio de boas maneiras! E para retribuir... eu gostaria de convidar a todos para visitar seu Segredos de Alice, que tem mil e uma sugestões de presentes feitos com muito amor!

42 comentários:

  1. Oi! No meu blog postei um pão de mel dourado que é perfeito para o Natal, dá uma olhadinha lá!!!!
    Gostei muito da idéia destas laranjinhas!!!!
    Abraços,
    Paula Amanda

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Cris, agora temos duas receitas de laranja cristalizada! é um ótimo mimo, e esta receita da nossa amiga Nair, sabemos que é divina.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. estas tirinhas de laranja cristalizada realmente são muito fáceis de fazer e são sucesso garantido com toda a certeza.
    obrigado por ter partilhado este segredo conosco.

    ResponderExcluir
  4. Ola Cris

    Esta receita vem mesmo a calhar pois este ano tenho umas quantas prendas que tenho que dar e nao tinha a minima ideia do que. Mas preciso da sua ajuda e desde peco desculpa pela minha ignorancia no assunto. 1o - Eu moro em Inglaterra (dai eu nao por acentos nem cedilhas nas palavras visto o teclado nao ter)e nunca ca vi acucar cristal, posso usar acucar normal (granulado)? E quando e que sei que as cascas ja estao cristalizadas? E as cascas nao podem ter a parte branca, nao e?
    Muito obrigada desde ja pela sua ajuda.
    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderExcluir
  5. Adorei a idéia de fazer essas tirinhas e dar de presente! Imagine, em um vidrinho lindo, todo mimosinho, rsrs
    muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Além de serem deliciosas, é um carinho fazer e presentear, adoro!

    Parabéns pelas tirinhas cristalizadas, e pelo prêmio, merecido!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  7. Cris eu também acho essas casquinhas um luxo!! Que fotos lindas! E as suas com certeza tem um sabor especial. :)

    ResponderExcluir
  8. Cris:

    Esse é o que eu chamo de "presente-tudo-de-bom"! Quem não gosta de ganhar um presente assim? Ótima idéia e chique também, né? Mas eu adorei o bulinho onde vc colocou as casquinhas. Um luxo!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Aprendiz de cozinheira! Eu atualizei o post - não é necessário retirar a parte branca da laranja, e o açúcar é o granulado mesmo. As cascas estarão no ponto quando você perceber que o açúcar grudou na casca e elas estiverem com esta aparência da foto. Se preferir, quando as casquinhas esfriarem, passe-as açúcar, para que a camada cristalizada fique maior. Espero ter ajudado.

    Beijos a todas que estão deixando seus recadinhos aqui!

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei de experimentar e ADOREI! Obrigada por ter compartilhado, Cris!

    ResponderExcluir
  11. mais que merecido esse premio querida!!!
    adorei saber como sua amiga faz, vou tentar a sua maneira, me parece mais simples...legal!!
    e bom lembrar delas pra presentear, quem sabe uma pontinha mergulhada em chocolate, agrega charme extra!
    boa pedida pro natal, são caixinhas com bolacinhas variadas, gosto daquelas caixinahs de kraft, ai ponho em saquinhos de celofane uns 3 ou 4 tipos de bolachas, e uns saquinhos de chá, acho um presente bem interessante! vou pensar em outras dicas e conto! bjos

    ResponderExcluir
  12. Tanta meiguice só poderia vir de vc, amiga! Que delicadeza de presente! Obrigada por dividir conosco a receita e parabéns pelo prêmio! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Cris linda obrigada por tudo és uma grande amiga mereces todos os prémios do mundo adorei tudo.um beijo Natércia...

    ResponderExcluir
  14. Ola Cris!!!!

    Você é única!!!! (você entende o que eu quero dizer)
    Obrigado pela ajuda mais uma vez... vou fazer de certeza para oferecer.

    Beijos
    Linda

    ResponderExcluir
  15. Ola novamente Cris
    Muito obrigada pela ajuda. Mal posso esperar para fazer as casquinhas. Acho que ainda hoje mesmo vou sair para comprar as laranjas. :-)).
    Beijinhos.
    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderExcluir
  16. Que idéia maravilhosa, Cris - quem não ficaria feliz da vida em receber um mimo tão lindo assim?

    ResponderExcluir
  17. Cris, só de ler o título já me deu água na boca! Já anotei e vou fazer! Quando eu era criança, minha avó fazia sempre, mas eu nunca tive a receita. Adorei!

    ResponderExcluir
  18. Voltei para passar o link do blog da Escola de Gastronomia, que minha filha montou com uma amiga, em Avaré. É a primeira escola do gênero na região. Está muito bem montada e a programação é bem variada. Dê uma olhada:
    ESPAÇO GOURMET.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Cris,
    Amei tua idéia!! E que lindas as fotos e seu capricho como sempre!:]
    beijinhos pra vc!!

    ResponderExcluir
  20. Aqui há laranjas que são cristalizadas e depois cobertas com chocolate preto ou de leite, meu maridão adora, vamos ver se consigo dar o ponto ao chocolate, não ficam tão bonitas como a da suas fotos, por isso faço metade simples, 1/4 com chocolate preto e 1/4 com chocolate ao leite, vamos ver como fica, depois conto.
    Parabéns pelas ideias.

    ResponderExcluir
  21. Outro dia, vi no programa de Martha Stewart e achei um charme. Super chique. Vou experimentar sua receita no Natal.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a ideia, deliciosos e lindos!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua receita e vou fazê-la com certeza. Para oferecer aos amigos, compro panetones de chocolate (do próprio supermercado, que são mais baratos, e que tem me surpreendido pela qualidade, talvez por serem mais frescos e terem menos conservantes que as marcas mais conceituadas), recheio-os com um bom brigadeiro, recoloco a tampa e cubro com uma camadinha de chocolate meio amargo para selar a tampa. Coloco num saco plástico transparente e fecho o saco com um lacinho ou enfeitinho natalino.
    Aqueles bolinhos tipo inglês com frutas secas e/ou passas e afins também agrada muito. Parabéns pelo blog muito lindo e obrigada por compartilhar conosco suas belas receitas. abraço grande
    mc

    ResponderExcluir
  24. MC adorei suas dicas, fiquei imaginando como devem ficar saborosos estes panetones! Bjs!

    ResponderExcluir
  25. A milharina aqui em Portugal recebe o nome de: carôlo de milho-(sêmola), vende-se no Continente ou no Carrefour. A verdade é que os quadradinhos de fubá/milharina ficam tipo pudim. Acho que o melhor que eu faço é ir dormir.

    ResponderExcluir
  26. Oi Cris, que idéia fantastática, uma delicadeza só.Tenho quase certeza que vou aderir,e penso que com uma das pontas coberta com chocolate vai ficar com um visual finéssimo!! E em breve vou estar postando uma mistura master que dela saem várias tortas, e fazendo-as em tamanho menor, forma de bolo ingles ou redonda de uns 15 ou 18 cm, ficarão legais.O produto final tem características natalinas , e bem embaladas vão ficar charmosas para presentear pessoas queridas em epócas especiais.

    ResponderExcluir
  27. Em tempo. Não poderia deixar parabenizá-la pelo premio, que de minha parte foi muito bem colocado.Já há algum tempo venho apreciado seu blog e quero confessar foi uns dos que me inspiraram a entra r nesse universo dos blogs culinários. Parabéns querida, que o Senhor Jesus continue a derramar sobre a sua vida" A benção que enriquece e não acrescenta dores" Provérbios 10:22.

    ResponderExcluir
  28. Já ando a pensar nas minhas prendinhas caseiras!!!
    Acho que este ano não vão passar pela comida... Mas o ano passado foram dcompotas, marmelada e biscoitos, tudo feito por mim!

    ResponderExcluir
  29. Olá,Cris. Eu de novo, estou de volta, pois vim copiar a receita da laranjinha e agora que eu vi o seu prêmio tão meigo que ganhou. Prêmio merecido e muito bem escolhido! Lembra quando vc estava aqui em casa um dia e eu falei que o seu blog era... (então se eu pudesse eu te dava esse prêmio).

    bjs, amiga

    ResponderExcluir
  30. oi, estou passando para te convidar e quem mais que quiser para conhecer o CIA das Agulhas, um fórum de artesanato. Entre e se cadastre, é GRÁTIS!

    www.ciadasagulhas.net

    ResponderExcluir
  31. Achei uma ternura,além que deve ser delicioso!!!!!!BEIJINHOS DOCES

    ResponderExcluir
  32. Oi Cris!!
    Gostei muito da sua visita no Blog do Espaço Gourmet! Obrigada pelo comentário!
    Achei o seu blog lindo!!! Vou tentar fazer a laranja cristalizada!! Deve ficar uma delícia! Além de lindo para presentear!!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  33. Em breve postarei mais presentes caseiros, fiquei empolgada com a resposta que este post teve, agradeço os comentários carinhosos. Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Cris adorei a receita, mas uma coisinha, a laranja não fica amarga devido a casca branca, vi que você não tira.
    Beijos e adorei este post sobre presentes caseiros.

    ResponderExcluir
  35. Querida Cris, esta é realmente uma excelente idéia para presentear os entes queridos no Natal e também já a tinha anotada para fazer, no entanto esta vossa receita parece-menos complicada e bem saborosa pelo que a outra já vai ser substituída :). E se calhar ainda mergulho algumas tirinhas em chocolate negro.
    Beijinhos e obrigada do fundo do coração pelos comentários carinhosos lá no Chef, já tinha muuuuiiitas saudades! :)

    ResponderExcluir
  36. Oi, Cris!
    sou mineiríssima sim!!!! aaah amo tanto Minas!! tenho o maior orgulho de ser daqui :) seu marido e sua mãe são de onde?

    adorei a idéia de presentinho, é uma demonstração de carinho imensa dar essa delícia tão delicada a alguém!!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  37. então Cris, sou da Zona da Mata, moro em Juiz de Fora! e estou seeeeempre pelas bandas do sul de Minas!! minha família por parte de pai é toda de lá e meu namorado também, só que agora ele mora cá comigo!! me fala o nome da cidade, quem sabe eu conheço? :D
    beijocas!!

    ResponderExcluir
  38. eu adoro estas tirinhas de laranja com cafe, mas nunca fiz ! E realmente uma otima sugestao de presente ! bjs

    ResponderExcluir
  39. óh! Cris... há que tempos que não venho aqui ao seu blogue mas é sem dúvida um momento único, sempre que aqui entro!
    Adorei esta idéia e concordo plenamente coma Verena!
    Parabéns e mil beijinhos.

    ResponderExcluir
  40. Olá Cris! Ficou linda essas laranjinha cristalizadas, hemmm...E a receita é super prática, obrigada! Bjos.Rô.

    ResponderExcluir
  41. Este award 'e well deserved.bjocas

    ResponderExcluir
  42. Cris, além de fazer as cascas de laranja cristalizadas (ficaram incríveis...e o cheiro...huuum) eu venho acompanhando seu blog e sou apaixonada por tudo que vc posta aqui. Resolvi me arriscar e postar algumas coisinhas minhas tb...se quiser, seja bem vinda...adicionei seu blog aos meus favoritos...no meu blog.

    Abraços.

    Flavia.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!