Creme de mandioca
Eu digo mandioca mas tem gente que diz macaxeira ou aipim. Estava na dúvida de qual receita postar para o Rei da Colher, que neste evento elegeu a macaxeira como rainha. E segui o lema: na dúvida acelere, então fiz duas receitas! A base dos caldos é praticamente a mesma, na primeira a harissa, uma pimenta tunisiana que ganhei da Fabrícia dá um toque especial ao creme. Se você gosta de pimentas, vale a pena experimentar a harissa, que já se encontra disponível no mercado nacional, geralmente em lojas gourmet ou empórios de importados.
A segunda receita é um bobó de camarão simplificado, coisa de paulista que gosta de comida nordestina.
Eu geralmente cozinho a mandioca previamente apenas com água por cerca de 20 minutos na panela de pressão, verifico se estão cozidas ou se precisam de mais tempo. Retiro o fio central e descarto. Guardo a mandioca cozida na geladeira em recipiente de vidro e quando executo a receita não perco tempo descascando e cozinhando a mandioca.
Creme de mandioca
1,5 kg de mandioca cozida sem sal
3 litros de água
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
50 g de bacon picado e frito
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de azeite e 1 de óleo
1/2 colher (chá) de pimenta harissa, ou outra de sua preferência
2 xícaras de agrião picado, com os talos (ou couve)
1) Frite no azeite e óleo a cebola e o alho. Acrescente a mandioca cozida e amassada com um amassador de batatas ou acrescente água e bata com o mixer na própria panela. Junte o sal e a harissa. Deixe ferver até engrossar. Teste o sal.
2) Enquanto ferve o caldo, frite o bacon na própria gordura dele. Quando o caldo engrossar, adicione o bacon e o agrião picado. Abafe um pouco. Sirva quente.
Estas duas receitas podem ser preparadas na panela crockpot (panela elétrica de cozimento lento).
Para o bobó de camarão eu faço apenas algumas alterações ao creme de mandioca. Eu tentei imitar um prato tradicional do nordeste e ficou muito bom, não encontrei o camarão seco que muitas pessoas usam e também não segui uma receita específica...
Para fazer bobó com caldo de camarão:
Se comprar camarão com casca, limpe o camarão e afervente as cabeças e as cascas com a água recomendada na receita. Coe, despreze as cascas, e use o caldo de camarão para fazer o bobó.
Bobó de camarão
- 1,5 a 2 kg de mandioca cozida
- 3 litros de água ou caldo de camarão
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picado
- 5 colheres azeite dendê
- 5 colheres de azeite
- 2 tomates picados
- louro ou coentro a gosto
- 1 kg de camarão rosa limpo, temperado com sal e pimenta
- 1 pimentão verde ou vermelho
- 1 vidro de leite de coco (200 ml)
1) Bata primeiro no liquidificador a mandioca com a água (ou caldo de camarão) e reserve.
2) Refogue no azeite alho, cebola, tomates e pimentão, quando estiverem macios acrescente o camarão e cozinhe por 2 a 3 minutos apenas. Acrescente a mandioca batida, o azeite de dendê, o leite de coco e o coentro ou louro. Apure levemente e sirva com arroz branco.
Linda participacao Cris.
ResponderExcluirbeijinhos
Cris minha linda que maravilha gostei muito um bjo Natércia...
ResponderExcluirTá difícil escolher qual é a mais gostosa... Na dúvida, vou ter que comer váárias porções até me decidir, hehehe!
ResponderExcluirBeijinhos
Cris:
ResponderExcluirA cidade é Arandú, próxima de Avaré. É uma cidade bem pequena, mas deliciosa! Até brincamos que tudo o que precisamos é só comprar na farmácia porque lá, além de remédios, tem sorvete, chinelos, doces, ... Coisas de cidade pequena, né!?
E que bobó é esse, menina?! Maravilha!
Bjs,
Cris
Cris assim você me mata .... a mandioca que temos disponivel por aqui não lembra nadica de nada a do Brasil...ai que saudades.
ResponderExcluirBjs.
Como boa nordestina que sou adoro tudo isso. Sua escolha foi sensacional. O camarão seco foi novidade, mas deve ter ficado bem saboroso. Bjs.
ResponderExcluirCris, é tão bom conhecer a cultura dos outros países. Estou desejosa de provar o famoso bobó de camarão mas este tem um ingrediente que não suporto: coco... Espero que o meu gosto mude depressa.
ResponderExcluirbjs
Cris nunca comi mandioca...mas a Cris explica tão bem como a cozer.Que se calhar vou-me aventurar a fazer este creme de mandioca.Beijinhos
ResponderExcluirCris, adorei as tuas contribuições.Deliciosas. Adoro harissa e a idéia de colocá-la no creme é muito boa.Obrigada pela participação.
ResponderExcluirtambém com essas participações fica dificil escolher!! bjos
ResponderExcluirCris,
ResponderExcluirEste creme de mandioca e o bobó de camarão está uma loucra! Abraços.
Adorei este creme, ficou uma delícia!
ResponderExcluirFiz uma sopinha de mandioca para aproveitar o restinho da mandioca após fazer o pão de mandioca, mas a madioca aqui não é como a do Brasil... :(
Ótimas contribuições, super caprichadas!
Bjs :)
Cris, essa sopa me encheu de lembranças...
ResponderExcluirMinha mãe fazia uma sopa de mandioca deliciosa... mas com pedacinhos de lombo de porco fritos, nossa, uma delícia!!!
Eu tinha me esquecido dela... acho que vou prepará-la em breve... :)
Amiga tem coisas que as palavras não dão conta de expressar, assim é quando entro aqui e vejo sua comida lindamente servida! Nota mil pra sua participação!
ResponderExcluirEste creme de mandioca é o que há de mais comfort food. A mandioca tão macia e tão bem temperadinha. Nota 10. A harissa é uma delícia, ainda tenho um pouquinho e vai muito bem em qualquer sopa creme.
ResponderExcluirO bobó nunca fiz, mas hei de fazer.
Cris, a vó do L. era baiana e entendia de camarão seco pra valer. O meu sogro compra camarão fresco e faz em casa!
bjs
Bobó de camarão é o que há de melhor nessa vida! Minha mãe faz um sem igual! Vou postar lá no Trivial Básico qualquer dia desses... Mas o seu me parece divino!
ResponderExcluir